Saturday, April 30, 2005

Vale a pena ver isto.

Talvez esteja errada mas...

... não era o Bagão Félix que tanto defendia a cobrança das dívidas dos clubes? Então como é que isto acontece?

Nem tudo o que vem da China é necessariamente mau...

Thursday, April 28, 2005

«Odeia os responsáveis pelo atentado?»

Resposta de Yitzhak Eisenman, quando Henrique Cymerman lhe pergunta se odeia os responsáveis pelo atentado suicida em Jerusalém Oriental, no qual perdeu uma filha e a sogra:
«Mas o ódio de nada vale. Temos de dar uma resposta aos que amam a morte. Temos uma resposta, que é a resposta do povo judeu aos árabes: amar a vida. Nós amamos a vida e isso dá-nos força suficiente para seguir em frente, apesar da dor, de uma dor imensa.»
Henrique Cymerman, Entrevistas no Centro do Mundo
«medir-vos pela vossa mais pequena acção é calcular a força do oceano pela fragilidade da sua espuma.»

Khalil Gibran, O Profeta

Conversas de estação de comboio

Mariana* - Eu às sextas tenho uma hora de almoço maior, das 13h20 às 14h50, por isso vou logo, logo a correr para o Dolce Vita. Quem me dera estudar no Dona Maria. Assim, podia ir todos os intervalos para o Dolce Vita.
Sofia* - Mas porquê?
Mariana - Porquê??
Sofia - Sim: porquê?
Mariana - Atão... porque é fixe...

*Nomes fictícios.
«A democracia é a mais suave das formas de ditadura.»
Arnaldo Matos, Público, 28-04-2005

É este o espírito...

Wednesday, April 27, 2005

Insucesso Escolar

Hoje, um dos principais temas debatidos no jornal Publico foi o porquê da elevada taxa de insucesso escolar em Portugal. Há pouco, estava a ver na 2 uma entrevista no Por Outro Lado com o artista plástico Xana (Alexandre Barata), em que este afirmava que, depois de tirar o curso de Belas Artes, não teve outra solução a não ser ir dar aulas, mas que isso tinha sido um frete, que nem sequer tinha jeito, nem vocação.
Hoje em dia, dada a dificuldade de se arranjar emprego, este é um fenómeno muito evidente no mundo dos recém licenciados. Com professores não satisfeitos, como é que se exige motivação e empenho dos alunos?

«eu quero. e tu?»

hoje tive o meu primeiro encontro com o profeta de gibran. pressinto que será o primeiro de muitos. até ao fim.

The Incredible Mr. Bush


Hoje descobri que as fantásticas palavras do Sr. Bush já foram suficientes para escrever um livro*.






*Nota: um livro cómico.

Monday, April 25, 2005

Finalmente a Anacom revolta-se...

Apartir de 19 de Maio podemos finalmente ter uma velocidade decente (512 kbps é a actual, mas não é decente) graças às regras da Anacom, que finalmente decide puxar as mangas da camisola e por o pessoal da Telepac e da Tvcabo a trabalhar, obrigando-os a quadriplicar a velocidade dos seus serviços. Espero agora, que quadripliquem - isto obviamente é um exagero, mas pelo menos duplicar - também o limite mensal para downloads, se não pode vir-se a tornar complicado controlar o nosso consumo.

Zeca Afonso - Grândola, vila morena

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade
Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade

Sorria!Um carneiro pode estar a olhar para si

«Atormentado por um cacarejar exasperante e um andar grotesco, o frango, com ou sem cabeça, é considerado um dos seres mais estúpidos do mundo. Erradamente: este animal é bastante esperto, revelam estudos recentes. A humilde galinha pode fazer habilidades que deixariam orgulhoso qualquer dono de um cão. É a conclusão de um dos muitos estudos apresentados em finais de Março, em Londres, no maior congresso jamais organizado sobre inteligência animal. Os resultados são formais. Alguns animais, que se pensavam serem completamente estúpidos, sentem emoções geralmente associadas ao homem, como ciúme, humor e dor. Alguns até são capazes de urdir projectos maquiavélicos.
Po exemplo, os carneiros, cujo instinto gregário é frequentemente ridicularizado, são muito bons fisionomistas. Podem lembrar-se de pelo menos dez pessoas e de outros 50 carneiros durante nada menos do que dois anos. Os investigadores do Babraham Institute, em Cambridge, também descobriram que os carneiros são sensíveis às expressões faciais e que, como os seres humanos, preferem sorrisos às carantonhas.
Outros estudos vêm confirmar a ideia de que os carneiros se parecem mais connosco do que pensávamos. Certos testes demonstraram nomeadamente que suspiram pelos seus parceiros ausentes. Para os especialistas, estas conclusões abalam seriamente a ideia de que estes animais não têm «consciência de si próprios», e podem ter consequências importantes nas práticas de produção animal.
Os porcos, por sua vez, parecem ter um quociente intelectual muito superior à inteligência que normalmente se atribui a um animal de cativeiro. Investigadores da Universidade de Bristol descobriram que estes animais são bons fingidores e não hesitam em enganar os seus congéneres para poderem comer mais.
Em matéria de alimentanção, os frangos, por sua vez, são modelos de auto-controlo: podem renunciar a uma gratificação imediata, se pensarem poder obter mais tarde uma porção maior. Estas aves têm, além disso, uma maior consciência do espaço do que as crianças de tenra idade. Os testes demonstraram, nomeadamente, que conseguem aprender a abrir portas e a orientar-se num labirinto, com uma rapidez que se pensava reservada aos cães e aos cavalos. Ginger, a galinha que em Chicken Run abre as portas da liberdade às suas parceiras, talvez não esteja tão longe da realidade como os seus criadores imaginavam.
Os resultados que podem comover mais as associações de protecção dos animais são os que demonstram que os frangos são sensíveis à dor. Em experiências realizadas, os frangos que sofriam de um mal-estar ou de um ferimento qualquer optavam sempre pelos alimentos aos quais tinha sido adicionada morfina. Os frangos de boa saúde escolhiam os alimentos sem analgésico.
Os cientistas e delegados dos governos de 43 países, que vieram discutir a forma como a sociedade deve tratar os animais, aprenderam, entre outras coisas, que os ratos selvagens fabricam os seus próprios painéis indicadores, utilizando pequenos ramos e pedras para assinalar os locais onde a comida abunda e utilizam atalhos para voltar ao seu buraco. O papagaio mostrou-se à altura da sua reputação: um papagaio cinzento assimilou mil palavras e aprendeu a comunicar com uma facilidade que envergonharia certos adultos. Os papagaios parecem ter uma inteligência comparável à de uma criança com cinco anos.
»

Por: Mark Townsend, The Observer, Londres
Fonte: Courrier Internacional - versão portuguesa, nº3

Foi há 30 anos...

... que 91,7% dos eleitores inscritos se mobilizaram para ir votar nas eleições para a Assembleia Constituinte.

«Nunca se tinha visto nada assim. Às primeiras horas da manhã, incontáveis multidões aglomeravam-se em ordeira fila indiana junto às assembleias de voto. Portugal despertava literalmente para a democracia naquele dia 25 de Abril de 1975 - cumprem-se hoje 30 anos. Foi uma jornada de euforia e esperança, culminando a promessa libertadora da Revolução dos Cravos, celebrada um ano antes.»

Foi há 31 anos...


Fonte: Fundação Mário Soares

Sunday, April 24, 2005

«Não estou de acordo com as suas ideias, mas estou disposto a dar a minha vida pelo seu direito a expressá-las.»

Voltaire

E estamos sempre a aprender...

Quem diria que a objectividade jornalística, em Portugal, surgiu a par com o sensacionalismo?

«Prevenção da obesidade»

«Série Especial - "Aqui posto de comando do movimento das forças armadas"»

- Dignificar as instituições

- Eleições livres

Verdadeiras razões que levaram à greve dos funcionários da RTP

Entre outros motivos de extrema importância, os Funcionários da RTP decidem manter a Greve Geral dos dias 18, 19 e 20 porque:

- o nosso material informático também deita fumo branco e não "HabemusPapam". "Habemus" sim computadores velhos comó raio...
- só temos férias um mês por ano.
- nos directos do Telejornal, por causa das orelhas do José Rodrigues dos Santos, ninguém consegue ver que nós continuamos a trabalhar.
- trabalhamos muito e é-nos quase impossível ter relações sexuais com colegas de trabalho no horário de expediente.
- os da SIC ganham mais que nós.
- o nariz do Júlio Isidro já não cabe no formato 16:9.
- os da TVi ganham mais que nós.
- a Catarina Furtado já não tem idade para ser a "namoradinha de Portugal".
- o Marcelo Rebelo de Sousa ganha mais que nós.
- queremos a Manuela Moura Guedes a apresentar o 'Jornal Nacional' directamente da Sibéria, porque em Queluz, com aquela bocarra, a apresentadora provoca enormes anti-ciclones que afectam toda a nossa rede de emissores a sul do Tejo.
- o Salazar já morreu.
- a TVi detém os direitos de transmissão da SuperLiga.
- o Bill Gates ganha mais que nós.
- também queremos emitir o anúncio "envia uma sms para o 4646 e recebe no teu telemóvel o PEIDO RAP".
- queremos o Gabriel Alves como presidente da RTP.
- raptámos os elementos dos 'Malucos do Riso nas Arábias', mas ninguém pagou o resgate.
- queremos a Simara para apresentar um novo 'Um Contra Todos' - o objectivo é que os 50 concorrentes perfaçam o peso da apresentadora.

Por estes e por outros motivos não mencionados, os três sindicatos representativos dos trabalhadores (Sindicato dos Jornalistas, o Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual) continuarão a dar "incentivos" a quem faça greve.

Cumprimentos,
Funcionário da RTP

Vaticano & Casamentos homossexuais

«O Vaticano instou os notários cristãos a invocar objecção de consciência para recusar a realização de matrimónios homossexuais, em reacção à legalização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Espanha.
O prefeito do Conselho para a Família, o cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, lançou hoje este apelo nas páginas do diário italiano "Corriere della Sera".
Na opinião do cardeal, a lei espanhola aprovada ontem resulta de "uma estranha ideia da modernidade" e é uma imposição "injusta" aos funcionários cristãos que tenham essa responsabilidade. "Por isso, a Igreja apela com urgência aos empregados municipais encarregados de celebrar tais bodas que se refugiem na objecção de consciência, mesmo se por isso perderem o seu emprego", diz.
O cardeal colombiano apela a todos os cristãos - e em particular aos funcionários dos registos civis investidos do poder de celebrar casamentos - que se recusem a oficializar a união entre homossexuais como parte do seu "dever de fiéis", e frisa: "Não é facultativo. Todos os cristãos devem estar dispostos a pagar o preço mais elevado, inclusive a perda do emprego".
»

Abu Ghraib

Por este caminho, pouco falta para os americanos chegarem à conclusão de que os iraquianos é que se auto-torturaram e se auto-abusaram e que tudo isto (incluindo as fotografias divulgadas) não passa de um esquema para difamar os EUA.

Friday, April 22, 2005

Queima das Fitas 2005

Já está completo o cartaz da Queima das Fitas de Coimbra 2005, as noites universitárias mais loucas e longas de Portugal.

Sexta-feira, 6 de Maio
Palco Principal: Pluto, Mao, Eagle-Eye Cherry.
Palco 2 (RUC): 5ª Punkada, d3ö, The Parkinsons.

Sábado, 7 de Maio
Palco Principal: Blind Zero, Faithfull, Milton Nascimento.
Palco 2 (RUC): Festival de Publicidade Publi Fordoc 2004, Supra Heat Surrenders, Bunnyranch.

Domingo, 8 de Maio
Palco Principal: Pete Tha Zouk, Vasco Fortes, David Alvarado.
Palco 2 (RUC): Curtas-metragens dos Caminhos do Cinema Português, Nuno Prata, Supernada.

Segunda, 9 de Maio
Palco Principal: Squeeze Theeze Pleeze, Blister, Alanis Morissette.
Palco 2 (RUC): Curtas-metragens dos Caminhos do Cinema Português, Boitezuleika, Rags Time.

Terça, 10 de Maio
Palco Principal: Meidin, Claúdia Isabel, Quim Barreiros.
Palco 2 (RUC): Festival de Publicidade Publi Fordoc 2005, António Olaio & João Taborda, 1-Uik Project.

Quarta, 11 de Maio
Palco Principal: Blasted Mechanism, Micro Audio Waves, Da Weasel.
Palco 2 (RUC): Curtas-metragens dos Caminhos do Cinema Português, Dead Combo, Danae.

Quinta, 12 de Maio
Palco Principal: Cake, Ashfield, Clã.
Palco 2 (RUC): Factor Activo, Fuse, Bulllet.

Sexta, 13 de Maio
Palco Principal: Terrakota, a Jigsaw, Pedro Abrunhosa.
Palco 2 (RUC): Juan Santos y sus Muchachos, Teatro Peripécia «Ibéria - a louca história de uma península», Joane & O Amendoim Saltitante, TMN.

Fonte: Viseu.net

Thursday, April 21, 2005

Dolce Vita

- Já, já conheci a sensação dolce vita. E não... não é nada dolce.

Wednesday, April 20, 2005

Monday, April 18, 2005

Uma pergunta... só

"Shall I abide in this dull world which in thy absence is no better than a stye?"

Esta pergunta vem de The Tragedie of Anthonie, and Cleopatra de Shakespeare.

Sunday, April 17, 2005

Globos de Ouro 2005 II

E o mau gosto continua...
«HJ: Olhando para ti, fico com muita pena que os Papas não possam ser mulheres...
FL: Porquê?
HJ: Porque és das mulheres mais papáveis que eu conheço.»

«Not just a game»

Globos de Ouro 2005

Ainda a cerimónia vai nos primeiros 10 minutos e eu já estou com vontade de mudar de canal (se bem que as restantes hipóteses não são muito melhores). Quem é que escreve os textos para estas coisas?

«Fátima Lopes: A Rita Blanco é imbatível em Filosofia metafísica.
Herman José: O Manuel Maria Carrilho também é imbatível em Filosofia...
FL: ... metafísica?
HJ: Não. Mete-a-Bárbara.»

Thursday, April 14, 2005

«Muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo.»

Provérbio africano
(retirado de um pacote de acúcar)

Monday, April 11, 2005

And I think I'm gettin' workaholic...

Sunday, April 10, 2005

Vantagens...



Se não tem as suas vantagens ser piloto de Formula 1...
Ah ganda Monteiro!

Parece um filme...

... mas não é!

Friday, April 08, 2005

Mais prático impossível...

Já alguém viu a nova publicidade do Durex Easy-On?

Thursday, April 07, 2005

Para esquecer...

Vida que me torturas
Porque raio ainda duras?
Um dia chega o fim
Mas não precisava de ser assim...

O relógio não pára
O fim vem aí
Que tara...
Um dia fico por aqui!

Odeio dizer-te isto
Não voltes mais!
À vida não resisto
Se voltares... Cais!

Voltarás...
De ti vou fugir
Para obter paz
E nunca mais cair!

Alexandre MM Caetano

Wednesday, April 06, 2005

Myth - Acredita

Mais uma vez canto e encanto por ti
Em todo este tempo sabes que eu nunca te esqueci
Eu sempre te vi
Como uma fantasia tu pra mim és prosa para mim és poesia,
Alegria é o que me dás quando estás ao meu lado,
Por ti tou apaixonado, num momento deseperado,
Renegado pelo amor,
Aceite pela dor,
Uma triste 1 emoção presa no meu interior.
A minha musica é que transmite sentimentos,
Estarás sempre dentrode mim,
Estarás sempre cá dentro.
Sempre foste aquela dama especial,
Sempre foste sincera
Como tu não há igual.
Adoro-te,
E sempre te adorei,
sempre te quiz na minha vida
Por ti sempre lutei...
No começo sei que me precipitei
Tou arrependido por isso
Peço-te desculpa se errei.
Sempre ficarei... aqui a teu lado,
Sentir-me realizado podia ser teu namorado.
E isso, que eu sonho todos os dias
Contigo, com palavras, versos e poesias...

Vou escrevendo à medida k vou pensando,
Tudo akilo que se passa, vou caminhando...
Nunca desisti de um dia te conquistar
De um dia poder te beijar e te abraçar.
Vou prometendo a mim próprio que nunca irei desistir
Cada vez que me olhas nos olhos, fazes-me sorrir,
Fazes-me sentir... Bem, não sei explicar...
Só tu me fazes rir quando no fundo quero chorar,
Por ti mudava o mundo trocava a terra pelo mar,
Ia até ao infinito só para te demostrar
Que em mim podes confiar e dar-me a tua confiança,
Sei que é dificil, mas não perco essa esperança...
Porque só o tempo irá mudar todo o pensamento,
e só o tempo fará que um dia estejas junto a mim.
Às vezes sonho contigo pensando que já sou teu damo,
Poderia se a minha vida dissesses
"Marco és tu que eu amo",
Uma enorme saudade é o que sinto neste momento,
Um enorme vazio é tudo o que sinto cá dentro.
Por saber que não estás aqui, fico preso na solidão
Por isso trasmito para o papel o que sinto no coração...
Adoro-te...

E viva a laicização do Estado!

Nota: Somos nós, contribuintes, que pagamos esta boa-vontade do Sr. Presidente da República.
Nota2: Será mesmo que D. José Policarpo não poderia demorar mais umas horitas a chegar a Roma? Era realmente necessária toda esta urgência?

Sexo seguro

De cortar a respiração...

«Often I get the impression...»

Eu quero uma carruagem só para mim!

Tuesday, April 05, 2005

Anjo caído do céu

Desde o dia que te vi
A luz da vida acendi
Completas a minha solidão
Desde o dia em que te conheci
A realidade está aqui
Quando o meu ego sorri
Da ilusão eu fugi
Mas foi paixão que senti.

Espero um dia saber
Se sou aquilo que desejas
Aquilo que tanto adoras
E não aquilo que odeias

Procuro acreditar
Pensar sempre positivo
Porque vontade não me falta,
O que falta é incentivo

Não é nada de fingimento
Penso em ti em todo o momento
Porque tu para mim és tudo
Não apenas divertimento
Com tua companhia me sustento
Por ti eu invento
Contigo tudo o que comento
São poemas escritos ao vento

Tento resistir à saudade
Pensa na tua bondade
Tudo o que digo é verdade
Beleza da vida!
És para mim a mais humilde simplicidade
E sentimentos é o que eu tenho
Gostas de mim... pela pessoa que sou

És minha Deusa vinda do Céu
És fogo sem chama no meu caminho
És o juiz, eu sou o réu
És a mais linda rosa sem espinhos
És quem anima o meu coração
És quem me dá uma nova ideia
Procuro-te na minha circulação
No sangue que corre nas minhas veias

És minha vida
És minha musa
Que me dá a volta à mente
És minha, eu sou teu
Se tu és o juiz, eu sou o réu
Para mim és como o fogo que me deixa a alma quente
És o meu anjo caído do céu...

Sunday, April 03, 2005

Fenómeno U2

Só hoje tive oportunidade de ouvir a gravação do especial U2 da Antena 3, e não consegui deixar de ficar surpreendida com o alcance do fenómeno desta banda. Ao longo da Vertigo Tour, os U2 vão dar no total 116 concertos, para os quais os bilhetes esgotam sempre em poucas horas. São filas intermináveis, noites ao relento, corridas para os multibancos... E o mais curioso é o facto de abranger gente de todo o lado, de todas as idades... É inexplicável.

Beautiful Day
The heart is a bloom, shoots up through stony ground
But there's no room, no space to rent in this town
You're out of luck and the reason that you had to care,
The traffic is stuck and you're not moving anywhere.
You thought you’d found a friend to take you out of this place
Someone you could lend a hand in return for grace

It's a beautiful day, the sky falls
And you feel like it's a beautiful day
It’s a beautiful day
Don’t let it get away

You’re on the road but you’ve got no destination
You’re in the mud, in the maze of her imagination
You love this town even if it doesn’t ring true
You’ve been all over and it’s been all over you

It's a beautiful day
Don’t let it get away
It's a beautiful day

Touch me, take me to that other place
Teach me, I know I’m not a hopeless case

See the world in green and blue
See China right in front of you
See the canyons broken by cloud
See the tuna fleets clearing the sea out
See the bedouin fires at night
See the oil fields at first light
See the bird with a leaf in her mouth
After the flood all the colours came out
It was a beautiful day
Don´t let it get away
A beautiful day

Touch me, take me to that other place
Reach me, I know Iím not a hopeless case

What you don’t have you don’t need it now
What you don’t know you can feel it somehow
What you don’t have you don’t need it now
You don’t need it now, you don’t need it now
Beautiful day

«É uma cliente especial»

Para que acabem de uma vez as queixas de que já só quero saber de notícias, aqui fica transcrito (já que a partir de amanhã o nosso caro Público deixa de estar acessível gratuitamente) um texto interessante para desanuviar um pouco.
«A conversa começou com um "Olá, meu amor". Felizmente, não era comigo, sentado no banco de trás, na qualidade de passageiro. O interesse do motorista estava do outro lado da linha. E desde aquela saudação inicial até ao termo da conversa ao telemóvel, o diálogo foi subindo de tom - um tom que eu classificaria, numa perspectiva conservadora, de progressivamente afectivo.
Dentro de um táxi, tanto o motorista como o passageiro podem ser vítimas involuntárias da exiguidade da viatura. Se um fala, o outro ouve. Se um cheira mal, o outro sente. Se um é chato, o outro sofre. Não há escapatória, a não ser que o incomodado fuja, uma alternativa que, por razões operacionais, está mais ao alcance do passageiro. Ao condutor resta sempre a possibilidade de eliminar o cliente. É radical, funciona, mas pode dar problemas.
Neste contexto de partilha territorial, fui compelido a tomar conhecimento de detalhes íntimos da vida do motorista, que não se incomodou em os revelar. Logo o formato da saudação denunciou o que viria. O estereótipo mais radical do taxista de Lisboa toma-o como um sujeito que fala grosso - matéria em que são doutores os da paragem das chegadas no aeroporto, quando vêem que a corrida não é para Cascais, Setúbal, Faro ou Mirandela.
Mas o condutor em questão amoleceu a voz assim que notou, no visor do telemóvel, quem é que o chamava. "Olá, meu amor", disse, em tom cândido. E daí em diante a história do "meu amor" nunca mais parou. "Sim, meu amor", "Estou em Xabregas, meu amor", "Vou terminar nas Olaias, meu amor", "Hoje está a correr mal, meu amor", "E tu, onde é que estás, meu amor?"
Com tanto "meu amor" para cá e "meu amor" para lá, eu já estava a ficar enjoado. Mais do que isso, preocupava-me o excessivo interesse do motorista na conversação e os efeitos que isso poderia ter na trajectória do táxi, em especial em relação aos outros carros. Mas a capacidade de falar ao telemóvel sem perder a atenção ao trânsito deve ser equivalente àquela que os motoristas de táxi têm de, em caso de acidente, não bater com a cabeça no volante - daí estarem isentos do uso do cinto de segurança. Os legisladores são mesmo uns génios, eu jamais teria pensado nisso.
A conversa começou a ficar mais intimista a partir do momento em que ela, julgo eu, quis combinar algo para logo mais à noite. "O que é que faço, hoje, meu amor?", repetiu ele. E, acto contínuo, enunciou uma das mais belas homenagens conjugais desde a última era glacial: "Não posso, meu amor. Tu sabes que eu tenho cão de guarda".
Com o quadro geral traçado, o diálogo foi rapidamente descendo os degraus da intimidade, de modo que eu comecei a reflectir sobre a melhor maneira de me pisgar daquele táxi. A comunicação fazia-se já por mensagens cifradas. Mas numa delas, a chave do código era fácil. "O que é que eu quero?", indagou ele. "Tu sabes bem o que é que eu quero".
A essa altura, eu já estava quase a dizer ao homem: "Ó meu amigo, se você quer tanto, vá lá ter com ela de uma vez; não se incomode comigo, eu saio já aqui e apanho o metro". Pensei também em pular pela janela, atitude que o motorista, absorto no seu tentativo romance, provavelmente não notaria.
Mas a chamada estava chegando ao fim, quiçá frustrada pela difícil conjugação dos desejos do senhor com o cão de guarda que ele tinha em casa. Afinal, ele desligou o telemóvel, olhou para mim através do retrovisor - que é o ângulo social dos taxistas - e rematou, com sorriso maroto: "É uma cliente especial". Imagino.
»
Ricardo Garcia

Religião católica preocupada com o ambiente

«Sem tabaco, a segurança social entra em colapso»

Tiago acaba em 10º!!!

Tiago Monteiro acabou em 10º lugar, no complexo circuito do Bahrain, no entanto este lugar foi conseguido com alguma "ajuda" das desistências entre as quais a de Michael Schumacher, campeão em título. Tiago Monteiro começou desde as primeiras voltas a debater-se com problemas no controlo de tracção do seu monolugar, mas mesmo assim, com a ajuda dos controlos electrónicos conseguiu levar o seu carro até ao fim e acabar num excelente 10º lugar. Tiago declarou «Estou tou mesmo contente pela equipa e por mim mesmo porque acabei no top dez na minha terceira corrida. Foi uma corrida muito difícil por causa do calor e não é fácil controlar o carro com temperaturas altas. Todos na equipa fizeram um bom trabalho ao longo do fim de semana».
Este Grande Prémio do Bahrain, foi um dos mais quentes de sempre da história da Formula 1, com as temperaturas do ar sempre a rondar os 40 graus e a pista a rondar os 50 (!!). Convém no entanto lembrar, que com as novas regras os pneus tem que aguentar a corrida toda (sensívelmente 305km) e com o calor, nas últimas voltas os pilotos sofreram para batalhar contra uns pneus já gastos e sem aderência, chegando mesmo a cometer alguns erros. Com o calor sentido quem sofreram muito foram os travões chegando mesmo a BAR-Honda a verificar isso mesmo tendo que retirar Takuma Sato de prova, devido ao excessivo desgaste do travão da roda anterior esquerda tornando o carro impossível de guiar.
Agora o campeonato tem uma pausa de 3 semanas para regressar à Europa com o Grande Prémio de San Marino. Durante essas 3 semanas, as equipas irão aproveitar para fazer melhorias nos seus monolugares, e Tiago Monteiro terá a opurtunidade de fazer mais voltas atrás do volante, de modo a adquirir mais experiência e de testar novas peças para o seu carro. Veremos como corre....
Alexandre MM Caetano

Saturday, April 02, 2005

Morte de João Paulo II

Jorge Sampaio: «Foi uma das figuras mais importantes da história contemporânea»

E já partiu...

... às 20.37

Courrier Internacional

Mais uma vez, esta semana, tenho o prazer de aqui anunciar a existência de uma nova publicação. Desta vez, trata-se de um jornal, o Courrier Internacional (versão portuguesa do conhecido jornal com mesmo nome).
Já tive oportunidade de dar uma olhadela à versão experimental (que saiu hoje com o Expresso) e, sinceramente, parece-me bastante interessante. Acima de tudo, parece-me que é algo que faltava no nosso País, um jornal internacional, que nos dá uma perspectiva bem mais alargada do mundo, do que aquela que estamos habituados a ver nos meios de comunicação portugueses.
É de salientar que é produzido a partir de uma base de artigos disponibilizadas por mais de 400 jornais de todos os continentes e que contará com artigos de personalidades como José Gil, Ana Gomes, Martins da Cruz, Cavaco Silva, António Guterres e Mia Couto.
O nº1 sairá na próxima sexta-feira, dia 8 de Abril. Estejam atentos.

Cabala

Pensem lá um pouco nisto.

Será que o Tiago tem futuro?

Sinceramente já não percebo nada. Prometeram muito quando ele foi para lá, disseram que certamente era melhor que o seu companheiro de equipa, mas até hoje, não se vê nada. Quer dizer, vê-se mas ao contrário, o seu companheiro de equipa a ser melhor que ele. Já estão concluidas duas corridas, mas digamos que em 58 voltas perder 50 segundos e em 53 perder outros 50, dá em média quase 1 segundo por volta (!!!) perdidos para o seu companheiro de equipa. Será que tem futuro? Ele deu provas em categorias inferiores, mas agora que está na principal, conseguirá mostrar o seu talento?
Este fim de semana corre o 3º grande prémio, e ele, em termos de voltas, tem estado bem melhor, no entanto sem sair da cauda do outro Jordan. Agora será que é o Narain que está mais lento, ou o Tiago evoluiu? Esperemos para ver...

Alexandre MM Caetano

Friday, April 01, 2005

Quantas vezes já mataram o Papa hoje?

Quando é que o "diz-se que" ou o "pensa-se que" é notícia?

Uma boa notícia II:

«Recolha de papel poupou 95 mil árvores

O papa

Estranho... Será que os papas n têm medo da morte? Todos os papas que eu tenha conhecimento, que souberam que iriam morrer devido a problemas de saúde, encaram-no com total naturalidade. É verdade que a morte é natural, mas ponho-me a pensar como é que eles conseguem manter-se calmos, mesmo sabendo que amanhã podem não acordar. Mas pronto, apenas espero que (espero que não seja mal entendido) se for para o papa sofrer, que morra depressa, pois está ele a sofrer e a fazer sofrer os crentes, que ainda acreditam na sua recuperação.

Toranja

Não sei se já tiveram oportunidade de ouvir a nova música dos Toranja, "Laços"... Se ainda não tiveram, procurem-na. Ela anda por aí... Entretanto, aqui fica a letra.

Andamos em voltas rectas na mesma esfera
Onde ao menos nos vemos porque o fumo passou
A chuva no chão revela as olhos por trás
É para limpar o que restou do que o tempo queimou

Tens frios demais a prender-te as cordas
Mas podes vir amanhã a acreditar no mesmo deus
Tens riscos demais a estragar-te o quadro
Se queres vir amanhã a acreditar no mesmo deus

Devolve-me os laços, meu amor
Devolve-me os laços, meu amor
Devolve-me os laços, meu amor
Devolve-me os laços

Andamos em voltas rectas na mesma esfera
Mas podes vir amanhã, se queres vir amanhã, se podes vir amanhã
Tens riscos demais a estragar-me a pedra
Mas se vieres sem cor para a procura de luz

Devolve-me os laços, meu amor
Devolve-me os laços, meu amor
Devolve-me os laços, meu amor
Devolve-me os laços

Devolve-me os laços, meu amor
Devolve-me os laços, meu amor
Devolve-me os laços, meu amor
Devolve-me os laços, meu amor
Meu amor
Meu amor

(nota: esta letra foi tirada de ouvido, por isso não sei se é mesmo assim)