Monday, June 20, 2005

Blogs incómodos

«Da França aos EUA, da China ao Iraque, os blogues e os seus autores estão a ser sujeitos a um crescente escrutínio político-ideológico

O autor de um blog vai amanhã, dia 21 de Junho, ser julgado por difamação em França - o que se verificará pela primeira vez naquele país. Christophe Grébert, autor do blog MonPuteaux.com, deverá comparecer num tribunal de Paris acusado de difamação por textos publicados em 2002.
Grébert, habitante de Puteaux (uma localidade perto de Paris), lançou o seu blogue para denunciar práticas autárquicas de uma cidade dirigida há 36 anos pelo mesmo "clã" - como o autor afirma no seu blogue.

(...) Também na semana passada, um responsável das tropas norte-americanas no Iraque revelou novas regras para os militares que escrevem em blogues ou noutros sítios da Web.

(...) Na semana passada, soube-se que os blogues chineses albergados no MSN Space, da Microsoft, são avisados de que não podem acolher termos como democracia, liberdade ou direitos humanos - "palavras consideradas tabu pelas autoridades comunistas", referia a Associated Press - mas também obscenidades ou outras palavras de conteúdo sexual.

(...) Também as autoridades norte-americanas estão a ser pressionadas no sentido de legislarem sobre o uso da Internet e, nomeadamente, dos blogues.
»

"'Blogger' francês vai a tribunal em Paris"
Público, 20 de Junho de 2005

3 comments:

Nuno Gonçalves said...

em que ano estamos afinal?

Susana Nunes said...

Pelos vistos, os tribunais em França são tão lentos como em Portugal... =P

Alexandre Carvalho said...

Isto tá bonito está...