Monday, June 20, 2005

Defesa do Ambiente: medida eficaz

«A Câmara Municipal de Coimbra vai lançar em 2005 um sistema de recolha selectiva porta-a-porta do lixo produzido pelos moradores do centro histórico. António Veiga Simão, director do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida (DAQV) da autarquia, avançou ontem a medida, acrescentando que a área abrangida por este sistema pioneiro deverá englobar as freguesias de Almedina, Sé Nova, S. Bartolomeu e Santa Cruz. O DAQV já têm em funcionamento um sistema de recolha de resíduos gerais porta-a-porta no centro histórico, tendo criado para o efeito um saco de lixo identificativo. Com a recolha selectiva, para identificação dos resíduos, serão disponibilizados aos utentes sacos de cores diferentes para os resíduos orgânicos, papel, vidros, plástico e metais. Neste sistema de recolha selectiva já se encontra envolvida a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, uma instituição criada para dinamizar o comércio e fomentar a atractividade dessa zona histórica. Antes do sistema entrar em prática serão lançadas campanhas de informação para captar a adesão dos munícipes.»
O Primeiro de Janeiro, 26 de Novembro de 2004

«Entretanto, esta semana a organização ambientalista Quercus divulgou os resultados de um estudo encomendado pelo Instituto dos Resíduos ao Instituo Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), de Lisboa, e que confirma que o sistema de recolha selectiva porta-a-porta tem bons resultados. O estudo, intitulado “A Recolha Selectiva Porta-a-Porta no Sistema de Recolha Diferenciada de Resíduos Sólidos Urbanos”, conclui que este sistema quando comparado com o de ecopontos aumenta “as quantidades recolhidas de papel e cartão em sete por cento e de plástico e metal em 485 por cento”.»
NetRESIDUOS, 26 de Novembro de 2004

«Depois de uma fase experimental, o projecto Coimbra a Reciclar, Coimbra a Sorrir já está no terreno. Os utentes da Associação de Paralisia Cerebral, que procedem à recolha do papel e das embalagens, são recebidos com entusiasmo pelos comerciantes.

(...)Para além dos ganhos ambientais, o projecto denominado Coimbra a reciclar contribui para o prolongamento do tempo de vida útil do aterro sanitário de Coimbra que, nos últimos anos, tem recebido 95 por cento dos resíduos produzidos no concelho. Num primeiro momento, o papel e cartão e as embalagens serão igualmente transportados para o aterro sanitário, mas a partir dali a ERSUC (Empresa de Resíduos Sólidos e Urbanos do Centro) encaminha-os para os diferentes operadores licenciados, para valorização e reciclagem. A deposição e o aterro não são, por isso, pagos pela autarquia, uma poupança que, calcula a vereadora do Ambiente, Teresa Violante, "permitirá que o projecto se pague a si mesmo".
»

"Recolha selectiva de resíduos entusiasma comerciantes de Coimbra"
Público, 20 de Junho de 2005

1 comment:

Anonymous said...

E no Japão onde algumas cidadas já têm 24! contentores diferentes, para 24 tipos diferentes de materiais reclicados?

A reciclagem é sem dúvida uma mais valia para um país tão dependente das importações como Portugal. Até do ponto de vista do equilíbrio das exportações com as importações devia ser uma prioridade. Coimbra lança uma boa ideia. É pena que nesta, como noutras, o maior município do país (Lisboa) esteja sempre atrás e preocupado com túneis, casinos e outras miudezas.