Wednesday, December 22, 2004

Orçamento de Estado para 2005

Oposição quer discutir o assunto no Parlamento
Morais Sarmento diz que suplemento sobre Orçamento de
Estado custou 100 mil euros



O ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, disse que o encarte distribuído hoje em vários jornais sobre as contas do Orçamento de Estado para 2005 custou 100 mil euros.
A verba envolvida "não é um gasto, é um investimento", justificou Morais Sarmento, que falou aos jornalistas à margem da assinatura de um protocolo entre a RTP e a Cinemateca, a decorrer em Lisboa."
Os portugueses têm o direito de saber e perceber o que é o OE", sublinhou o ministro, adiantando tratar-se de um documento "importante e não é hermético".
O ministro assegurou ainda que "a decisão de publicar foi tomada antes da dissolução da Assembleia da República".
Antes da declaração do ministro da Presidência, o seu colega das Finanças, Bagão Félix, tinha recusado divulgar o custo do encarte, tendo-o classificado de "moderado".
Bagão Félix justificou a divulgação do OE como sendo a peça mais importante da administração do Estado, que deve ser explicado à população em linguagem simples.
O ministro da Presidência rejeitou a tese de que o Governo está a fazer propaganda, justificando a oportunidade da publicação com a recente aprovação do Orçamento.
Todos os partidos da oposição manifestaram hoje a sua oposição à publicação do suplemento e exigiram discutir o assunto no Parlamento.



1. Quando o Governo anda a tentar fazer tudo o que pode e o que não pode para "tapar o buraco" do défice até ao fim do ano, como é que se gastam 100 mil euros desta maneira, sobretudo quando quem tem de apertar os cordões à bolsa não é quem toma as decisões, mas quem sofre as consequências delas?
2. Como é que 100 mil euros não é um "gasto"? Em que país é que este homem vive afinal? "Investimento" só se for em propaganda política, o que é completamente inaceitável.
3. Não é estranho o Ministro das Finanças recusar-se a revelar o custo do "encarte" e vir outro Ministro e fazê-lo? [Se bem que se pensarmos no contexto do actual governo esta é apenas uma entre muitas contradições.] Outra coisa: não é suposto um Ministro das Finanças lidar com números, com factos? Então que raio é "moderado"? Desde quando é que 100 mil euros é moderado? Para mim não é. Nem para quase uma centena de concelhos que em 2005 vão receber um valor inferior a esse para se "desenrascarem" durante todo o ano (nº divulgado pelo próprio "encarte").

2 comments:

Alexandre Caetano said...

Aqui só tenho uma coisa a dizer. Como é que a publicação das contas do OE podem ser um investimento. Já nem falo do dinheiro que aí foi "investido" mas sim, onde é que vamos tirar os proveitos por vermos o OE. Enfim, a politica portuguesa no seu melhor.

Alexandre Carvalho said...

hmmm... é simples. é uma vitória politica conseguir aprovar o orçamento de estado sendo q este governo é demissionário, logo de gestão. Ele foi aprovado porque a economia de uma nação n pode estagnar devido á incompetencia de uns energumes q estão á frente da Nação. (Mas q n tenham dúvidas, a economia VAI estagnar). Logo, o governo quer mostrar o OE e explicá-lo aos portugueses para «legitimar» o processo de vitimização q têm feito desde q o PR dissolveu a AR. Porque afinal eles até estavam a fazer coisas importantes (e até estavam, vejam as melhorias de pensoes q iriam ser feitas p.e.) e q afinal, foi uma grande injustiça o PR ter demitido o Governo. Este é um processo de vitimização q o Governo, pela voz de Santana Lopes aquando a sua demissão disse q n iria fazer, mas é o q se vê. E n acredito q este seja o último episódio deste processo...