Wednesday, December 22, 2004

Simplesmente... mulheres!

Seguros

As opiniões dividem-se, mas, segundo diferentes órgãos de comunicação a nova Directiva Europeia terá um efeito duplo sobre as mulheres: segundo a Auto Foco de 7/10/04, os seguros automóveis das mulheres não poderão ser beneficiados apesar de justificada pelo facto das mulheres terem menos acidentes que os homens. De facto estes são responsáveis por 88% dos acidentes de viação, segundo números da Comissão Europeia.
Por outro lado, os seguros de vida não poderão ser agravados, como o eram até agora, por riscos que envolveria a gravidez, segundo o Diário Económico de 7/10/04. Mais afirma o Diário Económico que o benefício do seguro automóvel poderá continuar a beneficiar as mulheres dado a possibilidade de provar, por meios estatísticos que o sexo, neste caso, é um elemento determinante na definição dos prémios. Em que ficamos? Esperemos a leitura dos e das juristas desta nova directiva para a igualdade.


As empresas que têm mais mulheres no topo têm
melhor performance

Um estudo lançado em Janeiro pela Catalyst (organização de pesquisa e consultoria) demonstra que as organizações com mulheres no topo têm melhor desempenho, com o ROI 35% mais alto e o retorno para os accionistas 34% superior ao de companhias com menor número de chefias no feminino. O que leva a que se depositem grandes expectativas no poder das mulheres nos países em desenvolvimento – cada vez mais estudos demonstram que os rendimentos destas tendem a ser gastos na nutrição da família e educação das raparigas. No cada vez mais liberalizado mercado chinês, as mulheres detêm um terço da totalidade das pequenas e médias empresas; e mais de um em cinco negócios detidos por mulheres empregam mais de mil trabalhadores, segundo a All China Women’s Federation. Mas as barreiras culturais continuam a impedir o acesso das mulheres ao financiamento em alguns países do Norte de África e Médio Oriente. (Gestão Pura, 1/07/04).


Para quem ainda tinha alguma dúvida... ;)

3 comments:

Alexandre Caetano said...

Deixa-me advinhar. Quem fez este artigo era mulher. lolol

Susana Nunes said...

Isso é completamente secundário... Contra factos não há argumentos (todos os números foram comprovados através de estudos, não é um artigo de opinião). =P E falta acrescentar ainda que, para além dos homens serem responsáveis por 88% dos acidentes de viação, são também responsáveis por 97% dos acidentes considerados muito graves. Isto comprovado por um estudo feito pela Brisa (que presumo ser controlada essencialmente por homens).

Alexandre Carvalho said...

Bem. A cena da produtividade ou dos melhores resultados. Trata-se sobretudo de uma questão cultural. As melhores foram prejudicadas ao longo da História no q toca á igualdade de oportunidades etc. hoje ainda há o estigma q os homens têm mais possibilidades de obter certas oportunidades que as mulheres. Logo, a pessoa vai agir consoante a imagem q tem da sociedade. Os homens são mais calmos, mtas x mais preguiçosos, desleixados. Perante o alegado benefício q se fazem aos Homens, as Mulheres aplicam-se mais, são mais concentradas, frenéticas, coordenadas, etc. Isto implica um melhor rendimento por parte da mulher etc. Ora é obvio q mtas pessoas ainda pensam q se deve fazer esta diferenciação de géneros (masculino ou feminino). Q esta profissão está naturalmente ou biologicamente talhada para um(a) homem/mulher. qdo isto acontece, obviamente q implica á parte prejudicada esforçar-se mais. e o q acontece mtas x, é q a parte beneficiada se desleixa. Esta é a minha visão das coisas...