Wednesday, December 22, 2004

Nobre Guedes Vs Santana Lopes

Luís Nobre Guedes pondera demitir-se
Santana Lopes cancelou conferência de imprensa do ministro do Ambiente


A SIC sabe que o ministro do Ambiente está a ponderar apresentar a demissão, depois do gabinete do primeiro-ministro ter mandado cancelar uma conferência de imprensa marcada por Nobre Guedes para o início da tarde.
O ministro preparava-se para anunciar uma solução para o Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Centro em alternativa à construção de uma incineradora no local.
Ao que a SIC apurou, Nobre Guedes não deverá continuar no Governo se o projecto de incineração de resíduos sólidos urbanos no centro do país for para a frente como está desenhado.
A opção do ministro - que não implica a incineração no local - conta com o apoio das associações ambientalistas mas não terá agradado aos antigos responsáveis pelo ministério nem a outros membros do PSD, que defendem a construção da incineradora.
A SIC sabe que o Gabinete de Santana Lopes mandou cancelar a conferência de imprensa, em que Nobre Guedes se faria acompanhar por associações ambientalistas, 30 minutos antes da hora marcada.


1. Não sei se hoje sou eu que tou inspirada ou se, quanto às notícias, é uma pior do que a outra... =P
2. Um Ministro do Ambiente revela finalmente alguma preocupação com o próprio ambiente e com a satisfação das organizações ambientalistas (algo raro!) e Santana Lopes simplesmente cancela (30 minutos antes!) a conferência em que o primeiro anunciaria uma solução alternativa às incineradoras. Não é esta uma acção muito pouco ética? Mais do que isso: imoral? Um vez mais, é impossível não suspeitar do envolvimento de grandes interesses económicos. O que, por si só, já não espanta a ninguém. O que é realmente preocupante é como se põe em perigo DELIBERADAMENTE o ambiente e se tomam decisões anti-ambientalistas CONSCIENTES.

3 comments:

Alexandre Caetano said...

Santana Lopes... Não há nada a dizer. É verdade que ele não tem culpa do que está a acontecer agora em Portugal, acho que o Sampaio contribuiu em muito para isto. Mas o Santana e os seus ministros contradizem-se muito. Olha o caso dos aumentos. O ministro das finanças disse que era impossivel, e o Santana disse quase no mesmo dia que iam subir no minimo 2%.

Alexandre Carvalho said...

Vamo(s) lá a ver uma coisa: o Santana n tem capacidade para o cargo q ocupa. Isto é quase um dogma (mas empírico). Pode-se dizer que ele até fez um bom trabalho na câmara da figueira da foz. O q é discutível. Pode-se dizer q ele é ambicioso demais para as suas capacidades. O q pra mim já n é tão discutível. Figueira até pronto, pode-se dizer q sim. Sai de lá, vai para lisboa. sinceramente, n me convenceu lá q teria capacidades para ocupar esse cargo (se bem q o alexandre possa falar melhor visto q vive lá), muito menos para ser 1º ministro.
Depois, acho q o Sampaio agiu sempre correctamente. se bem q há 4 meses atrás qq uma das decisões q poderia ter tomado seria aceitável, o q é certo é q eu agiria do mm modo q ele: em prol da estabilidade há 4 meses atrás, com a condição de as políticas do governo de durão barroso continuarem a ser seguidas (o q n veio a suceder, inclusivé vejam a bronca q é o défice com o bagão a dizer mal da ferreira leite). Acho q, embora a contestação social existente na altura, Sampaio agiu bem. Tal como há umas semanas, dado q nem as políticas anteriormente seguidas por Durão estavam a ser utilizadas. Porque n havia estabilidade política DENTRO DO GOVERNO (por favor, já perdi a conta de qtas guerras de palavras houve entre ministros de Estado daquele governo, em q muitas participava o próprio 1º ministro), de uma série de acontecimentos políticos lamentáveis q nem vou estar a enumerar porque são demasiados para um governo de 4 anos qto mais de 4 meses. Além disso, seria talvez injusto especificar apenas alguns, porque vários houve q acredito q influenciaram a decisão do Presidente.

Susana Nunes said...

Primeiro: realmente o Sr. santana Lopes estava bem melhor no cargo de Presidente da Câmara da Figueira da Foz, se bem que, segundo uma prof. minha, ele já tinha uma grande tendência para uma propaganda exagerada (quem não se lembra do slogan: "Figueira está na moda?") e para a pressão sobre os jornalistas.
Depois, quanto ao Sr. presidente da República, também não me parece que possa ser realmente considerado culpado de alguma coisa neste actual governo. Não sei se a simpatia que sempre tive em relação a ele influencia a minha opinião, mas parece-me que todas as decisões que tomou até agora foram coerentes com aquilo que considerava ser melhor para o país, e não para apenas a pequena elite que o governa. Sim, porque ele pode não ser um homem de muita acção, mas os valores morais e os princípios pelos quais se rege são normalmente muito correctos, e isso é bem mais importante.