Sunday, May 14, 2006

Aula prática sobre a importância da água

Após mais dois dias sem um pingo de água na canalização, considero-me mais do que preparada para escrever uma tese sobre a importância deste bem essencial no dia-a-dia de cada ser humano. Dada a falta de tempo, aqui fica um resumo:

Capítulo primeiro: higiene pessoal
Após 56 horas sem poder tomar um duche e a lavar os dentes a seco, damos por nós, estranhamente, a tornarmo-nos menos próximos fisicamente uns dos outros. Facto adicional: está um calor que não se pode.

Capítulo segundo: necessidades biológicas
a) Necessidades biológicas relacionadas com a alimentação
Nas primeiras 12 horas é possível cozinhar com água engarrafada. Depois? Só se se quiserem dar ao luxo de lavar toda a loiça com água engarrafada.
b) Necessidades biológicas relacionadas com o W.C.
Primeiro facto incontornável: a casa de banho é partilhada por seis pessoas.
Segundo facto incontornável: sem água, o autoclismo é um mero objecto decorativo.
Dúvida existencial: manter este compartimento encerrado a sete chaves, com perigo de morte a cada entrada, ou abrir a janela e permitir que o vento distribua o cheiro uniformemente por todas as restantes divisões?

Capítulo terceiro: sem solução à vista
Infelizmente, enquanto ninguém se decidir a restabelecer o sistema, não há muito que se possa fazer. A alternativa possível é passar o dia na rua e aproveitar todas as casas de banho decentes que se encontrar...

... e andar com uma escova de dentes no bolso também não é mal pensado...

8 comments:

Alexandre Carvalho said...

Era uma boa altura para acamparem algures perto da água, não?

é só uma sugestão...

Susana Nunes said...

Talvez não, considerando que em toda a cidade não encontras uma gota de água própria para consumo em céu aberto e... acampar em Istambul?! lol Onde?

Anonymous said...

Tadinha..aquilo que tens de passar por, em terras turcas!
Então, mas o que se passa aí? Há seca?

Alexandre Carvalho said...

Eu não sugeri acampares em Istambul... =P

encara como mais uma oportunidade para conheceres mais o país... só que desta feita a iniciativa prende-se também com a falta de água em Istambul e não apenas porque é giro. Mas pq dá jeito sair duma cidade onde n há água.

Susana Nunes said...

Bem pensado... ;) Seguiria prontamente o teu conselho se não tivesse tanto trabalho acumulado... =/
Estranhamente o problema em Istambul não é falta de água (afinal, é uma cidade praticamente rodeada por água), nem a seca (está um calor que não se pode, mas ainda nem chegámos ao Verão... lol), mas a falta de água potável. Há qualquer coisa que falha no sistema de distribuição de água e, de vez em quando, lá têm de cortar a água num dos sectores (claro que os bairros pobres são os primeiros a sofrer as consequências).
Mas, há boas notícias hoje: restabeleceram a normalidade na rede da água ontem, sendo que esta normalidade passou a consistir em água com uma cor e um cheiro bastante peculiares e em cortes esporádicos de breves minutos. Enfim, melhor do que nada... ;)

Nuno Gonçalves said...

Significa que tá na hora de voltares ao teu país!! Será que não percebes??? Deixa lá esse turco que te deu a volta a cabeça...

Susana Nunes said...

Se calhar tens razão... Depois de casada não há muito que eu possa fazer, não é? ;)

Anonymous said...

Ai a minina queria férias?!...aí as tens no seu melhor!;)A sério...axo q fazem smpr bem estas experiencias q nos põem à prova!:) Ah, e tavas surpreendida com quê no post q escrevi?!:p bjinho