Sunday, December 11, 2005

Mission Impossible

"The vicious cycle of violence in Darfur has resumed, says the United Nations, with Sudan army involvement increasing.
A UN spokesperson said that last week had seen both government and rebel forces launch attacks, displacing 7,000 people and killing an unknown number.
More than 2m people still live in camps in Darfur, driven from their homes by two and a half years of fighting.
(...)"

BBC News, 9th December 2005

6 comments:

Alexandre Carvalho said...

-Mais um 'belo' resultado do processo de colonização 'cego' às realidades socio-culturais locais.
- Mais uma bela amostra da capacidade humanitária tanto da ONU como da própria UE (sim, caso não saibam, a situação despoletada no Sudão esteve meses a ser discutida dentro da UE, para decidir se haveriam ou não de intervir na interrupção de um genocídio)!

Viva a Liberdade. Viva!

Susana Nunes said...

Tens de ver que estas coisas são sempre relativas tanto para a ONU como para a UE. Tudo depende dos envolvidos...
Basta lembrarmo-nos da indignação da ONU quando o Presidente do Irão afirmou que "Israel should be wiped off the map" (acho que o Kofi Annan até se chegou a manifestar publicamente), quando nem sequer reagiu quando nos EUA se discutiu acerca da "silver bullet" para se livrarem do Saddam, nem mesmo quando ameaçaram abertamente o Iraque com um possível ataque. Parece-me que o resto da história ainda está bem presente na memória de todos.
As tomadas de posição deste tipo de órgãos são sempre muito relativas, existem demasiados interesses envolvidos.
Sad but true.

Alexandre Carvalho said...

vi hoje um filme na faculdade sobre a guerra na Bósnia em 1994, filme que gostei imenso e ao qual vou obviamente recomendá-lo no meu blog. Chama-se No Man's Land e tem uma citação que acho que também vai de encontro ao que tava a dizer e que vai algo assim:

«Neutrality does not exist in the face of murder. Doing nothing to stop it is, in fact, choosing. It is not being neutral.»

Susana Nunes said...

Não podia ser mais verdade...
Em vez de só o recomendares, podias ver se o arranjavas aqui para o pessoal... =P Por estes lados, a conexão da net não dá para esses pequenos luxos...

Alexandre Carvalho said...

Não o arranjei pela net, foi uma prof minha que mo emprestou depois de o vizualisarmos na FEUC. Eu disse-lhe que era pa divulgar pelos meus conhecidos e ela incentivou-me... não te preocupes qdo chegares à lousã terás pipocas, sumos e uma cópia do dvd à tua espera.

Mas se quiseres, também te posso arranjar o Hotel Rwanda ou, num registo completamente diferente, A Marcha do Imperador, um documentário excelente sobre a procriação entre pinguins.

Susana Nunes said...

Hotel Rwanda já vi, por isso o meu interesse ficou plenamente direccionado para o documentário sobre a procriação entre pinguins... lol