Sunday, December 11, 2005

"The Islamic nation is in a crisis - this crisis does not reflect on the present alone, but also on its future and the future of humanity at large."


OIC summit statement
BBC News, 9th December 2005

2 comments:

Alexandre Carvalho said...

dificilmente a chamaria de crise. é sem dúvida uma sociedade bastante heterogénea ao contrário do que é comum pensar-se. E esta diversidade pode levar a uma mudança de rumo, seja na (re)afirmação de certos grupos minoritários pela força, seja por uma escalada militar em certas áreas. Porém, julgo que na questão de política externa, não se alterará profundamente. E internamente, há já consideráveis movimentos 'civilizados' (em termos de pacifismo) dentro das nações islâmicas que se tendem a multiplicar. Não li o texto que indicaste, n sei se era minimamente disto que a bbc tava a falar, mas agr tb n tenho tempo pa me alongar. Nesta questão prefiro ter uma posição optimista. E preferia tb ter alguém com quem discutir, ao invés de apenas comentar os textos. Isto dos blogues anda muito parado!...

Susana Nunes said...

Pois é, mas o tempo infelizmente não dá para tudo...
Eu acho que a crise de que fala o artigo não é exactamente aquilo a que associaste. A nação islâmica está em crise porque é associada ao terrorismo e ao extremismo pelo mundo ocidental, logo, todas as medidas que têm sido tomadas para os combater, afectam-na directamente. Basta ser-se islâmico para se ser discriminado ocidentalmente ou, pelo menos, receado. Por isso, o que esta comunidade pretende reivindicar é que se faça alguma coisa para se diminuir esta associação de ideias.