Saturday, November 12, 2005

França - estado de emergência

O estado de emergência em França entrou em vigor esta quarta-feira com a publicação do diploma no Jornal Oficial, que refere 25 departamentos, entre os quais Paris, onde poderá ser aplicado. O decreto dá aos prefeitos (equivalente ao governador civil) o poder de decidirem medidas de restrição da circulação de pessoas e/ou veículos, nos locais e perímetros determinados, em horários fixados. Além disso, podem criar zonas de protecção ou de segurança nas quais será regulamentada a presença de pessoas e proibir o acesso total ou parcial nos departamentos a qualquer pessoa que possa perturbar acção dos poderes públicos.

Fonte: Visão Online, 9 de Novembro 2005.


O recolher obrigatório entrou em vigor quarta-feira à noite em várias grandes cidades francesas, o que, segundo as autoridades, poderá explicar a diminuição do número de incidentes.
Em cerca de 30 localidades foi imposto o recolher obrigatório, proibindo a circulação de menores não acompanhados a partir das 22h00, sendo possível às autoridades decidir a realização de buscas domiciliárias nocturnas.
Ao início da noite de quarta-feira o recolher obrigatório tinha sido imposto em várias regiões francesas, como a Cote d'Azur, especialmente na cidade de Nice, a Normandia, nomeadamente em Rouen, o Havre, a Picardia e o Eure.

Fonte: Visão Online, 10 de Novembro de 2005.

No comments: