Saturday, November 12, 2005

E esta foi a razão da minha ausência prolongada... =P

29 - 10 - 2005
Partida de Istanbul às 9h30 da manhã. Sete pessoas ao todo: me, Nora (a minha conterrânea), Zocha (a polaca), Ludwig, Dennis e Max (os alemães). Viagem de 2h de ferry, mais 1h de autocarro até Bursa. Passeio pela cidade, descoberta de um dos primeiros pratos tradicinais turcos comestíveis (o belo do iskender), serão em casa de uma família turca, caminhada nocturna interminável em busca de um bar aberto na altura do Ramadão, desistência frustrada, noite num quarto que não perdia nada em ser um pouco melhor.
30 - 10 -2005
Novo passeio pela cidade de manhã, partida para Izmir depois de almoço.

Seis horas dentro de um autocarro a caminho de Izmir, chegada, felız descoberta de que iríamos passar uma semana em quartos que quase poderiam ser de um hotel 5 estrelas, passeio pela cidade, nova tentativa de se encontrar um bar aberto à noite, nova desistência, regresso aos quartos.

31 - 10 - 2005

Descoberta de que a estadia incluía um pequeno almoço daqueles com que há já algumas semanas andávamos a sonhar (com a excepção do cafezito, mas isso já é pedir muito num país como a Turquia), viagem de autocarro para Çeçme.

Chegada a Çeçme, passeio à beira-mar, descoberta de um restaurante com refeições de peixe baratas (e muuuuuuuuuito boas), quase 3h à mesa, regresso à praia, passeio pela cidade, regresso a Izmir.
À falta de bares abertos, pequena festa improvisada no quarto.

01 - 10 - 2005

Início do dia em grande com o belo do pequeno almoço, passeio por Izmir: de manhã o bazar e o mercado, à tarde a zona histórica. Regresso aos quarto para descansar. Nova tentativa de saída à noite, mas, desta vez, finalmente, mais bem sucedida.

02 - 10 - 2005

Chegada do nosso companheiro turco: o Noyan. Início do dia em grande com o belo do pequeno almoço, viagem de autocarro para Ephesus, caminhada em busca da Seven Sleepers' Cage e da Virgin Mary's House.

Depois de eternidades a andar pelo meio de montes e vales desertos, acabámos por ter de nos contentar só com a primeira ou não teríamos tempo de visitar as ruínas da antiga cidade.

Para lá chegarmos, mais uma caminhada prolongada. Começamos a apercebermo-nos de que Ephesus merecia muito mais do que um dia de estadia, ou que , pelo menos, deveríamos ter pensado num transporte mais adequado para tão grandes distâncias. Chegamos finalmente às ruínas e deparamo-nos novamente com algo inesperado: as ruínas são mesmo de uma cidade, o que significa uma larga àrea para explorar e, uma vez mais, muito para andar.

Quando chegamos ao fım já é quase noite e já não há autocarros nem taxis para a cidade. Dirigimo-nos para a estrada principal com a esperança de encontrarmos alguma alma caridosa que nos desse boleia. Felizmente que desta vez tivemos sorte e, passada apenas uma longa meia hora, uma carrinha tipo vanette, com uns bons anitos em cima, e carregada de caixotes e de trapos, pára à nossa frente. Dez minutos de aconchego (éramos 7 num único banco) e de suspensão de respiração (tudo o que é turco tem um cheiro bastante intenso) e estamos novamente no terminal dos autocarros. Voltamos para Izmir. Mais alguns problemas com os autocarros (em Izmir é muito complicado fazê-los parar, nunca se sabe onde é que são as paragens nem para onde vão), mas acabamos por chegar a casa.

03 - 11 - 2005

Início do dia em grande com o belo do pequeno almoço, viagem de autocarro para Foça.
Breve passeio à beira-mar, metemos conversa com o dono de um restaurante que nos apresenta o dono de um barco que nos leva a dar uma volta por um preço bastante reduzido. Duas horas no mar em busca das famosas focas que deram o nome à cidade, passado algum tempo apercebemo-nos de que actualmente já só existem cinco e que só é possível vê-las no Verão. Felizmente, nem tudo corre mal e somos presenteados com um pôr do sol simplesmente lindo.


Chegamos a terra, passeamos mais um pouco, descobrimos que, mesmo estanto frio e sendo noite, a água tem uma temperatura bastante agradável. Voltamos ao restaurante do senhor simpático (como a maioria dos turcos que tivemos oportunidade de conhecer) e acabamos o dia em Foça com um belo peixe grelhado no prato. Voltamos para Izmir.

04 - 10 - 2005

Início do dia em grande com o belo do pequeno almoço, ficamos por Izmir uma vez mais, passeamos, vamos ao Etnography Museum, descobrimos a tradição do "camels' wrestling", subimos até à fortaleza da cidade, desfrutamos de uma vista magnífica, embora no meio de uma das zonas mais desfavorecidas, voltamos para casa descansar um pouco, saímos, aproveitamos ao máximo a nossa última noite.

05 - 11 - 2005
Dez intermináveis horas dentro de um autocarro de volta para Istanbul.

3 comments:

Anonymous said...

oh, sua gran mentirosa! é asssim k se descreve a última noite? Os belos dos shots de vodka não estão incluidos pk? a parte mais gira (suponho eu!? e tu nem a descreves!!!
mas o resto tá mui divertido!!!

Alexandre Carvalho said...

pah... eu n vou dizer que gostava que cá tivesses porque sentimos a tua falta. Dás a impressão que tás a adorar aí tar, e só por isso desejo que continues.

mas eu não me importava nada de visitar a turquia. Parece ser um sítio fascinante.

Anonymous said...

Ai minha linda...esta descriçao ainda fez da nossa viagem um marco mais belo!
Tenho saudades e vou sempre recordar estes dias de loucura com mto carinho! Ha
mta coisa que ta sobrelinhas, e que fez toda a diferença! Beijinhos

Nora