Tuesday, July 12, 2005

Jardim indemnizado por difamação

«O Tribunal Criminal do Funchal condenou ontem o advogado António Fontes a pagar uma indemnização de 2500 euros ao presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, por prática de um crime de difamação.
Na sentença de que a defesa vai apresentar recurso, a juíza considera que António Fontes, num artigo publicado em 2001 no semanário Tribuna da Madeira, sob o título O Garotinho da Quinta, emitiu "juízos de desvalor sobre a personalidade" de Jardim que "configuram um atentado à honra do cidadão e presidente do Governo Regional".
(...) Para o tribunal é "manifesto exagero" o articulista classificar de "jurista medíocre" o designado "garotinho da Quinta", outra expresão considerada "muito ofensiva" pelo tribunal, para o qual igualmente "não tem qualquer sentido" chamar um político "cobarde por gozar da imunidade que lhe é conferida por lei".
»

Fonte: Público, 8 de Julho de 2005

O primeiro pensamento que me ocorreu quando passei os olhos pelo título da notícia foi de que só podia ser uma gralha do jornal. Afinal não. Afinal quem insulta (por escrito e oralmente), ambientalistas, jornalistas, os partidos da oposição regional e nacional, incluindo os respectivos membros, e até mesmo os do próprio partido, de "rascas", "rafeiros", "incompetentes", "covardes", "mafiosos", "parvalhões", "abutres", "bastardos", "malandros", "canalhas", "vigaristas", "tarados", "tontos", "broncos", "psicologicamente doentes", sem consequências, pode ser indemnizado por difamação.

3 comments:

R. said...

Peço perdao, "bastardos pa nao lhes xamar filhos da puta"!! Ao ler o post tb fikei nakela, como é k é possivel =S

Nuno Gonçalves said...

holly shit..madeira é um mundo á parte

Alexandre Carvalho said...

o alberto tinha razão: isto é mesmo a república das bananas. sim, lá porque o julgamento se tenha passado na Madeira, eu não vejo como um mundo à parte. Contrariamente ao que o nuno ( e já agora, o próprio Alberto João) pensa... :P