Thursday, July 07, 2005

«Fórum dos Povos - A contracimeira dos países pobres»

«Um "Fórum dos Povos", destinado a "aumentar a pressão" sobre a cimeira do G8, começou ontem em Fana, no Mali. Apresentado como a "contracimeira dos pobres", este encontro reúne representantes dos movimentos terceiromundistas, dos sindicatos e membros das associações de camponeses africanos. Num discurso de abertura muito aplaudido, Barry Aminata Touré, presidente da Coligação das Alternativas africanas, Dívidas e Desenvolvimento (CAD), acusou os responsáveis dos oito países mais ricos do mundo, reunidos até sexta-feira em Gleneagles, na Escócia, de serem responsáveis "pelos grandes males que minam os países do Sul".

Denunciando "a diminuição do preço das matérias-primas, o fardo da dívida e a concorrência dos produtos africanos, Touré lamentou que o G8 "aja como directório do mundo, sem qualquer legitimidade". A cerimónia de abertura da cimeira foi marcada pelos tiros dos caçadores tradicionais e pelos cânticos de grupos locais. Cartazes exigiam "É preciso pressionar o G8, que fez demasiadas falsas promessas nos últimos anos."

Situada 120 quilómetros a leste de Bamako, Fana não esconde o propósito daqueles que participam neste "Fórum dos Povos" "Não à agressão das multinacionais" ou "Lutar contra a pobreza é valorizar e proteger a produção local", pode ler-se em enormes cartazes espalhados um pouco por toda a cidade. Além de alertar o mundo para a posição africana, esta cimeira visa ainda "propor alternativas à injustiça social, económica e política" de que aquele continente é vítima.
»

Fonte: Diário de Notícias, 7 de Julho de 2005

No comments: