Thursday, July 07, 2005

«Actividades humanas estão a mudar clima - perguntas e respostas»

1. O que é o aquecimento global?

O aquecimento global, na origem das alterações climáticas, está directamente relacionado com o efeito de estufa. Neste processo, alguns gases atmosféricos, principalmente o dióxido de carbono (CO2), funcionam como capa protectora, que impede o calor da radiação solar de se escapar para o espaço exterior, mantendo uma situação de equilíbrio térmico no planeta. Sem o CO2, a Terra seria 30º Celsius mais fria. A maior concentração de gases na atmosfera está a intensificar o efeito de estufa e a alterar o equilíbrio climático do planeta.

2. Como se sabe que é a queima dos combustíveis fósseis que está a produzir o aquecimento global e as alterações climáticas?

A atmosfera da Terra é composta por 78,08% de azoto e 20,95% de oxigénio. O resto (0,8%) são gases raros, entre os quais o CO2, que existe hoje na percentagem de 0,037 (337 partes por milhão, ou ppm). Em 1750, antes da revolução industrial, essa percentagem era 0,028 (280 ppm). A análise do carbono a-tmosférico mostra que o CO2 que está a mais provém da queima de combustíveis fósseis e o aumento global da temperatura caminhou a par com o aumento do CO2. Só nos últimos 30 anos a temperatura do planeta subiu 1,8º Celsius .

3. O que fez a comunidade internacional para resolver o problema?


Em 1992, na Conferência do Rio, e depois de um painel de cientistas ter produzido um relatório a demonstrar pela primeira vez a existência do problema, é assinada a Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que apela à redução voluntária das emissões - não resultou. No âmbito desta convenção, em 1997, é aprovado o Protocolo de Quioto, o primeiro instrumento com metas concretas e obrigatórias para a redução das emissões de seis gases com efeito de estufa, entre os quais o CO2. Entrou em vigor a 16 Fevereiro.

4. Que metas são essas?


O protocolo estipula a redução global, até 2012, de 5,2% das emissões de gases com efeito de estufa, em relação aos valores de 1990. Mas isto aplica-se só aos 30 países industrializados que o ratificaram, incluindo a Rússia. O facto de os países em desenvolvimento, como a China e a Índia, que são grandes produtores de CO2, não serem obrigados a qualquer redução de emissões, foi uma das razões porque Bush recusou ratificar o protocolo. Hoje não restam, porém, dúvidas de que a redução global e drástica das emissões é indispensável para travar as alterações climáticas.

Fonte: Diário de Notícias, 7 de Julho de 2005

No comments: