Monday, June 20, 2005

Glamoroso!! Tiago em 3º!

Tiago Monteiro no pódio nos E.U.A.

Sejamos sinceros que apesar de ser verdade que o Tiago lá esteve, foi devido a uma corrida extremamente anormal. Catorze carros desistem na volta de apresentação. Porquê? Ao que parece a Michelin não foi capaz de levar para o circuito um pneu suficientemente resistente para o traçado que conseguisse completar o Grande Prémio com segurança para os pilotos. A Michelin no entanto tem vários factores para poder alegar este acontecimento. Desde o circuito que foi reasfaltado, passando pelas novas regras da "nova" Fórmula 1 que dizem que os pneus tem de durar um Grande Prémio completo (em média 305km). No entanto este pódio já ninguém lho tira.

Tiago na conferência de imprensa disse: «Este é o dia mais incrível da minha vida. Sei que só consegui este resultado devido aos acontecimentos estranhos que rodearam a corrida, mas fiz o meu trabalho o melhor que pude e soube, tive de lutar com o meu companheiro de equipa e também com o Albers e acabei por levar a melhor.
Não penso que nenhum dos pilotos que esteve na corrida não deu o seu máximo até as posições estarem definidas e estou feliz porque consegui vencer a única batalha que poderia travar. Nas últimas voltas reduzi um pouco o ritmo, pois estava na frente do Narain Karthikeyan e não havia qualquer razão para continuar a forçar.
O carro esteve impecável do principio até ao fim da corrida, mas nas primeiras voltas tive muito cuidado para não estragar os pneus, o que permitiu ao Albers acompanhar-me de perto. Depois das primeiras voltas pude atacar e a partir daí fui ganhando vantagem sobre os meus rivais mais directos. [...] No final o resultado foi o melhor possível e só posso agradecer à minha familia, amigos, patrocionadores e todos os que me apoiaram, bem como à minha equipa, a ajuda que me deram, pois sem eles não poderia estar aqui.»
No entanto como o Tiago disse, deu 30 segundos ao Narain que tem um carro idêntico e até tinha o carro mais leve por ter menos gasolina que o nosso compatriota. Agora esta corrida pode ter sido uma opurtunidade única para o Monteiro ir ao pódio, e também para ser visionado por outras equipas, com outros meios, que podem levar a aspirar a resultados mais elevados. Agora veremos como vai ser com o Tiago e acho que todos os portugueses desejam o melhor para ele.
Alexandre MM Caetano

2 comments:

Nuno Gonçalves said...

Os meus sinceros parabens. O título ninguem lhe tira!

Anonymous said...

É como diz: é só pena que tenha sido numa corrida tão "anómala", penso que tira infelizmente muito mérito à vitória... Mas é melhor do que nada e catapulta o nome do piloto português para um novo patamar. Espero que ele aproveite este salto para se promover e talvez dar o salto para uma marca mais competitiva.