E tem toda a razão. Não se pode olhar para o Papa como uma pessoa comum, temos de o ver pela perspectiva da religião, se quisermos perceber o porquê de tudo isto por causa de uma única pessoa. E se conseguirmos fazê-lo (olhar para ele através da perspectiva católica), facilmente se chega a conclusão de que realmente foi um grande homem e que deu passos grandiosos dentro de algo que, muitas vezes, pára no tempo e que se recusa a acompanhar a evolução social: a Igreja Católica. Pois, não é qualquer padre que está disposto aceitar e a ser tolerante com todas as religiões, a reconhecer e a pedir perdão pelos erros e pecados dos católicos (ele pediu perdão a todos os judeus), a ser aberto com todas as culturas e etnias, e a ter um papel interventivo, mesmo contra o poder político. Por tudo isto, e muito mais, foi realmente "uma das figuras mais importantes da história contemporânea". (Nota: é óbvio que assumiu determinadas posições com as quais jamais poderia concordar, como na questão dos meios contraceptivos, na do aborto e na do papel das mulheres na Igreja, no entanto, como já disse antes, temos de olhar para ele, não como um homem comum, mas como uma figura dentro da Igreja Católica.)
1 comment:
E tem toda a razão. Não se pode olhar para o Papa como uma pessoa comum, temos de o ver pela perspectiva da religião, se quisermos perceber o porquê de tudo isto por causa de uma única pessoa. E se conseguirmos fazê-lo (olhar para ele através da perspectiva católica), facilmente se chega a conclusão de que realmente foi um grande homem e que deu passos grandiosos dentro de algo que, muitas vezes, pára no tempo e que se recusa a acompanhar a evolução social: a Igreja Católica. Pois, não é qualquer padre que está disposto aceitar e a ser tolerante com todas as religiões, a reconhecer e a pedir perdão pelos erros e pecados dos católicos (ele pediu perdão a todos os judeus), a ser aberto com todas as culturas e etnias, e a ter um papel interventivo, mesmo contra o poder político. Por tudo isto, e muito mais, foi realmente "uma das figuras mais importantes da história contemporânea".
(Nota: é óbvio que assumiu determinadas posições com as quais jamais poderia concordar, como na questão dos meios contraceptivos, na do aborto e na do papel das mulheres na Igreja, no entanto, como já disse antes, temos de olhar para ele, não como um homem comum, mas como uma figura dentro da Igreja Católica.)
Post a Comment