Wednesday, January 19, 2005

Reciclagem

Tudo o que é produzido pela Natureza rapidamente de transforma noutras coisas. Mas o Ser Humano produz vários tipos de material que não são facilmente degradados pelos agentes da Natureza e, como não somos tão poucos como isso, há uma grande quantidade desses materiais espalhados por todo o lado:
- O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos.
- Uma simples pastilha elástica pode levar 5 anos.
- As latas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos!
- O plástico pode levar até 500 anos. Mas alguns, simplesmente, não se decompõem.
- O vidro fica um milhão de anos na natureza sem se decompor!
Então, temos de arranjar uma solução para acabar com esse tipo de lixo. Podemos reaproveitá-lo. É o que a reciclagem faz. Na reciclagem, o lixo é tratado como matéria-prima que será reaproveitada para fazer novos produtos. As vantagens: diminui a quantidade de lixo que vai para os lixões, os recursos naturais são poupados, reduz a poluição, além de gerar empregos.
Curiosidades:
- Salvam-se cerca de 20 árvores se reciclarmos uma tonelada de papel.
- Poupam-se 400 quilos de areia para fabricar uma tonelada de vidro, se este for produzido a partir do partir do vidro reciclado.
- Os plásticos são feitos a partir do petróleo, que é um recurso não renovável, para além de extremamente poluente. Reciclar plásticos diminui a poluição do ar.






Este é realmente um assunto muito mais sério do que parece. Nem todos se aperceberam ainda da sua dimensão. Espero que tudo isto, pelo menos, tenha feito pensar alguém. Porque é a partir da consciencialização que se mudam mentalidades e formas de agir. Pensem nisso... :)

3 comments:

Alexandre Caetano said...

Vou começar a fazer a reciclagem!

Alexandre Carvalho said...

sim senhora...
agr falta continuar... ;)
porque a consciencialização é um processo contínuo e consequente, senão perde-se...
Qq dia tou-te a consciencializar as pessoas além de ambientalmente, civicamente, politicamente, etc etc... ;) seria bom sinal:)

Alexandre Carvalho said...

sorry, escapou-me aqui uma palavra.... já a apanho... Qualquer dia estou te a ver a consciencializar as pessoas além de ambientalmente... :O