Tuesday, November 02, 2004

Álvaro Campos - Trapo

O dia deu em chuvoso.
A manhã, contudo, esteve bastante azul.
O dia deu em chuvoso.
Desde manhã eu estava um pouco triste.

Antecipação! Tristeza? Coisa nenhuma?
Não sei: já ao acordar estava triste.
O dia deu em chuvoso.

Bem sei, a penumbra da chuva é elegante.
Bem sei: o sol oprime, por ser tão ordinário, um elegante.
Bem sei: ser susceptível às mudanças de luz não é elegante.
Mas quem disse ao sol ou aos outros que eu quero ser elegante?
Dêem-me o céu azul e o sol visível.
Névoa, chuvas, escuros — isso tenho eu em mim.

Hoje quero só sossego.
Até amaria o lar, desde que o não tivesse.
Chego a ter sono de vontade de ter sossego.
Não exageremos!
Tenho efetivamente sono, sem explicação.
O dia deu em chuvoso.

Carinhos? Afetos? São memórias...
É preciso ser-se criança para os ter...
Minha madrugada perdida, meu céu azul verdadeiro!
O dia deu em chuvoso.

Boca bonita da filha do caseiro,
Polpa de fruta de um coração por comer...
Quando foi isso?
Não sei...
No azul da manhã...

O dia deu em chuvoso.

5 comments:

Alexandre Carvalho said...

ando numa fase para n comentar as coisas, e sim apreciar as coisas sem analisá-las... podia dizer a coisa mais bonita mas para mim n teria sentido, o q faz sentido é vivê-la... E no presente, tal como no poema, estou a viver, e assim n vale a pena comentar o poema, basta vivê-lo.

Alexandre Carvalho said...

ando numa fase para n comentar as coisas, e sim apreciar as coisas sem analisá-las... podia dizer a coisa mais bonita mas para mim n teria sentido, o q faz sentido é vivê-la... E no presente, tal como no poema, estou a viver, e assim n vale a pena comentar o poema, basta vivê-lo.

Susana Nunes said...

Gostei da maneira como o espírito do poeta, os seus sentimentos, invadem e influenciam o meio ambiente (ou vice-versa, depende da perspectiva)... Toda a gente se sente assim de vez em quando... Se não estivermos bem, mesmo os dias mais bonitos nos parecem desagradáveis em algum aspecto.
Eu sempre gostei muito de Fernando Pessoa, se bem que o meu principal interesse é mais sobre a sua faceta como pessoa (que bem que aqui fica... =P ), indivíduo, talvez por causa da sua fascinante excentricidade. De resto, o meu heterónimo preferido sempre foi o Caeiro...

Alexandre Carvalho said...

Sinceramente gosto mesmo de todos os heterónimos... Cada um tem a sua fase, mas o ortónimo tb me provoca um fascínio enorme... acho q todas as facetas de pessoa (ortónimos, heterónimos) estão tb presentes na minha personalidade.. Talvez até tenha outras! mas este homem consegue trazer á superfície partes de mim q eu até o ter lido nunca as tinha analisado com tanta profundidade... Daí eu gostar imenso deste homem!

Alexandre Caetano said...

Eu gosto mesmo deste Álvaro Campos. É mesmo o meu predilecto. Também gosto muito do ortónimo, mas pronto. lol