Monday, November 08, 2004

Lembranças...

Há dias em que olhamos para trás e não nos reconhecemos a nós mesmos no passado. Parece que quem o viveu não fomos realmente nós, mas outra pessoa, como se nos sentissemos estranhos à nossa própria existência. Muitos acontecimentos já por lá ficaram perdidos e não nos lembramos. Outros permanecem muito vagos na nossa memória. Mas são aqueles que não se esquecem que mais nos afectam, como se não tivessem nunca um verdadeiro fim. Às vezes, temos vontade de recomeçar do zero. De apagar todas essas lembranças que nos perseguem como assombrações, tanto para o mal como para o bem, e começar de novo. Mas são essas que fizeram e fazem de nós o que somos hoje, que moldaram a nossa essência como indivíduos. Há quem diga que se pudesse voltar atrás na vida não faria as coisas da mesma maneira. Será? Se pudessemos mesmo voltar atrás na vida mudaríamos alguma coisa? O quê? Acho que é um bom tema de discussão.

4 comments:

Alexandre Caetano said...

Hoje em dia, talvez só alterasse uma coisa em mim. Aquele meu enorme desejo de conhecer uma pessoa vai fazer 5 anos... Sofri tanto, quer por coisas que ela me dizia, quer pelo que eu sentia. Depois também sempre achei difícil haver alguma coisa entre nós, quer pelo que me contavam, quer pela distância. Mas o que ela dizia... Talvez fosse só mesmo isso o que mudaria. Não posso dizer que seja feliz, mas também ser feliz é muito subjectivo.

Alexandre Carvalho said...

Boas.. Eu sei q tenho andado desaparecido destas paragens electrónicas, msa sinceramente, n tenho tido nem o tempo e talvez até a vontade de escrever o q for. Será q a culpa é dos temas q n me agradam? Ou eu é q tenho-me desinteressado por esses temas?.. N sei, mas por enquanto a versão oficial prende-se com a efemeridade do tempo, e com as escolhas (opções prioritárias) q tenho feito ultimamente na gestão desse tempo, q disponho cada vez menos...

Bem, qto ao tema em si... vou ser rápido, pq a esta hora q tou a começar a escrever já devia ter saído de casa... :P Já tive esta conversa contigo susana, mas agora reafirmo o mesmo em frente do alexandre ( e outros q nos estejam a ler): a vida, como sabes parcialmente, n tem sido fácil para mim. E quem o sabe melhor q tu diz-me, sempre q alcanço algo de bom, q já o tinha feito por o merecer. Mas a questão n é essa. A questão prende-se com o q está para trás, embora nos pareça-nos mais distante ou longínquo, é quem realmente nos faz. A vida é feita de pequenos nadas, diz(ia) o sérgio godinho, e o mesmo se pode aplicar na formação do indivíduo. A vida n tem sido fácil para mim, como acredito q para muita gente. Mas se esta vida, dos quais tantos episódios são dolorosos, me tornou - e posso dizer isto sem cagança - o homem q me tornou hoje, então posso afirmar, com orgulho q valeu a pena. Se tenho orgulho na pessoa q sou hoje, esse sentimento é ainda superiorizado pela certeza q posso ser ainda muito melhor, e q é para lá q quero caminhar. agora um pouco de lirismo: «A estrada era sinuosa, difícil e cheia de sobressaltos. Porém, agora, a luz copmeça a irromper pela escuridão...» Um versozinho assim inventado a pressão... ; )

Susana Nunes said...

Pois é Obelex... Às vezes também sinto isso. Mas tipo: se pudessemos mesmo voltar atrás, também retrocederiamos como pessoas, voltando a ser os mesmos dessa altura, logo escolheriamos exactamente os mesmos caminhos, pois se o fizemos antes por alguma razão foi. Sendo mais utópicos ainda, se pudessemos voltar atrás, com a consciência que temos hoje, assim que seguissemos caminhos diferentes, a nossa consciência também mudaria, e quem é que nos diz que não seria para pior?
De qualquer maneira, parece-me que tens toda a razão Alex. Se temos orgulho em quem somos hoje, então temos de "agradecer" ao nosso passado.
Por acaso, a subjectividade da felicidade é outro bom tema. É estranho ver como existe gente que nunca se contenta com nada e outras pessoas que encontram a felicidade mesmo nas coisas mais pequeninas. Que não precisam de muito para sorrir. Felizmente, tenho dias assim... ;)

Alexandre Caetano said...

Mas enfim... A vida é assim... Também, o que é viver? Tu vives, eu sobrevivo... começo a pensar seriamente para pedir ao gay da turma para me apresentar amigos... Pode ser que o meu sucesso suba..