Monday, November 01, 2004

Distância

Querem saber como é que deve ser uma relação? A liberdade a dar a essa pessoa, à tal que nós amamos? Peguem num bocado de areia e apertem com força com a vossa mão. O que é que acontece? A areia foge. Agora abram a mão? A areia continua a fugir assim que venha uma rajada de vento, certo? Agora ponham a vossa mão em forma de concha, de maneira à areia ficar segura nas vossas mãos. A areia deixou de cair, certo? Devia ser sempre assim, um meio termo.
Mas não. As pessoas quando se trata de um amor, ou mesmo às vezes de uma amizade, esquecem-se que liberdade é um direito, não um dever. Este exemplo da areia é um bom exemplo. Quanto mais queremos uma coisa, quanto mais a desejamos, mais a vemos longe de nós. É fisico, é psicológico? Talvez um bocado de cada, fisicamente porque quanto mais a temos perto de nós, mas longe ela quer estar. Psicologicamente porque parece que tudo o que fazemos para ter a coisa, é errado e que nada bate certo, atão não pensamos noutra coisa a não ser aquilo. A vida foi feita para levarmos com uma tranquilidade correcta, isto é, termos segurança daquilo que temos, daquilo que queremos, e não estarmos arrependidos daquilo que somos, fizemos, queriamos e até mesmo tinhamos. Mas a vida continua, mesmo sem aquilo que mais desejamos...
Alexandre MM Caetano

9 comments:

Alexandre Carvalho said...

A vida continua, nem mais... E agarra-te a ela, e agarra-a bem, pq na praia q é a nossa vida, o q n falta é areia...

Alexandre Caetano said...

Hm?! Realmente na praia faz-se/fez-se muita coisa, mas nada é para aqui chamado. Depois, areia não há só na praia. Há em casa quando há animais de estimação, ou em qualquer obra da construção civil...

Alexandre Carvalho said...

para quem escreveu um tema tão sério, estava á espera de um resposta no mesmo plano q o do post... espero q tenhas percebido a metáfora, ela até te pode ensinar bastante, se lhe deres a devida atençao...

Susana Nunes said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Susana Nunes said...

Não sabia bem o que comentar, mas parece-me que o Alex tem toda a razão... E acho que o que tu procuras fazer nem é segurar a areia nas mãos, mas deixá-la fugir por entre os dedos até te deparares com uma concha, que será perfeita aos teus olhos e que guardarás para sempre contigo. O resto é apenas uma busca, um caminho onde te irás deparar com outras conchas, que não te despertarão interesse algum, e até lixo (no estado em que as nossas pobres praias estão... lol). Mas só pararás no momento exacto em que a areia que se escapa por entre os teus dedos deixar vislumbrar a tal concha. É ela que dará sentido à tua vida e fim à tua busca incessante.
Quanto à liberdade numa relação, acho que tenho uma visão um pouco antiquada, mas que, sinceramente, me parece a mais correcta. Actualmente, considera-se que numa relação moderna, cada um deve ter a sua liberdade, ter os seus amigos, ter os seus "hobbies", as suas saídas... Eu pergunto: onde raio fica o "nós", o "nosso"?. Se só há o "tu" e o "eu", o "meu" e o "teu" por que motivo se estabeleceu uma relação? Eu acho que quando se ama alguém de verdade, tudo o resto deixa de fazer sentido. Queremos passar cada dia, cada hora, cada minuto, cada segundo ao lado dessa pessoa, aproveitando cada momento intensamente, apaixonadamente, porque tudo o que existe fora do "nós" passa a ser completamente superficial, tempo desperdiçado em algo que deixou de ter importância.
É claro que estou a levar isto ao extremo, na vida real é impossível ter-se uma relação assim. Pode ser apenas uma ilusão, mas também me parece que essa concepção actual da liberdade que se deve ter numa relação é exagerada demais.

Alexandre Caetano said...

Mas eu falo de alhos e vocês falam-me em bugalhos. Eu tou a falar da liberdade que se deve dar a uma pessoa. Sendo a mão aberta e fechada, dar liberdade e querer a pessoa só para nós, respectivamente. Agora vocês puseram-se logo a falar de conchas e o caraças... Xila! lol

Susana Nunes said...

Desculpa lá mas quem não está a entender és tu... Não sabes o que são metáforas?

Alexandre Carvalho said...

vcs estão a entrar numa discussão q se tiverem mm interessados nela, vão demorar um bocado a chegar a uma conclusão... Eu cá fico com a minha metáfora, fico contente se a perceberem, se n, então continuem, algum dia a metáfora vai-vos encontrar... e aí, talvez aí, perceberão o seu significado... Nesta discussão n me meto mais. A n ser q acha q a minha intervenção seja realmente importante... ;p

Alexandre Carvalho said...

desculpem tar a abusar nas letras das músicas, mas visto q andamos todos apaixonados (lol) achei por bem dizer isto:

- Tom Waits (pois tá claro, quem mais poderia ser?...)

- Jersey Girl (1980)

Got no time for the corner boys
Down in the street makin' all that noise
Don't want no whores on Eighth Avenue
Cause tonight I'm gonna be with you

Cause tonight I'm gonna take that ride
Across the river to the Jersey side
Take my baby to the carnival
And I'll take you on all the rides

Down the shore everything's alright
You with your baby on a Saturday night
Don't you know that all my dreams come true
When I'm walkin' down the street with you

Sing sha la la la la sha la la la la la la la la
Sha la la la la la sha la la la la la
I'm in love with a Jersey girl
Sha la la la la sha la la la la la yeah yeah yeah
Sha la la la la sha la la la la la

You know she thrills me with all her charms
When I'm wrapped up in my baby's arms
My little angel gives me everything
I know someday that she'll wear my ring

So don't bother me cause I got no time
I'm on my way to see that girl of mine
Nothin' else matters in this whole wide world
When you're in love with a Jersey girl

Sing sha la la la sha la la la la la yeah yeah
Sha la la sha la la sha la la la la
I'm in love with a Jersey girl
Sha la la la sha la la la la la la yeah yeah
Sha la la sha la la sha la la la la la

And I call your name, I can't sleep at night

Sha la la la sha la la la la la la la la yeah
Sha la la la la sha la la la la
I'm in love with a Jersey girl
Sha la la la yeah, don't bother me just ain't got no time
Sha la la la la la la la la
I'm in love, I'm in love with a Jersey girl
Sha la la sha la la sha la la la la la

Dedicado a ti.