Sunday, October 31, 2004

Relação Meios / Fins

No Sábado passado originou-se uma pequena discussão sobre um tema que me parece merecer alguma reflexão: será que dizer "os fins justificam os meios" ou "os meios justificam os fins" vai dar ao mesmo?
É uma questão, para a qual, assim à primeira vista, também não tenho resposta. Talvez simplifique um pouco o problema se o adaptarmos à prática. Quanto à primeira expressão ("os fins justificam os meios"), podemos, por exemplo, imaginar que um país qualquer está a passar por um período de crise financeira extrema. O Governo desse país, para a superar (o fim), pode tentar vários caminhos (os tais meios). Pode, por exemplo, implantar uma série de novas reformas a nível económico, pouco drásticas e aparentemente de pouco impacto, que possivelmente resolverão o problema, mas apenas a longo prazo. Ou então, pode enveredar por uma solução mais drástica, diminuindo os salários, aumentando consideravelmente os impostos, entre outras reformas, que serão de um impacto muito maior, mas que trarão resultados a curto prazo, e visivelmente mais satisfatórios a nível governamental (mas não a nível populacional, obviamente). Se questionassem o Governo sobre as suas decisões, muito provavelmente, este responderia que "os fins justificam os meios", isto é, que a superação da crise justifica as decisões tomadas.(Este exemplo parece-me um pouco familiar, não sei porquê.)
Quanto à segunda expressão ("os meios justificam os fins"), se aplicarmos o mesmo exemplo, poder-se-ia dizer que as decisões tomadas justificam a superação da crise? Perde o sentido, não? Mas, por exemplo, um estudante tem de fazer um determinado trabalho, mas os recursos de que dispõe não são muitos, o que o limita um pouco, e acaba por ser avaliado com uma nota pouco satisfatória. Ele poderia afirmar que os recursos de que dispunha justificam a nota que teve, isto é, que "os meios justificam os fins". Do mesmo modo que no exemplo anterior, ele não poderia dizer que a nota que teve justifica os recursos de que dispunha ("os fins justificam os meios"), pois não teria sentido algum.
Em conclusão, as duas expressões podem ser consideradas correctas, mas não no mesmo contexto, pois se substituirmos uma pela outra, o que é dito deixa de fazer sentido. Com esta reflexão, espero ter contribuído para o esclarecimento e para a "iluminação intelectual" dos frequentadores do nosso blog, pelo menos para mim serviu... =P

5 comments:

Alexandre Caetano said...

Epah... A mim só me baralhou ainda mais... lol

Alexandre Carvalho said...

fiquei orgulhoso de um tema q eu levantei ter sido «posto á prova» aqui, e tenho ideia q concordo contigo... Agr tb acho q qdo se diz os meios justificam os fins, ele é entendido (popularmente, diga-se) como os fins justificam os meios. E passo a explicar pq:
embora a análise da susana em termos semânticos esteja correctíssima, o senso comum distorce esse resultado. Isto, na minha opinião, deriva do ainda português em alguns casos ainda arcaico q utilizamos. Como é o caso. Qdo diz-se os meios justificam os fins, como disse, ele é interpretado comummente (está bem escrito?) como os fins justificam os meios, pq era assim q era interpretado antigamente e actualmente, popularmente. Logo, para perceberem melhor o q eu estou a dizer, onde se lê «os meios justificam os fins» deveria-se ler, para ficar mais simples, pelo menos no portugês corrente, «os meios são justificados pelos fins». Eu sei q isto ainda pode ter confundido ainda mais o (outro) Alexandre, mas era assim q as coisas eram interpretadas antigamente, embora repita, a análise da susana esteja certa e de preferência deveria ser dessa maneira q deveria ser dito. E por falar em dito:

Tenho dito.

Susana Nunes said...

Concordo plenamente, até porque na minha reflexão o meu maior obstáculo foi superar esse pre-conceito (e não preconceito, entenda-se) do senso comum.

Anonymous said...

Susana conseguiste provar k as duas expressoes sao distintas e k nos levam a conclusoes diferentes!

Anonymous said...

Boa Noite...Ai este tema me lembra de Maquiável, muitos leram e comentaram sobre a obra dele, inclusive " Eu"!Assim , hoje em dia , na maioria das vezes, Maquiavel é mal interpretado. Maquiavel, ao escrever sua principal obra, O PRÍNCIPE, criou um "manual da política", que pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes. Talvez por isso sua frase mais famosa: -"Os fins justificam os meios"- seja tão mal interpretada. Mas para entender Maquiavel em seu real contexto, é necessário conhecer o período histórico em que viveu e isso dá panos para muitas mangas!Maquiavel não era o vilão que as pessoas pensam. Ele não era nem malvado. O termo maquiavélico tem sido constantemente ml interpretado:
"Os fins justificam os meios" .Maquiavel , ao dizer essa frase, provavelmente não fazia idéia de quanta polêmica ela causaria. Ao dizer isso, Maquiavel não quis dizer que qualquer atitude é justificada dependendo do seu objetivo. Seria totalmente absurdo. O que Maquiavel quis dizer foi que os fins determinam os meios. É de acordo com o seu objetivo que você vai traçar os seus planos de como atingi-los.Ai não vou estar a estender-me senão complica " Tudo".Valeu pelo tema, deu para dar uma refrescada na memória.
Boa Noite.