Saturday, October 16, 2004

Anel vaginal contraceptivo

A mais recente inovação na contracepção é o anel vaginal contraceptivo, que a partir de Maio 2004 vai estar disponível no mercado português.

O novo método contém uma combinação de estrogénio e progestagénio e consiste num anel flexível, transparente e incolor, que proporciona uma óptima eficácia contraceptiva durante um mês e é facilmente aplicável pela própria mulher.

O seu mecanismo de acção baseia-se na libertação de uma combinação hormonal de etonogestrel e estradiol semelhante à contida nas pílulas contraceptivas.

O anel é aplicado na vagina, onde deve permanecer durante três semanas. Após este período a utilizadora retira-o durante uma semana, período durante a qual vai ter um fluxo menstrual.
É a própria mulher que insere o anel, tendo que ser utilizado todos o meses um novo anel para se manter uma óptima contracepção.

A posição do anel dentro da vagina não influencia a eficácia anticoncepcional uma vez que não se trata de um método de barreira, mas sim hormonal. Uma vez inserido, o anel vai libertando continuamente uma dose baixa de hormonas com efeito anticoncepcional e diminuindo os efeitos indesejáveis atribuídos aos métodos contraceptivos hormonais.

Resultados de um estudo que incluiu 6500 profissionais de saúde e as suas pacientes revelaram que 96 por cento das mulheres mantinham o uso do método e mostraram estar satisfeitas com esta inovação.

A maneira que se põe e tira é que me faz confusão mas enfim...
http://xl.sapo.pt/?play=/MTA4NDU1MTYzOQ==/MTQwNTIwMDRfYW5lbHZhZ2luYWwt
cmVtb3Zlcl8x /MDU yZDY3N2NlYmIyZWIxYmFmZTRjZTkzOTI3NTg4Zjk=/sapo


http://xl.sapo.pt/?play=/MTA4NDU1MTU5OA==/MTQwNTIwMDRfYW5lbHZhZ2luY
WwtaW5zZXJpcl8x/ZWUzNGYyYmQwNzdjY2U0
ZmZhNjY1MjY5M2MxNzhhNzQ=/sapo



12 comments:

Susana Nunes said...

Também me faz uma certa confusão. Acho que prefiro a ideia do "adesivo"... :P

Alexandre Caetano said...

"Adesivo"?! Queem? Onde? O quê? lool... Sou um leigo quanto a novos nomes... lol

Susana Nunes said...

Também é em substituição da pilula, só que é em forma de adesivo que se cola na pele, tipo aquele para deixar de fumar.

Alexandre Caetano said...

Nunca tinha ouvido falar... Mm assim acho que prefiro o tradicional preservativo. Acho mais seguro, e protege as DST's! :P

Susana Nunes said...

Claro... Ninguém pôs o preservativo de lado. Esse é indispensável mesmo. O ideal é a combinação do preservativo com outro contraceptivo: pílula, anel vaginal ou adesivo.

Alexandre Caetano said...

Hm... Eu acho, mas isto sou só eu, que ninguém mistura nada. Conheço pessoas que usam só ou uma coisa ou outra, 2 ao mesmo tempo é que nunca ouvi falar. Enfim, mentes...

Susana Nunes said...

1º Sabes, certamente, que nenhum desses meios contraceptivos é 100% eficaz (espero eu).

2º Também sabes que, mesmo que uma rapariga tome pílula, nunca se pode fiar apenas nisso. A pílula (quando falo de pílula, também podem ser esses tais adesivos ou anéis vaginais, dos quais ainda não estou muito bem informada), para além de não ser 100% eficaz contra a gravidez indesejada, não proteje das DST's.

3º Assim sendo, fico a supor que és contra a ideia de uma mulher também se preocupar com a sua protecção, pois se não concordas com a combinação de meios contraceptivos, logicamente, achas que ou só a pílula ou só o preservativo. Como já expliquei que só a pílula não resulta, deves ser apologista de que o "gajo trata do assunto e pronto", o que é uma ideia completamente desactualizada e machista. Nos dias de hoje, uma mulher NUNCA se pode fiar nessas coisas, ou corre o risco de ver-se numa situação muito delicada e difícil, e pior que isso, sozinha.

4º Qualquer ginecologista ou até mesmo o teu médico de planeamento familiar (sim, porque todos nós temos um no serviço público, embora muita gente desconheça esse facto) aconselha a combinação do preservativo com outro meio contraceptivo feminino. Só assim podemos estar minimamente seguros.

É óbvio que não é esta a ideia que tenho de ti, não fiques preocupado, mas com a tua resposta achei que precisavas de alguns esclarecimentos. Sobre este assunto, toda a informação é pouca.

Alexandre Caetano said...

Raios! Mas serei sempre o considerado inculto da familia? lol

Alexandre Carvalho said...

Sinceramente... tou fascinado... mas n me parece q tenha gostado de ter recebido tanta informação neste post sobre isto. n me sinto feliz por isso, pelo menos...
;p

Susana Nunes said...

Não percebo o porquê de n gostares de receber tanta informação sobre o assunto... lol
Afinal, isto é algo k interessa a toda a gente. :P

Alexandre Carvalho said...

o anel? se disseres q o sexo é algo q interessa a toda a gente, sou forçado a concordar contigo... mas o anel?.. pessoalmente acho q até uma coisa bastante práctica, pela sua utilidade(n necessariamente pelo seu modo de utilização lol), mas daí a interessar a mim e a muita gente... acho q n... mas quanto á outra coisa...;)

Susana Nunes said...

lolol... eu referia-me aos meis contraceptivos no geral... sinceramente também não me cativa muito qualquer informação sobre "essa coisa"... lol