Thursday, October 28, 2004

Amizade, amor ou sexo?

O que é mais importante? O amor ou a amizade? Sempre gostava de saber isso... Depois, que devemos nós ouvir? A cabeça ou o coração? E quando temos duvidas daquilo que sentimos por uma pessoa? Ou até mesmo várias? Até onde vai uma boa amizade? É possivel manter uma amizade havendo sexo? Como é que se resolve esta equação? Gostava de conciliar os 3 com uma pessoa, mas a vida não se mantem assim, cada pessoa para cada coisa. É triste, principalmente quando se mete as 3 pessoas mais importantes da nossa vida. E agora... O meu coração diz para ter tudo com uma pessoa, mas a minha cabeça diz para continuar assim. O que fazer quando não se confia plenamente na pessoa que se ama? O mais dificil ainda... Quando amamos uma pessoa em que confiamos quase tudo sobre nós, devemos arriscar, ou manter uma simpatica relação de amizade? Queria tanto saber aquilo que eu realmente quero, mas ao arriscar, posso à vontade riscar uma ou até mesmo duas pessoas da minha lista de amizades... Enfim...

Alexandre MM Caetano

5 comments:

Susana Nunes said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Susana Nunes said...

Nem tu imaginas o quanto este teu texto faz sentido, neste momento, para muita gente. Mas acho que te falta pôr uma questão importante: quando é que realmente temos a certeza de alguma coisa? Quando se fala de sentimentos que, de tão próximos que são, podem ser confundidos tão facilmente, quando é que se tem realmente a certeza? Quando é que nos apercebemos de que queremos ficar com alguém para o resto da vida, independentemente dos seus defeitos? Será que realmente se chega alguma vez a saber, ou nós é que, de tanto esperarmos por isso, começamos a fantasiar um pouco a realidade? Será que o AMOR é real? Brian L. Weiss diz que sim. E eu gosto de acreditar nisso. Mas nada nos diz que não seja apenas fruto da nossa cultura.
Quanto à relação amizade/amor há muito que se lhe diga. Supostamente quando há amor tem de haver amizade, mas será que não pode haver amizade com amor? Qual é o limite? Até onde se pode ir apenas numa amizade? O sexo será permitido? Eu sempre achei que não. Nunca consegui ver o sexo isolado do amor. E cada vez tenho mais certeza disso. Mas há sempre quem diga o contrário, por experiência própria. Por isso, deve ser algo muito subjectivo. Os limites e as barreiras então, possivelmente, dependem de cada um de nós. O mais complicado é que uma relação, seja ela de amizade, sexo ou amor, tem de ser vivida a dois (convencionalmente, claro). Se as barreiras e limites são diferentes de pessoa para pessoa, então a questão está em como gerir este problema. Não nos podemos simplesmente impôr às outras pessoas. Tem de haver uma certa adaptação suponho.
Agora, quanto à questão: "Quando amamos uma pessoa em que confiamos quase tudo sobre nós, devemos arriscar, ou manter uma simpatica relação de amizade?"... Parece-me que não há dúvidas. Se, finalmente, se descobre o que é amar (pelo menos por alguns momentos julga-se que sim), não me parece que essa seja uma oportunidade que se deva deitar fora. É uma grande dádiva amar num mundo como o nosso. E desperdiçá-la é praticamente um "sacrilégio".
A luta entre o instinto e o racional é realmente uma luta constante, diária. O nosso coração pode levar-nos para um lado e a cabeça para outro completamente oposto. Saber quais são as alturas em que nos devemos deixar levar por cada um é muito difícil. Os apaixonados pela vida dizem que nos devemos guiar sempre pelo instinto, pelo coração... Foi a perspectiva que sempre mais me agradou, mas todos sabemos que não é possível viver assim nos nossos tempos. O instinto é muito ingénuo, acredita ainda nos "contos de fadas"... Tem de haver algo que diferencie o imaginário da realidade. É aí que entra a nossa razão. Não que ela esteja sempre correcta, mas, pelo menos, tem os olhos um pouco mais abertos. E isso é muito importante.

«The game we're playing is life (my love),
Love is a two way dream...»

Bachelorette
Bjork

Alexandre Carvalho said...

nem vou fazer nenhum comentário longo... para quê? a maior parte do q poderia dizer está no texto da susana... Faço das tuas as minhas palavras... ;)

Anonymous said...

Boa Noite.Tema que dá panos para mangas também.Por experiência própria, sei que misturar a amizade com sexo não dá mesmo.Perdi um "amigo" quando deixamos o "sexo" acontecer entre nós!Amigo é para ser simplesmente "amigo", não podemos misturar as coisas, pois saímos "perdendo de alguma forma" e perdemos "feio" pq, se perde a "Amizade"!E amigos são tão...mais tão raros hoje em dia! Meus amigos mesmo de verdade, com quem sei que posso contar, ser eu mesma, cabem na palma de uma das minhas mãos: São "Apenas Cinco",,,isto mesmo 5 Amigos mesmo e pronto final! Talvez outros vão acontecer, surgir ao longo dos anos, mas neste exacto momento é apenas uma mãozinha deles!Encontrei um texto acá que fala sobre o tema, vou deixar algumas partes dele:
O primeiro passo para a felicidade sentimental consiste em aprendermos a ficar razoavelmente bem sozinhos.
Pessoas capazes de ficar bem consigo mesmas são menos ansiosas e podem esperar com mais sabedoria a chegada de amigos e parceiros sentimentais adequados.
Temos que aprender a definir com precisão nossos sentimentos.
Nós pensamos por meio das palavras e se as usarmos com mais de um sentido poderemos nos enganar com grande facilidade.
Amor é o sentimento que temos por alguém cuja presença nos provoca a sensação de paz e aconchego.

O aconchego representa a neutralização do vazio, da sensação de desamparo que vivenciamos desde o momento do nascimento. O aconchego é um "prazer negativo", ou seja, a neutralização de uma dor que existia - nos leva de uma condição negativa para a de neutralidade.

Amizade é o sentimento que temos por alguém cuja presença nos provoca algum aconchego e cuja conversa e modo de ser nos encanta.

Segundo essa definição, a amizade é sentimento mais rico do que o amor, já que a pessoa que nos provoca o aconchego - apesar de que menos intenso e, porisso mesmo, gerador de menor dependência - é muito especial e desperta nossa admiração pelo modo como se comporta moral e intelectualmente.
Sexo é uma agradável sensação de excitação derivada da estimulação das zonas erógenas, de estímulos visuais e mesmo de devaneios envolvendo jogo de sedução e trocas de carícias tácteis.

É evidente que a sexualidade envolve questões muito complexas, que não cabe aqui discutir. Quero apenas enfatizar que sexo e amor correspondem a fenômenos completamente diferentes, sendo que o amor está relacionado com o "prazer negativo" do aconchego e o sexo é "prazer positivo", já que nos excitamos e nos sentimos bem mesmo quando não estávamos mal; o amor nos leva do negativo para o zero, ao passo que o sexo nos leva do zero para o positivo.
Amor, sexo e amizade podem existir separadamente e também podem coexistir.

A mesma pessoa pode nos provocar aconchego e desejo sexual mesmo sem nos encantar intelectualmente; nesse caso, falamos de amor e de sexo. Podemos estabelecer um elo de amizade e sexo sem o envolvimento maior do amor. Podemos vivenciar o sexo em estado puro, assim como o amor - como é o caso do amor que podemos sentir por nossa mãe, que independe de suas peculiaridades intelectuais e não tem nada a ver com o sexo.
A escolha amorosa adequada se faz quando o outro nos desperta o amor, a amizade e o interesse sexual. A essa condição tenho chamado de +amor, mais do que amor.
Não é raro que no início do processo de intimidade a sexualidade não se manifeste em toda sua intensidade. Isso não deve ser motivo de preocupação, já que faz parte dos medos que todos temos quando estamos diante de alguém que nos encanta de modo especial.
Temos medo de perder aquela pessoa tão especial e do sofrimento que, nessa condição, teríamos. Temos medo de nos aproximarmos muito dela e de nos diluirmos e nos perdermos de nós mesmos em virtude de seus encantos.
preciso muita atenção, pois o medo tende a se esconder atrás das dúvidas que derivam das diferenças no modo de ser do outro, do menor desejo sexual inicial e também das eventuais dificuldades práticas derivadas das circunstâncias da vida daqueles que se encontraram e se encantaram.

O medo é sempre presente e se formos mais honestos conosco mesmos saberemos melhor separá-lo de seus disfarces. É por isso que o conhecimento, que determina crescimento e fortalecimento da razão, é tão útil para que possamos avançar até mesmo nas questões emocionais.
Temos que ganhar conhecimento mais sofisticado e útil sobre o amor para que possamos ter uma razão geradora da coragem necessária para ousarmos nessa aventura.

Temos que ter competência para ficar sozinhos para que possamos desenvolver melhor nossa individualidade e não nos deixarmos seduzir pela tentação da fusão romântica e a excessiva dependência, além de podermos esperar com paciência a chegada de um parceiro adequado.
Quando estamos prontos, o parceiro adequado acaba se mostrando diante de nossos olhos.

Não precisamos nos esforçar, sair de nossas rotinas de vida e buscar ativamente o encontro amoroso.

Tudo irá acontecer quando for chegada a hora e sempre é bom ter paciência, já que esperar com serenidade é uma das condições mais difíceis de vivenciarmos.

A felicidade sentimental é a recompensa acessível a todos os que completarem o ciclo mínimo de evolução emocional.
É este o texto, não vou me alongar mais! Sexo com sexo...Amizade com amizade e Amor com Amor! Não dá para misturar "Tudo", na minha visão, não dá!O texto pode até falar da coexistência entre estes três, mas na "prática", na minha "Prática" não deu certo, esta " Coexistência", foi pura " UTOPIA"!
Boa Noite.

JoAnInHa said...

mas que lindo texto....e verdadeiro, quando souberes as respostas, avisa lol =P
beijos e desculpa a invasao