Wednesday, September 22, 2004

Confissões de adolescente

Queria leite e deram-me um biberon
Queria pais e deram-me um briquedo
Queria falar e deram-me um livro
Queria aprender e deram-me apenas apontamentos
Queria pensar e deram-me saber
Queria uma visão profunda das coisas e deram-me vagas ideias
Queria ser livre e deram-me disciplina
Queria amar e deram-me moral

Queria uma profissão e deram-me um emprego
Queria felicidade e deram-me dinheiro
Queria liberdade e deram-me um automóvel
Queria uma vida com sentido e deram-me uma carreira
Queria esperança e deram-me medo
Queria mudar e deram-me compaixão
Queria viver...

5 comments:

Susana Nunes said...

Infelizmente acho k esse poema faz muito sentido hoje em dia... Muitos dos grandes problemas da nossa sociedade actual se devem a isso mesmo...

Alexandre Carvalho said...

eheheh este é um dos posts mais sentimentalistas aqui do blog n é?
it's not what you have that counts, it's what you do with it that really matters... mai nada... e se n querem as coisas dessa maneira juntem-se e façam a revoluçao... a vossa ou a dos outros n interessa... ao menos enquanto a fazem entretêem-se e n pensam no resto, o problema é depois... este é dos comentários mais reaccionarios q alguma x escrevi. please don't take me seriously.

Susana Nunes said...

Tens alguma razão... Mas acho que é um pouco relativo. Se reparares bem no início do poema fala-se ainda da altura da infância e é nessa altura em que as personalidades se começam a formar. Se não satisfazem as nossas verdadeiras necessidades e as substituem por coisas que só as satisfazem superficialmente, não há nada que possamos fazer c 1 mês ou até mesmo alguns anos de idade. Nessa altura, ainda não se tem autonomia para tal. E se as personalidades se começam a formar aí, então, provavelmente, alguém k nunca se sentiu realmente satisfeito em nada, dificilmente se torna-rá num indivíduo mentalmente saudável.

Alexandre Carvalho said...

Pessoas mentalmente saudáveis... eheheh eu n sou de certeza, e n tou a gozar!!
mas como disse, é uma questao de saber o q fazer com o q nos dão, mas também tens razao, se nos dão alguma coisa qdo queremos outra, podemos n saber o q fazer com ela, principalmente se não nos incutirem o espírito de lutador e de querer sempre mais... eu pessoalmente aconselho o pessoal a ler proverbios chineses, foi uma coisa q descobri meio por acas, meio por curiosidade, e mudou a maneira de eu ver muitas coisas... n vou tar a explicar porquê, vejam por vocês mesmos... ;)

Susana Nunes said...

Curiosamente hoje voltaram-me a dar esse conselho... Será que é algum sinal? :P Vou comprar um livro de provérbio chineses só para prevenir...