Friday, March 06, 2009

Saudades do passado

Tenho saudades do meu passado. Tenho saudades de me rir com os meus amigos. Tenho de saudades de ter 17 anos e poder errar de livre vontade sem pensar nas consequências porque um dia mais tarde tudo se resolvia por si mesmo. Tenho vontade de voltar a ser uma criança porque a bem ou mal, os problemas não se revelavam. Tenho saudade de ter mimo de amigos sem lhes pedir, tenho saudade dos tempos em que tinha um ombro amigo para me encostar. Tenho saudades de andar de mão dada com alguém sem ter a preocupação de parecer mal, ou ter de ser mais que amigo. Tenho saudades de ter alguém em quem possa confiar a cem por cento, e que não critique as minhas acções. Tenho saudades de ter alguém ao meu lado com quem possa rir e chorar, passear e discutir. Não sinto falta de sexo, apesar de ir para um ano que não o faço, mas sinto, sim, falta de carinho. Talvez seja uma pessoa "paneleira" demais que precisa de uma festa na face de vez em quando para me fazer subir a moral. Mas tenho saudades de ter criança e não ter que tomar decisões que podem decidir o futuro de uma vida. Saudades de poder chorar sem parecer um rato, e de rir sem parecer um anormal. Mas a vida é assim, quando crescemos, podemos não conseguir lidar com as nossas melhores/piores atitudes.
Dizem-me que tenho baixa auto-estima mas se calhar também não é só isso. Se calhar fecho-me demais no meu mundo, crio as minhas expectativas e depois vejo-as cair por terra. Já me disseram para mudar, para começar a ignorar as pessoas e cuidar de mim. Para não querer envolver com as pessoas mas não consigo. Bem que me dizem que tenho de viver a vida como alguém da minha idade, mas não consigo. Será que a minha mentalidade é retrógada ou simplesmente tenho uma mentalidade totalmente diferente do normal?... Muitas vezes pergunto-me isto, mas acho que nunca saberei responder. Acho que algo me impossibilita de vir a ser uma pessoa diferente, mas não descobri o quê. Eu sei o que tenho de fazer, não sei se o consigo, mas um dia irei descobrir. Preciso de estar paz comigo pela primeira vez em meia dúzia de anos. Só tenho a agradecer aos amigos que fiz no ISEG com quem ainda hoje falo e me dão uma força de vez em quando, ao Rui amigo incansável que muito atura o que eu digo e que muito me puxa as orelhas.

A todos o meu muito obrigado. Agora só há que levantar a cabeça e olhar para o futuro. Se tudo correr bem, venceremos.



2 comments:

Anonymous said...

pa cm ja te disse plo msn este texto mexeu cmg!!! vao ja uns longos anos ke nos conhecemos. e é por te conhecer bem ke te tento desencaminhar po meu mundo "boemio", embora saiba, ke é akilo com ke tu menos te identificas. Mas se insisto, e cm ja te prometi, eide continuar a faze-lo, é pk axo ke seria bom perceberes cm o mundo e as pessoas realmente funcionam. Para ke tenhas menos surpresas com kem se intitula de teu "amigo". u know what i mean! Só te keru pedir uma csa e acho ke tenhu esse direito. Por mto madrasta ke a vida seja para ctg pensa que o mais importante é akilo ke tu realmente és... simplesmente tu!! e ke nao ha palavras ou actos ke possam derrubar akilo ke de mais precioso possuimos, a nossa dignidade!!! Pensa ke um dia mais tarde qdo formos velhos resingões já com 30 netos cada um e se alguma vez chegarmos a ler estas lamechices, vams rir e pensar o qto parvos nós eramos com 20 anos. abc do xato do costume

Anonymous said...

És um bocado parvo...