Mais uma polémica no nosso Portugal. Então não é que o aeroporto tem de ser feito na OTA dê por onde der? Nem que se tenha de pagar dois aeroportos por um? Sim porque se fosse feito noutro sitio, como na margem sul, poupava-se quase um aeroporto. A OTA é um sítio polémico não só pelo preço da obra em si, mas pela forma que o preço aumenta. Ora vejamos. A OTA é um sítio onde às mínimas chuvas, fica logo alagado. Claro está, temos de aumentar o preço com a movimentação das terras para que tal coisa não aconteça, não queremos aviões a pousar em cima de um rio. Outro factor é que tínhamos de construir mais auto-estradas, mais estradas para se lá chegar. É verdade que se fosse em outro sítio, também as construíamos, mas já lá chegamos. Por último o aeroporto, pelos vistos, dizem os Engenheiros (não é que este título valha muito hoje em dia, mas tudo bem) que a OTA não tem para onde crescer porque demograficamente é pouco fiável.
Se o aeroporto fosse construído na margem sul, pagávamos um só aeroporto porque já não existia o problema das terras se alagarem. Quanto às ligações, temos duas pontes, sendo que uma delas mal é utilizada, servindo apenas de alternativa à ponte 25 de Abril. E todos sabemos que o governo quer construir uma 3ª ponte sobre o Tejo, só ninguém sabe - nem o próprio governo - se ferroviária, se rodoviária, se ambos. Portanto, aproveitavam para construir a 3ª ponte, que para mim podia ser só ferroviária para incentivar o uso dos transportes colectivos. E ainda se desenvolvia as estradas na margem Sul. Dois coelhos com uma cajadada.
O nosso ministro veio defender a OTA e logo com uma frase com que eu me ri: "é uma zona onde não há gente, onde não há escolas e hospitais, cidades, indústria, onde não há comércio e hotéis". Quer dizer... a culpa é de quem? Nossa? Somos nós que apostamos tudo nos grandes centros económicos? Somos nós que esquecemos todas as partes do país que fiquem a mais de 10km de Lisboa? Fomos nós que fechámos as escolas e hospitais? Para além de que a margem Sul tem pelo menos duas cidades, Almada e Setúbal. Vivem perto de 800 mil pessoas na margem Sul. Há três grandes centros comerciais. E quanto aos Hotéis, investidores não faltariam caso o aeroporto fosse adiante. Senhor Mário Lino, será que somos só nós ou existem muitos interesses económicos nos terrenos da OTA? Quantas derrapagens orçamentais vão existir na OTA? Quanto é que vocês ganham com isso? É que se estas últimas perguntas não tiverem resposta, não percebo o porquê de gastar 2 quando podemos gastar 1.
Se o aeroporto fosse construído na margem sul, pagávamos um só aeroporto porque já não existia o problema das terras se alagarem. Quanto às ligações, temos duas pontes, sendo que uma delas mal é utilizada, servindo apenas de alternativa à ponte 25 de Abril. E todos sabemos que o governo quer construir uma 3ª ponte sobre o Tejo, só ninguém sabe - nem o próprio governo - se ferroviária, se rodoviária, se ambos. Portanto, aproveitavam para construir a 3ª ponte, que para mim podia ser só ferroviária para incentivar o uso dos transportes colectivos. E ainda se desenvolvia as estradas na margem Sul. Dois coelhos com uma cajadada.
O nosso ministro veio defender a OTA e logo com uma frase com que eu me ri: "é uma zona onde não há gente, onde não há escolas e hospitais, cidades, indústria, onde não há comércio e hotéis". Quer dizer... a culpa é de quem? Nossa? Somos nós que apostamos tudo nos grandes centros económicos? Somos nós que esquecemos todas as partes do país que fiquem a mais de 10km de Lisboa? Fomos nós que fechámos as escolas e hospitais? Para além de que a margem Sul tem pelo menos duas cidades, Almada e Setúbal. Vivem perto de 800 mil pessoas na margem Sul. Há três grandes centros comerciais. E quanto aos Hotéis, investidores não faltariam caso o aeroporto fosse adiante. Senhor Mário Lino, será que somos só nós ou existem muitos interesses económicos nos terrenos da OTA? Quantas derrapagens orçamentais vão existir na OTA? Quanto é que vocês ganham com isso? É que se estas últimas perguntas não tiverem resposta, não percebo o porquê de gastar 2 quando podemos gastar 1.
Alexandre MM Caetano
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