Wednesday, June 15, 2005

«A União resulta muito mais de tratados entre Estados do que da vontade de um inexistente povo europeu.»

Manuel Queiró
Público, 15 de Junho de 2005

4 comments:

Alexandre Caetano said...

ISso é verdade. E na sua maioria tratados mal tratados. Muitos desses tratados são inuteis e muito mal concretizados. Mas pronto, iremos continuar a viver numa plena hipocrisia quer da parte dos governos, quer da parte das reais noticias que passam cá para fora.
Mas um facto é que a constituição foi rejeitada nos países em que até agora foi votada o que só mostra, ou ajuda a mostrar, que o povo está insatisfeito.

Anonymous said...

Branqueamento da Constituição! Essa declaração só prova que os eurocratas se preparam para nos impingir a Constituição quer a referendemos, quer não! Beware with the dog!

Alexandre Carvalho said...

1º Os tratados não são inúteis (Beware the words)
2º A constituição não foi rejeitada em todos os países em que foi realizado um referendo popular (beware... the facts). Posso-te dizer que a Espanha (76,73%)aprovou em referendo esta Constituição Europeia,e que além da Holanda e da França, mais nenhum país realizou ainda referendos. Sendo que apenas 10 países aceitaram realizar referendos, os 15 restantes aprovam/rejeitam a CE por via do Parlamento.

Dinamarca - A votação deve ser realizada em 27 de setembro de 2005.

Espanha - A votação na Espanha foi realizada em 20 de fevereiro passado, e a Constituição foi aprovada.

França - A votação foi realizada em 29 de maio último, e o tratado foi rejeitado por 55% dos franceses.

Holanda - No referendo realizado em 1º de junho, mais de 60% dos eleitores holandeses rejeitaram a Constituição.

Luxemburgo - O país deve realizar o referendo em 10 de julho próximo.

Irlanda - Ainda não há data para a realização do referendo.

Portugal - A votação pode ser realizada em 2 ou 10 de dezembro próximos, e o primeiro-ministro José Sócrates também cogita o mês de outubro para realizar o pleito.

Reino Unido - Os britânicos vão realizar um referendo sobre a Constituição apenas em 2006.

República Tcheca - O país ainda não decidiu a forma nem a data.

Polônia - A votação deve ocorrer em 9 de outubro de 2006, mas o Parlamento ainda precisa aprovar a realização da votação.

Veja quais são os países que adotaram a via parlamentar para decidir sobre a adoção da Constituição:

Alemanha - A votação pelo Parlamento alemão ocorreu entre os dias 12 e 27 de maio últimos, e a Constituição foi aprovada.

Áustria - A Constituição foi aprovada pelo Parlamento em 25 de maio último.

Bélgica - A Constituição já foi aprovada no Senado e no Parlamento, mas os Parlamentos regionais ainda precisam aprovar o documento.

Chipre - A Constituição deve passar pelo Parlamento ainda em junho.

Eslováquia - O país aprovou a Constituição em 11 de maio passado.

Eslovênia - O Parlamento esloveno aprovou a Constituição em 1º de fevereiro passado.

Estônia - O governo transmitiu no dia 5 de maio o Tratado Constitucional para que o Parlamento o ratifique. A votação poderá acontecer até agosto.

Finlândia - Ratificação esperada para final 2005 ou princípio de 2006, mas ainda não há data oficial.

Grécia - A Constituição foi ratificada em 19 de abril passado.

Hungria - Os húngaros aprovaram a Constituição em 10 de dezembro de 2004.

Itália - O documento da UE foi aprovado pelos italianos em 6 de abril último.

Letônia- O Constituição deve passar pelo Parlamento em junho.

Malta - O documento será enviado ao Parlamento em julho próximo.

Suécia - A Constituição vai passar por aprovação em dezembro. desse ano.

Se a constituição vai ser impingida ou n, eu penso desta maneira: A França rejeitou, e só por uma enorme pressão externa é que a classe política francesa aceita ir contra a opinião do seu povo (que lembre-se, os políticos estão lá é para defender os interesses dos seus cidadãos). Logo isso implicaria uma acção conjunta de toda a Europa face á França (n, n acredito minimamente que a Constituição ande sem a França, visto q ela é 1dos pilares de toda a construção europeia desde 1955). Isso implicaria que toda a União (excepto a França, claro está) pressionasse a França a «entrar no comboio». Acho q vão tentar fazer isso, mas será complicado, pq primeiro vão ter que convencer o resto da malta que n tá muito virada para esta CE: além da França, a Holanda tb rejeitou, a Dinamarca prospecta-se que tb rejeite esta Constituição, Suécia e Noruega provavelmente o mesmo, e Inglaterra já se sabe, espera para ver, até pq a situação em Inglaterra é delicada pó shor Tony, visto que acabou de ganhar umas eleições que quase parece que foi Deus que o abençoou, e por isso n convém muito chatear o povo britânico, especialmente indo contra promessas eleitorais (relembre-se que os trabalhistas são em geral a favor do sim) em como Inglaterra só tomaria uma posição com base no referendo a realizar.. no próximo ano.
Acho complicado conseguirem «alinhar todos os planetas» para q consigam pôr esta Constituição a mexer. Claro que há sempre um mas....

Alexandre Carvalho said...

espero n ter assustado ninguém com o meu último post... :S
eu sei q foi bastante extenso, mas tinha esperanças de continuar a debater sobre isto, já no meu blog (passo a publicidade :P) deixei lá uns pensamentos sobre isto mas tb n tive o feedback q gostaria...
acho q vou raptar alguém e obrigar a discutir cmg o futuro da UE.. lolololol