Friday, June 17, 2005

Mundo paralelo

Recentemente, o Público tem-nos brindado uma coluna diária, na secção "Sociedade", que é quase surreal (para não dizer completamente). Nesta coluna maravilha, a "Joana" e a "Francisca", oferecem-nos os seus testemunhos do que é ser-se finalista no secundário com exames à porta. E, assim, como os colaboradores deste blog, e a maioria dos seus visitantes, já se deram conta há uns tempitos, o leitor fica a saber que esta é uma fase em que qualquer estudante que se preze saboreia, com prazer, toda a matéria dada durante o ano lectivo, calmamente, aproveitando cada momento. Este é um tempo de reflexão, sem grandes stresses, em que se olha para a realidade de uma maneira diferente, em que se encontra arte em qualquer pequeno pormenor. E tem-se imenso tempo para passear... para relaxar... Afinal, ir para uma biblioteca estudar e ficar lá durante 1 hora (inteirinha, vejam lá!) é completamente esgotante!
Mas que raio de ideia foi esta?? A impressão com que se fica é que qualquer aluno, antes dos exames nacionais, se transforma em filósofo. E claro: ama apaixonadamente a matéria toda que tem para estudar.
Agora interrogo-me: será que a escolha destas duas alunas foi propositada? Ou será que o acaso fez das suas? É que é obra: logo duas de uma vez! Onde é que estão os alunos que vivem esta fase como se a sua vida dependesse dos resultados finais? Onde é que estão os que caem na desmotivação? Onde é que estão os que lutam com a matéria para a conseguirem entender? Onde é que estão os que têm dúvidas, os que desesperam, os que desistem, os que não querem saber, os que não gostam da matéria, os que não sabem estudar, os que deixam para a última, os que se fecham na biblioteca, em casa, na escola... Onde é que estão?

1 comment:

Alexandre Carvalho said...

é brutal.
é tudo tão romanticisado que até parece que elas vão-se casar... :P