Thursday, June 16, 2005

De olhos bem abertos... I

Nestes últimos tempos, tenho-me apercebido de que a escrita jornalística está cada vez com mais falhas, mesmo em jornais ditos "de referência" (ou então só agora é que abri os olhos). Por essa mesma razão, achei que seria interessante inciar neste blog uma série de posts com algumas referências a gralhas com que nos deparamos no dia-a-dia (jornais, TV, rádio). Espero que não fiquem com a ideia de que me considero superior aos outros no que diz respeito a este assunto (nem de perto), mas penso que isto nos proporcionará alguns momentos interessantes (para não dizer divertidos). Para além disso, é sempre uma boa forma de aprendizagem.
Para começar, aqui ficam dois breves excertos de uma notícia, que, há uns dias, me deixou algo intrigada:
«A vítima do processo Casa Pia que ontem depôs em tribunal, na 58ª sessão do julgamento, apontou a Carlos Silvino, o principal arguido deste caso, um único crime - de violação gravada -, quando o despacho de pronúncia o indica como alvo de dois crimes, sendo o outro, não confirmado pelo menor, de violação na forma tentada.»
«Segundo o despacho de pronúncia, a violação deste jovem e de um outro - que prestou declarações na segunda-feira, ligeiramente débil mental e com 12 anos, quando foi vítima desses abusos - ocorreu numa colónia de férias em Albufeira, no Algarve, no Verão de 2000, num balneáreo junto ao campo onde jogavam futebol.»
Gostaria que me alertassem para qualquer confusão que possa estar a fazer (i'm not perfect) e que passassem, igualmente, a tomar nota destas pequenas coisas, para que possamos dialogar sobre elas. Este blog está sempre receptivo a colaborações.


Nota: excertos retirados da notícia "Uma das mais jovens vítimas de Silvino declara a sua raiva",
Público, 9 de Junho de 2005.

2 comments:

DaJe said...

Sempre perspicaz! Mas é bem verdade, por vezes lemos coisas incareditavelmente sem sentido e deixamos passar...

DaJe said...

lol... como o q eu acabei de escrever... ehehehe leia-se "Inacreditavelmente" ;) Oooops