Wednesday, May 04, 2005

Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain


Ontem tive oportunidade de assistir a um dos melhores filmes de sempre: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, o que é bastante curioso, já que não sou muito apreciadora da língua francesa. No entanto, não me parece que seja possível haver quem não se renda à simplicidade do seu enredo, à maneira como nos faz pensar e reflectir sobre as coisas e os prazeres mais simples da vida, relembrando-nos que pequenas acções podem mesmo mudar a vida de alguém. Para além disso, retrata o drama de uma forma tão "desdramatizada" que quase parece irreal, sobretudo num filme. Aquilo a que estamos habituados no cinema é a um abuso da exploração do drama, de tal forma que estranhamos quando o vemos tratado com tanta naturalidade. É um filme que aborda o mundo dos sonhos de uma forma bastante original, envolvendo-o no mundo real das personagens. Como esquecer a cena em que Amélie se "transforma" em água? Dito assim parece bastante estranho e quase ridículo, mas todos nós já passámos por aquele exacto momento em que o chão debaixo de nós parece abrir, em que nada mais parece ter sentido, em temos a sensação de nos estarmos a desmoronar... E é precisamente isso que acontece com Amélie naquele momento. É simplesmente fabuloso... De tal forma que tenho de me conter nas palavras, ou acabaria por contar a sua história do início ou fim, o que não quero fazer, para que quem ainda não tenha tido a oportunidade de o ver, aproveite essa experiência a 100%. Vale realmente a pena. Por fim, só quero fazer referência às excelentes interpretações de todo o elenco, principalmente a de Audrey Tautou no papel de Amélie.



Ficha Técnica
Título Original: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Género: Comédia
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (França): 2001
Site Oficial: www.amelie-themovie.com
Estúdio: Le Studio Canal+ / Filmstiftung Nordrhein-Westfalen / France 3 Cinéma / La Sofica Sofinergie 5 / MMC Independent GmbH / Tapioca Films / Victoires Pictures
Distribuição: Miramax Films
Direcção: Jean-Pierre Jeunet
Enredo: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
Produção: Jean-Marc Deschamps
Música: Yann Tiersen
Fotografia: Bruno Delbonnel
Desenho de Produção: Aline Bonetto
Direcção de Arte: Volker Schäfer
Figurino: Madeline Fontaine e Emma Lebail
Edição: Hervé Schneid
Efeitos Especiais: Duboi



Elenco
Audrey Tautou (Amélie Poulain)
Mathieu Kassovitz (Nino Quincampoix)
Rufus (Raphael Poulain)
Yolande Moreau (Madeleine Wallace)
Artus de Penguern (Hipolito)
Urbain Cancelier (Collignon)
Maurice Bénichou (Dominique Bretodeau)
Dominique Pinon (Joseph)
Claude Perron (Eva)
Michel Robin (Pai de Collignon)
Isabelle Nanty (Georgette)
Clotilde Mallet (Gina)
Claire Maurier (Suzanne)
Serge Merlin (Dufayel)
James Debbouze (Lucien)
Lorella Cravotta (Amandine Poulain)
Flore Guiet (Amélie Poulain - 8 anos)



Prémios:
- Recebeu 5 nomeações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original.
- Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou 2 prémios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Enredo Original e Melhor Desenho de Produção. Foi ainda nomeado em outras 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Director, Melhor Actriz (Audrey Tatou), Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora e Melhor Edição.
- Recebeu 13 nomeações ao César, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Director, Melhor Actriz (Audrey Tautou), Melhor Actor Secundário(Rufus e James Debbouze), Melhor Atcriz Secundária (Isabelle Nanty), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Desenho de Produção, Melhor Banda Sonora, Melhor Som e Melhor Enredo.
- Ganhou o Prémio da Audiência no Festival Internacional de Edimburgo.
- Ganhou o Prémio do Público no Festival de Toronto.
- Recebeu uma nomeação ao Grande Prémio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Prémio Adoro Cinema 2002 de Melhor Actriz Revelação (Audrey Tatou).

1 comment:

R. said...

não havia mais nada pa esvcrever?? =P =P