Friday, May 06, 2005

«3 Pistas»

Não sei se algum dos leitores deste blog teve a mesma sorte que eu, quando fui hoje comprar o jornal. Como todas as sextas-feiras, pedi o Público e aproveitei para dar uma vista de olhos pelas capas dos restantes jornais. Até que a minha atenção se reteu numa pequena informação no Diário de Notícias: «Hoje: "3 Pistas" - bandas portuguesas num CD recomendado pelo DN:música». Como deve ser do conhecimento dos ouvintes assíduos da Antena 3, "3 Pistas" são umas sessões especiais concebidas para transmissão radiofónica no programa «Portugália», nas quais os músicos têm a direcção de emissão.

«A ideia de produzir as sessões "3 Pistas", surgiu motivada pela vontade em estimular músicos a trabalhar num formato minimal e na lógica necessidade de procurarem novas soluções para a sua música. A escolha de instrumentos é livre e as regras simples. Os grupos ou músicos são convidados a gravar 3 originais e uma versão. A gravação é feita como se ao vivo se tratasse, embora registada em estúdio. Apenas podem utilizar 3 microfones e activar 3 canais na mesa de mistura.»

Este CD inclui bandas como Mesa, Blind 0, Quinteto Tati, Toranja, The Legendary Tiger Man, Mão Morta, 1 Uik Project, Melo D e Good Vibe, Repórter Estrábico, Jorge Cruz e Dead Combo. Destes só dispensaria 1 Uik Project e Melo D e Good Vibe. De resto, é realmente um grande CD. Quase todas as versões são muito bem conseguidas, principalmente "Chaga" dos Ornatos Violeta, feita pelos Toranja, "Gota D'Água" de Chico Buarque, pelos Quinteto Tati, e "Temptation" de Tom Waits, pelos Dead Combo. É um CD que, sem dúvida alguma, recomendo.

Quinteto Tati - Gota D'Água (Chico Buarque)

Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta pro desfecho da festa
Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta pro desfecho da festa
Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Pode ser a gota d'água


Toranja - Chaga (Ornatos Violeta)

Foi como entrar
foi como arder
para ti nem foi viver
foi mudar o mundo
sem pensar em mim
mas o tempo até passou
e és o que ele me ensinou
uma chaga pra lembrar que há um fim

Diz sem querer poupar meu corpo
eu já não sei quem te abraçou
diz q eu não senti teu corpo sobre o meu
quando eu cair
eu espero ao menos que olhes para trás
diz que não te afastas de algo que é também teu
não vai haver um novo amor
tão capaz e tão maior
para mim será melhor assim
vê como eu quero
e vou tentar
sem matar o nosso amor
não achar que o mundo é feito para nós

Foi como entrar
foi como arder
para ti nem foi viver
foi mudar o mundo
sem pensar em mim
mas o tempo até passou
e és o q ele me ensinou
uma chaga pra lembrar que há um fim

No comments: