Wednesday, February 16, 2005

O desejo...





A morte, que tanto desejamos...Ou não? Talvez tenhamos medo dela, mas no fundo julgo que todos queriamos sentir-nos mortos, para ver qual a sua sensação. Não sei, falo por mim. Não para nos mantermos mortos, mas sim para apenas saber o que será daqui a uns anos. Julgo que apenas vivemos uns tempos assim. Ai vida... Não te damos o devido valor, mas também não podemos dar mais. E quanto à morte, aqui a esperamos.
Perguntam vocês: Mas o que tem esta imagem a ver com a morte? Eu leio na imagem o drama da solidão, e que há de mais morto que a solidão? Quando estamos sós, só desejamos a morte, daí uma faca ao lado da rapariga. Difícil talvez definir o que é estar só, mas isso não se explica, sente-se. Só através daquele mistério é uma simples icógnita... E pergunto eu: Será que quando queremos estar sós, é quando desejamos a morte?...

Alexandre MM Caetano

7 comments:

Susana Nunes said...

E eu respondo: não. Quando queremos a solidão talvez. Mas, quando queremos estar sós, apenas queremos estar um pouco com nós mesmos (falo por mim, já que é algo que me acontece recorrentemente). O querer estar só nem sempre significa tristeza ou dor, grande parte das vezes significa apenas a procura de paz, de calma interior.

R. said...

excelente, mas a solidao nao é morte, pelo k as vezes é necessario estar só... mas a img ta la...

Alexandre Carvalho said...

este é um tema em q eu me considero um expert (infelizmente, n pelos melhores motivos).
A solidão é uma parte importante de estarmos vivos. A vida em si, é perfeita, no sentido em q tem tudo. Tem alegrias e tristezas, tem a introspecção da solidão e extravazar de sentimentos qdo «vivemos». E que errado é dizermos q num dado momento vivemos, ignorando outras ocasiões. inconscientemente dizemos q aquilo é q foi viver, como se o mau n fosse viver. Errado. Tudo é viver, tudo o bom e o mau são curvas e contra-curvas num destino ainda a alcançar. Tudo, mas mesmo tudo te vai fazer levar algum lado. até a solidão, mesmo q n gostes dela. Disseste tu «ai vida.. não te damos o devido valor». n acabaste tu, de ignorar uma parte valorosa da vida, q são os teus momentos de solidao?...

Anonymous said...

Solidão não é mesmo que "querermos ficar um pouco sozinhos pra pensar". Não façam confusão! Solidão é algo que, muitas vezes, vai preenchendo espaços vazios da nossa alma e, quando nós damos por isso, estamos possuidos por ela... Vontade de estar só é simplesmente isso: vontade de estar só! Solidão... é um estado de amargura ao qual nos submetemos sem saber porquê e como ali fomos parar...

PoCaHoNtAs

Alexandre Caetano said...

Lá está. A PoCaHoNtAs entendeu-me bem o que eu queria dizer. É totalmente o querermos estar sós e a solidão. Porque muitas das vezes essa solidão não é desejada.

Alexandre Carvalho said...

«é um estado de amargura ao qual nos submetemos»... eu sei q o texto da pocahontas n me era dirigido, mas tb n me contrariou. A solidão quer queiramos quer n, faz parte da vida, tal como todas as coisas más e boas. É errado pensar de outra forma. E por conseguinte, é viver, mesmo q muitos tenham dificuldade em perceber isso. Só n concordo com o «sem saber pq e como ali fomos parar». Acho completamente falso. Sabemos sempre porque foi, podemos é tentar negar a resposta, ainda por mais se estamos num estado de solidão n desejada. Se bem q o proprio conceito de solidão n desejada é ambíguo, pq nós, ao submetermo-nos a um estado de solidão, estamos a ter um comportomanto reflexivo de tudo o q se passa á nossa volta e q tem impacto dentro de nós. daí eu tb dizer q o «sem saber pq» é falso. Nós sabemos, muitoas vezes n queremos é admitir.

_lara_ said...

todos queremos?!!! eu não de certeza...quase todos a receamos porque tememos o desconhecido...e como se tivesse-mos de abrir uma porta...abrir ou n abrir?!!!...se as vezes a vida não é facil há que tentar melhorá-la.a palavra morte para mim é muito forte...espero viver mto ser velhinha e td mais...passar por todas as fases da vida,descobrir o que tem de bom e o que tem de mau...se me perg um dia queres morrer?eu diria não..por mim viveria eternamente,,,a solidão é claro que não éboa, agr a reflexão quando se ta sozinho ajuda muito...****