Monday, January 03, 2005

Sérgio Godinho e Caetano Veloso - Lisboa Que Amanhece


Cansados vão os corpos para casa
dos ritmos imitados de outra dança
a noite finge ser
ainda uma criança
de olhos na lua
com a sua
cegueira da razão e do desejo

A noite é cega e as sombras de Lisboa
são da cidade branca a escura face
Lisboa é mãe solteira
amou como se fosse
a mais indefesa
princesa
que as trevas algum dia coroaram

Não sei se dura sempre esse teu beijo
ou apenas o que resta desta noite
o vento enfim parou
já mal o vejo
por sobre o Tejo
e já tudo pode ser tudo aquilo que parece
na Lisboa que amanhece

O Tejo que reflecte o dia à solta
à noite é prisioneiro dos olhares
ao cais dos miradouros
vão chegando dos bares
os navegantes
amantes
das teias que o amor e o fumo tecem

E o Necas que julgou que era cantora
que as dádivas da noite são eternas
mal chega a madrugada
tem que rapar as pernas
para que o dia não traia
Dietrichs que não foram nem Marlenes

Não sei se dura sempre esse teu beijo
ou apenas o que resta desta noite
o vento enfim parou
já mal o vejo
por sobre o Tejo
e já tudo pode ser tudo aquilo que parece
na Lisboa que amanhece

Em sonhos, é sabido, não se morre
aliás essa é a única vantagem
de, após o vão trabalho
o povo ir de viagem
ao sono fundo
fecundo
em glórias e terrores e venturas

E ai de quem acorda estremunhado
espreitando pela fresta a ver se é dia
a esse as ansiedades
ditam sentenças friamente ao ouvido
ruído
que a noite, a seu costume, transfigura

Não sei se dura sempre esse teu beijo
ou apenas o que resta desta noite
o vento enfim parou
já mal o vejo
por sobre o Tejo
e já tudo pode ser tudo aquilo que parece
na Lisboa que amanhece

8 comments:

Alexandre Caetano said...

Uma pequena correcção. Esta música é original do Sérgio, mas cantam os dois no CD "Irmão do meio".

Susana Nunes said...

Eu sei isso, mas não havia como não referir o nome do Caetano. Não podes negar que ele lhe dá um toque muito especial... :)

Alexandre Caetano said...

Dá-lhe um toque ligeiramente abrisileirado, mas pessoalmente prefiro o original.

Alexandre Carvalho said...

Já há muto q n pensava nesta música... Q é linda, diga-se... Qto ao toque do caetano ou n, eu cresci a ouvir esta música apenas com o sérgio, e para mim n me faz sentido ouvi-la cantada por mais ninguém q n ele. Não digo q a versão com o caetano seja pior ou melhor, q soa melhor ou n, mas para mim, a versão q eu mais gosto é a original, pois tem o toque do sérgio, tem o toque da minha infância, da minha adolescencia, tem o toque da minha vida. Talvez por me ter tocado tanto no passado n julgo q o caetano a mim faça-me alguma diferença.
A versão com ele é tb muito muito boa, mas estarei sempre «preso» sentimentalmente ao sérgio e eu, á lisboa q amanhece, á terça-feira, á balada da rita, á vida feita de pequenos nadas. Pequenos nadas como tu e eu, como o sérgio e eu, como o caetano e eu, como nós. ;)

Susana Nunes said...

Xiiii... Algo inédito... De ficar para a história. Não é que pela primeira vez na vida vos vejo minimamente de acordo em alguma coisa? :P

Alexandre Caetano said...

Não... Se falássemos de ti, acredito que estariamos de acordo em muitas coisas! :P

Alexandre Carvalho said...

eheheheh... é bem provável q ele tenha razao... ;) mas, acho q as diferenças até agora têm sido salutares... ;) e os pontos comuns tb! se bem q acho nenhum homem queira ter demasiados pontos em comum com outro.... a n ser q seja um homem.. abixanado!! :) lolololololol
(bem são 3 da manha, e já escrevi e imprimi mais de metade do meu trabalho, deixo o resto para amanhã á noite... agr ainda vou ler o jornal antes de me deitar:P)

Susana Nunes said...

:) Animaram-me o dia (ou o que resta dele)...