Sunday, November 21, 2004

«Diário de uma celebridade: a missa e o estacionamento»

Não podia deixar de comentar o que acabei de ver. Tinha acabado de ver os Simpsons na 2 quando decidi fazer um pouco de «zapping» pelos outros canais para ver o que estava a dar. Dois títulos de notícias na TVI deixaram-me paralizada. O primeiro, e o que me fez parar nesse canal, era: «Missa de Artistas em Fátima», cuja notícia era sobre o facto de ter havido uma missa em Fátima com a participação de "famosos", tipo Marco Paulo, Roberto Leal, entre outros. Isto não soa um pouco a «Quinta das Celebridades»? Como é possível que catolicamente nos eduquem com a ideia de que «perante Deus somos todos iguais» e, depois, uma instituição tão importante para os católicos, como é Fátima, nos seus actos, vem demonstrar exactamente o contrário? Que nem na religão existe igualdade? É incompreensível. Bem... Se calhar nos dias que correm até não... Mas, continuando, pensava eu que esta notícia hoje não poderia ser superada por mais nenhuma, mesmo num telejornal como o da TVI, quando a seguinte é tão absurda como a anterior. Esta era sobre um carro mal no estacionado no recinto, na hora da dita missa, e o título era algo do género: «Peregrina abençoada com o carro de Marco Paulo». Ou seja, o carro mal estacionado era deste «artista». Agora pergunto-me eu? Se fosse de uma pessoa normal, também teria sido uma benção para a "peregrina"? Será que se fosse de uma pessoa normal, a mulher não se teria passado, como qualquer pessoa normal que encontre o seu carro bloqueado no estacionamento, e partido para a agressão verbal ou física, esquecendo o facto de ser uma "peregrina"? Sim, porque os "peregrinos" também se "passam"... E porque é que o facto de um "artista" ter deixado o carro mal estacionado é digno de ser noticiado numa televisão nacional? Será que hoje não aconteceu nada de mais importante? Será que não havia mais nada que pudessem pôr no ar?

Susana Nunes

5 comments:

Alexandre Carvalho said...

Pelos vistos... Também me tenho dado contaq a comunicação social está cada vez mais radical... Ou dizem coisas interessantes se tiveres gostos muito específicos ou então pouco te interessará... Ou és algum intelectual e encontrarás a algumas notícias q realmente terão impacto em ti, q aches importante, ou então o resto é mesmo de um snobismo impressionante, o marasmo intelectual em Portugal está infelizmente, instalado.
Por exemplo, no meu blog (eheh deixa-me fazer publicidade), postei uma noticia do publico, sobre o tal «escândalo» do caso marcelo, onde se diz claramente q o governo pressionou o AACS (Alta Autoridade para a Comunicação Social) para tirar o Marcelo Rebelo de Sousa da TVI... Alguém viu na televisão a real dimensão deste escândalo? Eu n. E mm na imprensa escrita, depois disto, o processo deixou de ter o mediatismo e o interesse público, q na minha humilde opinião, deveria ter. Sabe-se q o Governo tenta retirar dos meis de comunicação a quem a ele se opõe, e n se vê o mínimo de contestação?! Sim, foi um escândalo n inicio, talvez por ser fresco, mas deixa-se isso cair em saco roto??
Será q interessa pôr o povo a vegetatizar-se em frente da tv, tendo como pano de fundo a Quinta das Celebridades, o 1,2,3 ou telenovelas? Acredito firmemente que para quem está no poder interessa...
Ontem sabe-se que Santana Lopes, faz uma remodelação no governo ainda mais profuinda do q o q se julgava, e será q nós n vemos o pq? Se as coisas estivessem no caminho certo, n seria necessário mudança? E o q é q nós fazemos? Nada. Talvez os velhos falem de como as coisas andam mal, de como a vida está difícil, mas tb n fazem nada.
Sinceramente, n me parece tb q sejam eles q tenham q fazer algo. Somos nós. E o q é nós fazemos? Nada. à excepção claro, de ver a quinta das celebridades, ou das telenovelas, ou de simplesmente descansar n fazendo nada, á excepção talvez de falarmos como as coisas andam mal, de como a vida está difícil..... Não é?

R. said...
This comment has been removed by a blog administrator.
R. said...

Munto benne... Que se pode fazer, é a comunicaçao social que temos... mas tou confiante nos novos valores que ai vêm!! saudaçoes esequianas*

Alexandre Caetano said...

Eu só faço uma pergunta para perceberes a minha indignação: Mas tens a TVI sintonizada nas tuas televisões?! lol

Susana Nunes said...

Mas que pergunta... Diz lá que não tens. Aliás, quem é que não tem a TVI sintonizada? Como se os canais nacionais fossem muitos. Para além disso, seria uma grande perda para o nosso blog. Não poderiamos criticar aquilo que não vissemos, certo? =P