Sunday, October 24, 2004

Sentimentos...

Alguém sabe o que é amar? Atenção que não é amor, é amar! Durante quanto tempo se pode amar uma pessoa? A vida toda? Eu não acredito no amor eterno, não o posso confirmar, mas não acredito. Depois, aquele amar que se sente é apenas uma ficção ou sente-se mesmo? Quando choramos por uma pessoa é verdadeiro? Será que sabemos as razões daquelas lágrimas? Será que as lágrimas existem? Somos reais? Existem diferentes formas de amar? Porquê é que parece que amo uma rapariga, mas depois existe outra que também não me sai da cabeça? Será isso mesmo? Só me está na cabeça? E no coração, quem estará? Será preciso estar-se com uma pessoa para se amar essa mesma pessoa? Como é que se esquece uma pessoa que se ama desde há uma longa data? Morrerei com este sentimento? Tenho pena se isso acontecer, porque este não me deixa viver em paz. Queria sosego para poder descansar em paz. Enfim... A vida é curta e apenas a queria esquecer. Quero apagá-la de todos os registos meus, mas sou um incapaz...
Alexandre MM Caetano

10 comments:

Susana Nunes said...

Sinceramente, também não devia comentar este post... Acho que este assunto já não devia ser motivo de conversa entre nós. Mas, quanto às dúvida que tens, todos nós as temos... Não se pode ter certezas em relação a nada, quanto mais em relação a sentimentos.

Alexandre Caetano said...

Pois é.. Mas quanto mais tento, menos consigo. E é a tal coisa, quando estou decidido a alguma coisa, aparece ela... Agora pediu-me para enviar por correio os poemas, tens essa noção? :'(

Susana Nunes said...

WHAT??? Já sabes a minha opinião sobre esse assunto. Já deveria estar morto e enterrado há muito tempo.

Alexandre Caetano said...

Pois é... Viver-se-á do futuro...

Alexandre Carvalho said...

N me vou obviamente intrometer na vossa conversa sobre essa rapariga da qual n conheço, mas espero q tudo corre de melhor ctg rapaz. Vou apenas comentar o texto:

Alguém sabe o q é amar? Eu acho q sei. Pelo menos ainda ninguém me provou q estou errado. Agora q me peças para explicar, a resposta terá q ser necessariamente mais longa...

Durante quanto tempo se pode amar uma pessoa? A vida toda? Sim. Claro q esse amar pode ser diferente. Eu sei q amo uma ex-namorada minha de forma platónica, e ela a mim, e atenção, n tem nada a haver com o amor de namorados, mas sim tipo uma irmã gémea ou qq coisa assim... e neste tipo de amor, n julgo q haja espaço para o amar de namorados, e no entanto, é um laço muito mais forte e duradouro.. podem dizer q n, mas eu sinto-o q é, e n me vejo nem a mim nem a ela a estragar esse laço. O q significa q este amor é eterno, a n ser q as pessoas mudem radicalmente, pq assim a pessoa q amavas já n é a mesma. Logo dessa maneira acredito no amor eterno, pq o tenho, embora, repita, n é a forma de amor q se vê num casal de namorados... aliás, ela é a minha melhor amiga, e acho q estou suficientemente consciente da minha sexualidade para dizer o mesmo do meu melhor amigo, sem soar a abichanado. lol
«aquele amar q se sente é apenas uma ficção ou sente-se mesmo?» depende. n há ninguém melhor q tu para responderes a isso, mas pelo q já passei, nem sempre amamos qdo julgamos q sim, e ás x só á distância no tempo é q conseguimos apercebermo-nos disso mesmo. muitas x confundimos o q sentimos com o q queremos sentir, e é isso q muitas vezes nos induz em erro. falo por mim, já errei muitas x, disse e pensei q amava alguém e no fim...acho q n... em 14 raparigas, devo ter amado mesmo 2... e no entanto na altura achava q aquela era a tal, q era desta conseguia a estabilidade necessária pra ser feliz.... acho q n vale a pena desesperar, mais tarde, acredito mesmo q alguém vai de encontro a nós, e ás x até pode estar bem perto de nós e n nos apercebemos... nisto, tendo uma perspectiva mais utópica, o universo encarrega-se de cruzarmo-nos com essa pessoa, especialmente qdo nos cruzamos com ela mais do quem uma vez...
Se chorares, n significa q ames essa pessoa, embora geralmente seja esse o caso, no caso de familia e tudo... mas numa relação amorosa, n necessariamente. como disse, confundimo-nos muitas x e induzimo-nos muits x em erro, sobre o q sentimos e o q queremos e o queremos sentir... n somos máquinas, n há uma lógica racional q permita descodificar sempre todos os nossos comportamentos e impulsos. qto a haver formas diferentes de amar, pelo texto é óbvio q vcs já percebram q a minha opiniao é sim.
Vou passar ás perguntas mais prementes q isto de tar a responder 1 a 1 nunca mais saio daqui...
Como é q se esquece uma pessoa q se ama desde há uma longa data?
hmm já passei por isto, 2 vezes, e fiz 2 caminhos distintos:
o primeiro, mais irresponsável, é ires deixando q outra(s) pessoa(s) ocupe o lugar dessa pessoa na tua vida. vais acabar por magoar essa pessoa(s), mas tb vai progressivamente tirar a ideia que n é aquela pessoa em si, tu só queres alguém q goste de ti e esteja lá e q sobretudo te deixe amá-la... embora n a ames de facto. a seguir a isto, vais pensar q «as substitutas» q apareceram n são suficientemente boas e nessa altura já n sentirás tanto a necessidade de amar, mas sim de estares bem contigo próprio, nem q seja sozinho (aliás, de preferência sozinho), vais descobrir q ao longo desse tempo em q tentaste arranjar uma substituta acabaste por arranjar uma «indepêndencia» emocional da pessoa q amavas, e tendo essa independência agora podes partir para tentar a independência total, isto é, estares bem contigo proprio é a tua prioridade, e n te importarás de estares sem ninguém.
A outra é partires da tua própria consciência q tens q ultrapassá-la, e isso passa necessáriamente por ganhares sozinho essa independência face a essa rapariga, seja pela distância física q isso começa, mas o importante é o psocológico, embora lá está, a distância física pode dar uns empurrões. é obvio q este método é muito mais ético, mas também é verdade q demora mais tempo... Usei o 1º método no verão do meu 10º anos para o 11º e em 2 meses estava porreiro... o outro método usei-o no meu 12º e tive 8 meses a dar cabeçadas nas paredes diariamente.. no sentido figurado claro.. lol espero ter ajudado.

Alexandre Caetano said...

epah... A rapariga conheces... É daí da Lousã e tudo... lol

Susana Nunes said...

Tem piada... Conseguiste dizer tudo aquilo em que pensei quando li o post dele, mas que não tive paciência para escrever, aliás reescrever, porque já falámos muitas vzes sobre tudo isso.

Alexandre Carvalho said...

Como disse n me ia meter nessa conversa, até pq n conheço a situação. agr estarei sempre disposto a ajudar quem for preciso, e eu sei o quanto «apenas» palavras conseguem ajudar... aliás, acho q todos aqui reconhecemos isso.
Agr como é q vcs tiveram paciência para ler tudo o q eu escrevi n sei... nem eu li o q escrevi e só agr me apercebi da enormidade do texto! :)
(Tou a practicar para fidel sabem...)

Susana Nunes said...

Como te disse,não é preciso paciência para se fazer aquilo de que se gosta... ;)

Anonymous said...

Boa Noite! Apenas um pequeno texto, não estou lá muito a fim de alongar nessas "Xurumelices" de saber amar.Cada qual pensa que sabe amar, para uma pessoa determinada situação e atitude pode ser amar e para mim no entanto, não Pode ser Amar!Penso no entanto que saber amar, é não ficar preso á imagem que se tem do "Amar".Estou de bom humor, vou assentar um textinho acá, para quebrar esta " Coisa toda do Amar":
"Você sabe amar quando na neblina as mãos escorregam entre o abdômen e o joelho, e cada milímetro é um velho conhecido cujos mecanismos os dedos manipulam com a destreza de um relojoeiro suíço.
Você sabe amar quando o suspiro, o gemido e o ranger de dentes são códigos identificáveis em que se pode precisar o que e quanto o outro sonha em uma madrugada pesada de horas de sono descompensadas.
Você sabe amar quando as horas passam e um imã te suga como vórtice inconteste para a presença (mesmo virtual) de quem se transforma em saudades pela distância mínima de algumas horas e poucos metros.
Você sabe amar quando é natural se preocupar com o bem-estar, com o por-vir e com o hoje - que mesmo medíocre e cheio das maldade da rotina - é bom, risível e divertido.
Você sabe amar quando se sente seguro o suficiente para pensar na velhice, na morte e na possibilidade de ficar de cama por uma semana por uma virose qualquer.
Você sabe amar quando seu apito interno grita quando uma idiotice egoísta invade espaços e fronteiras que não são as suas, então você recua e pensa seriamente em respeito.
Você sabe amar quando dá uma risada boa que nem percebe, só de ver a cara que também sorri pelo fato banal de lhe avistar.
Você sabe amar quando sabe que seu bar pode continuar sendo só seu e o do outro idem, mesmo que às vezes a cerveja possa ser dividida no mesmo copo sujo.
Você sabe amar quando o ciúme é pequeno, pelo menos um milímetro menor da noção de que a Terra é imensa e ninguém é obrigado a morar onde mora, ir onde vai, comer quem come, ligar para quem liga e querer quem quer, e se o faz, é porque quer, e isto basta como analgésico para crises ciumentas.
Você sabe amar quando sente sinceramente que um rompimento não é uma perda, mas uma decisão adulta, coerente, consciente e cosida por mais que quatro frases passionais.
Você sabe amar quando fica várias folhas do calendário longe e o mundo abre uma porta vazia em que você senta e fica esperando, esperando, esperando.
Você sabe amar quando é inteiro, e não metade, nem dois, mas um, e isto basta para querer um outro, mesmo que o outro muitas vezes se pareça tanto que se assemelhe a um espelho ou a um eco.
Você sabe amar quando lê uma idiotice que repete mais de três vezes “você sabe amar” e não se importa, porque entende idiotices e tem paciência pra elas, sobretudo se são idiotices sobre amor. "
Viu!? para muitas pessoas que lerem esse texto, elas vão "torcer o nariz" e comentar que Decididamente" nada disso que está escrito no texto é "Amar".
Sabe quem sabe " AMAR" de Verdade na minha opinião? Não querendo misturar, mas já " Misturando" a religião? É Jesus! Este sim sabe " AMAR", nós é que queremos " COMLICAR TUDO"!Ficamos com " NOSSOS JOGUINHOS" de amar... e ser amado...e amar...e amar! Tolos que Somos!Nos fazemos de " VITÌMAS" constantemente, principalmente através da poesia, e do amar! É assim a minha visão Hoje! Quem sabe futuramente ela estará a mudar?
Boa Noite.