Sunday, October 24, 2004

(In)justiça

Justiça: conhecido traficante foi libertado e pode já ter saído do país
ERRO PÕE LOBO À SOLTA


Franquelim Pereira Lobo, de 49 anos, tido como um dos maiores traficantes de droga portugueses, foi quinta-feira posto em liberdade alegadamente devido a um erro ou lapso de um tribunal de Lisboa e que foi aproveitado pelo seu advogado para conseguir a soltura sem que as polícias nada pudessem fazer.
Foi atirado assim por terra o trabalho de quatro anos realizado pela Polícia Judiciária e que conduziu à sua detenção, em Abril, no seu refúgio do Sul de Espanha. O indivíduo pode já ter saído do País.
O Lobo – como é conhecido nos meios policiais – foi detido a 24 de Abril no âmbito de um mandado de detenção de 2002 para cumprir uma pena de 25 anos de cadeia (em cúmulo jurídico por vários processos de tráfico de droga) a que tinha sido condenado à revelia pela 1.ª Vara Criminal de Lisboa, em 2000.
Trazido para Lisboa, o homem foi entretanto presente, sob fortes medidas de segurança, ao Tribunal de Sesimbra a 20 de Agosto deste ano no âmbito de um novo processo. Estava indiciado de associação criminosa e tráfico de estupefacientes.
Este tribunal terá considerado que já não existiam os indícios contra Franquelim Lobo mas manteve a sua prisão ao abrigo da condenação de 25 anos pela qual foi extraditado de Espanha.
Ao que parece, a 1.ª Vara Criminal de Lisboa, por razões que se desconhecem, mas que fontes policiais caracterizam como “grave lapso ou esquecimento”, não validou a condenação de 2000.
Perante este erro, o advogado de Defesa de Franquelim Lobo apresentou ao Supremo Tribunal de Justiça um pedido de ‘habeas corpus’ para a libertação imediata do detido.
O pedido (processo número 3767/04-5) foi quinta-feira apreciado por uma das varas criminais do Supremo e, já que nada existia formalmente contra o Lobo, o juiz conselheiro Costa Pereira despachou favoravelmente a libertação e, assim que a cadeia do Linhó (onde estava detido) recebeu a notificação (cujo relator foi o juiz Costa Mortágua), nesse mesmo dia, Franquelim foi imediatamente libertado.
Nascido na Vermelha, Cadaval, Franquelim Lobo continua a ocupar, na PJ, o topo da lista de traficantes. É tido como próximo dos cartéis de droga colombianos e de redes de droga galegas. Em Espanha estaria ligado à construção e, talvez, a branqueamento
de capitais.
Em Abril foi apanhado, julga-se, num deslize motivado pelo excesso de confiança. Agora pode não vir a cair no mesmo erro. As polícias, que foram apanhadas de surpresa, acreditam que até já não esteja no País.

Como é que é possível que isto aconteça? Não dá para entender...

2 comments:

Alexandre Caetano said...

Portugal 4ever!!! lololol

Alexandre Carvalho said...

Eu tinha lido um artigo deste homem o ano passado, e acho q este é como diria o (outro) Alexandre, tem olho pó negócio... ;)
Falando mesmo a sério, tem mm jeito pá coisa, até tou admirado de n ter visto nada na televisão a falar q ele tinha sido libertado por incompetência jurídica.. Parece que há certas coisas q convém ainda á plebe n saber...
Mas repito, o homem tá sem dúvida no ramo certo de negócio (lol) pq n só é um ou o maior traficante portugûes, como também um dos top-5 da Europa... podia mandar piadas sobre isto, mas acho q já chega... ;p