Sunday, October 31, 2004

José Cid - Pouco a pouco (favas com chouriço)

- Vá, são 7 e meia amor, e tens que ir trabalhar...
- Acordas-me com um beijo e um sorriso no olhar,
e levantas-me da cama,
depois tiras-me o pijama,
faço a barba e dá na rádio o Zé Cid a cantar

Apanho um autocarro,
Vou a pensar em ti,
Tu levas os miudos ao jardim infantil,
Chego à repartição,
Dou um beijo no escrivão,
E nem toco a secretária que é tão boa!

A pouco e pouco se constrói um grande amor
De coisas tão pequenas e banais.
Basta um sorriso, um simples olhar
Um modo de amar, a dois...
Um modo de amar, a dois...

E às 5 e meia em ponto
Telefonas-me a dizer:
"Não sei viver sem ti amor,
Não sei o que fazer..."
Faz-me favas com chouriço,
O meu prato favorito,
Quando chego para jantar,
Quase nem acredito...

Vestiste-te de branco,
Uma flor nos cabelos,
Os miudos na cama
E acendeste a fogueira.
Vou ficar a vida inteira,
A viver dessa maneira,
Eu e tu, e tu e eu, e tu e eu e tu...

A pouco e pouco se constrói um grande amor
De coisas tão pequenas e banais.
Basta um sorriso, um simples olhar
Um modo de amar, a dois...
Um modo de amar, a dois...

A pouco e pouco se constrói um grande amor
De coisas tão pequenas e banais.
Basta um sorriso, um simples olhar
Um modo de amar,
Um modo de amar,
Um modo de amar, a dois...

Vamos lá analisar esta música. Primeiro a mulher dele acorda-o. Até aqui tudo bem, mas depois ela é que o tem de o levantar da cama e tirar-lhe o pijama. Pronto, ele vai trabalhar mas já fora da lei, porque claramente ele tem mais que 65 anos. E depois quem é que dá na radio? O Zé Cid, tá claro...
Depois, outro episódio: "Chego à repartição, dou um beijo no escrivão, e nem toco a secretária que é tão boa!". Sou só eu, ou isto é uma bequita, tipo... abixanado? Quer dizer, chega ao trabalho, dá um beijo a um homem, e nem toca na secretária que é boa. O homem com a idade deve ter ficado com uns parafusos a menos.
Depois a mulher telefona-lhe para o trabalho. A dizer que o ama e tal, e ele manda-a fazer favas com chouriço. É sempre uma bela declaração com muito amor. Para este homem "faz-me favas com chouriço = és linda, amo-te loucamente", definitivamente é isto que lhe deve ir na cabeça.
Outra. Quando ele chega a casa os miudos já estão na cama, mas também de manhã antes de ir para o trabalho ele não os vê. Quando é que ele vê os filhos? É evidente que os filhos não tem uma figura paterna, e ainda por cima o pai tem tendencias homosexuais.
E depois está confuso "Eu e tu, e tu e eu, e tu e eu e tu...", se isto são maneiras de falar.
Pois é, esta música de um grande senhor chamado José Cid, foi a música com menos lógica que alguma vez ouvi. Portugal em grande nesta altura.

2 comments:

Alexandre Carvalho said...

LOL... Avante, José Cid, avante!

Susana Nunes said...

Simplesmente hilariante... lolol