Sunday, May 29, 2005

Malucos do Riso & Max

Porque é que tenho a impressão de que nenhum dos canais estava preparado para caso o Vitória de Setúbal ganhasse?

Erotismo em forma de música

I'm gonna love you like nobody's loved you,
Come rain or come shine.
High as a mountain and deep as a river,
Come rain or come shine.

Well I guess when you met me
That it was just one of those things,
But don't you ever bet me,
'Cause I'm gonna be true if you let me.

You're gonna love me like nobody's loved me,
Come rain or come shine.
Happy together, unhappy together,
Won't that be fine?

Day may be cloudy or sunny,
We're either in or we're out of the money.
I'm with you always.
I'm with you rain or shine.

You're gonna love me like nobody's loved me,
Come rain or come shine.
Happy together, unhappy together,
Won't that be fine?

Day may be cloudy or sunny,
We're either in or we're out of the money.
I'm with you always.
I'm with you rain or shine.

I'm with you always.
I'm with you rain or shine.


Ray Charles - Come Rain or Come Shine


Saturday, May 28, 2005

«Monteiro shows the way to Karthikeyan»

Desculpem lá, mas este post teve que sair. É totalmente anormal um piloto, com o mesmo carro, ser mais rápido 1 segundo numa volta, ou o Monteiro é muito bom, ou o Narain é muito mau, das duas, uma. Se no inicio do ano o Indiano dava quase 1 segundo por volta ao Português, agora tem-se verificado a situação contrária. Nos testes da pré-temporada os chefes da equipa falavam maravilhas do Tiago, tanto porque era um piloto excepcional, com uma enorme margem de progressão, como em termos técnicos, que conseguia dizer tudo o que se alterava no carro. Verdade seja dita que antes ele ficava atrás e agora fica à frente do seu companheiro de equipa. Falta ainda dizer que Tiago Monteiro pode ficar este fim de semana com o seu nome nos livros de records da FIA, sendo o primeiro piloto rookie (no ano de estreia levam com este "carimbo") a terminar sete provas seguidas.

Será que o Tiago consegue ficar mais um ano na Formula 1? Os mais leigos, talvez não percebem a importância de ter um piloto português na Formula 1. Há 2 países no momento a terem duas provas de Formula 1 e a FIA (Federação Internacional do Automóvel) quer evitar isso, abrindo assim uma porta ao Grande Prémio de Portugal. Nos últimos anos a FIA tem dado muito valor ao circuito do Estoril havendo cada vez mais, provas desta organização, com passagem em Portugal. Como é sabido, Portugal tem estado em crise, e com a aparição do Grande Prémio por cá, podia ser uma ajuda para o Estado, havendo um encaixe extraordinário, pois viriam a Portugal cerca de 100.000 pessoas para assistir ao evento, gastando assim algum dinheiro por cá, ajudando assim a condição económica do nosso país. Sendo assim, toca a torcer pelo Monteiro!

Friday, May 27, 2005

Emancipação

Sou só eu, ou hoje em dia há uma maior emancipação por parte da nova geração (entenda-se pessoas nascidas entre 88 e 91)? Digamos que é algo estranho que aconteça com muita gente o que acontece comigo. Aparece-me um mail para pedir para adicioná-lo ao MSN. Até aqui tudo bem, mas quando vou ver, são miudinhas com os seus 14, 15, 16 anos, que até são girinhas, mas são muito à "frentex". Eu quando tinha a idade delas, queria era jogar computador, ou qualquer coisa do género, mas elas não, já pensam é em... sexo. É muito estranho... quer dizer, estranho talvez não seja, mas dá que pensar, estas raparigas fazerem perguntas de teor sexual e até mesmo contar "um bocado" da sua vida intima, a um total desconhecido. Será que no meu tempo já haviam assim miudas, mas eu apenas não notava? Confesso que assim o sexo, só me começou a ser um tema sério da minha vida, por volta dos 17 anos, mas este pessoal de hoje em dia, e desculpem-me a expressão, já só quer é foder. Enfim, devo ser eu que sou muito infantil, e não elas que são muito avançadas.

Então e o défice?

«A Assembleia da República poderá vir a ter um novo edifício para gabinetes dos deputados, construído de raiz, se for aprovado o projecto que os parlamentares têm em mãos. O novo edifício - que já tem o projecto elaborado - conta com dois pisos (mais dois para estacionamento) com 121 gabinetes individuais para os parlamentares e deverá ficar situado no jardim entre o Palácio de São Bento e a residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa.»

Constituição Europeia V

«Constituição Europeia - As "preciosidades"»

E se fossemos nós os "diferentes"?

Engraçado...

Acho piada ao facto do aumento Imposto do Tabaco ser para cobrir o défice do Serviço Nacional de Saúde. Coincidencias?...

Thursday, May 26, 2005

ADSL

Faço aqui um novo post, para demonstrar a minha raiva quanto à hipocrisia que a Sapo mostra quando se trata da nova "promoção" (entre aspas porque foi obrigada) da sapo de 2 Mb. São totalmente inadmissíveis estas passagens. Uma pequena lista:
1. Só houve um aumento de velocidade de download, a velocidade de upload não acompanhou o aumento da de download, mantendo assim a velocidade de envio de dados de utilizador para utilizador;
2. Com o aumento da velocidade, os utilizadores irão ter uma tendência para fazer mais downloads, mas o trafego disponível mantem-se, criando assim maiores probabilidades dos utilizadores excederem o límite, logo aumentando substancialmente a sua factura;
3. O antigo Sapo Pro, que tinha 1Mb, passou a 4Mb, mas com o novo 8Mb, diminuiram o seu preço, mas também o trafego nacional passou de ilimitado a 40Gb;
4. Com a diminuição do preço do serviço 4Mb, ficou muito próximo do de 2Mb. Assim, julgo que o preço do serviço de 2Mb deveria sofrer um ajustamento;
5. Por fim, o preço estúpido do novo serviço de 8Mb. 59,99€ por mês é uma quantia parva para ter uma internet que nem sempre irá ser de 8Mb porque as linhas irão ficar mais ocupadas, havendo assim uma limitação da velocidade dos serviços.

«Primeiras impressões sobre o plano Sócrates de ataque ao défice»

Sermão de S. António aos Peixes - Versão actual

Se os tubarões fossem homens, perguntou a filha de sua senhoria ao senhor K., seriam eles mais amáveis para com os peixinhos?
Certamente, respondeu o Sr. K. Se os tubarões fossem homens, construiriam no mar grandes gaiolas para os peixes pequenos, com todo tipo de alimento, tanto animal quanto vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca e adoptariam todas as medidas sanitárias adequadas. Se, por exemplo, um peixinho ferisse a barbatana, ser-lhe-ia imediatamente aplicado um curativo para que não morresse antes do tempo.
Para que os peixinhos não ficassem melancólicos haveria grandes festas aquáticas de vez em quando, pois os peixinhos alegres têm melhor sabor do que os tristes. Naturalmente haveria também escolas nas gaiolas. Nessas escolas os peixinhos aprenderiam como nadar alegremente em direcção à goela dos tubarões. Precisariam saber geografia, por exemplo, para localizar os grandes tubarões que vagueiam descansadamente pelo mar.
O mais importante seria, naturalmente, a formação moral dos peixinhos. Eles seriam informados de que nada existe de mais belo e mais sublime do que um peixinho que se sacrifica contente, e que todos deveriam crer nos tubarões, sobretudo quando dissessem que cuidam de sua felicidade futura. Os peixinhos saberiam que este futuro só estaria assegurado se estudassem docilmente. Acima de tudo, os peixinhos deveriam rejeitar toda tendência baixa, materialista, egoísta e marxista, e denunciar imediatamente aos tubarões aqueles que apresentassem tais tendências.
Se os tubarões fossem homens, naturalmente fariam guerras entre si, para conquistar gaiolas e peixinhos estrangeiros. Nessas guerras eles fariam lutar os seus peixinhos, e lhes ensinariam que há uma enorme diferença entre eles e os peixinhos dos outros tubarões. Os peixinhos, proclamariam, são notoriamente mudos, mas silenciam em línguas diferentes, e por isso não se podem entender entre si. Cada peixinho que matasse alguns outros na guerra, os inimigos que silenciam em outra língua, seria condecorado com uma pequena medalha de sargaço e receberia uma comenda de herói.
Se os tubarões fossem homens também haveria arte entre eles, naturalmente. Haveria belos quadros, representando os dentes dos tubarões em cores magníficas, e as suas goelas como jardins onde se brinca deliciosamente. Os teatros do fundo do mar mostrariam valorosos peixinhos a nadarem com entusiasmo rumo às gargantas dos tubarões. E a música seria tão bela que, sob os seus acordes, todos os peixinhos, como orquestra afinada, a sonhar, embalados nos pensamentos mais sublimes, precipitar-se-iam nas goelas dos tubarões.
Também não faltaria uma religião, se os tubarões fossem homens. Ela ensinaria que a verdadeira vida dos peixinhos começa no paraíso, ou seja, na barriga dos tubarões.
Se os tubarões fossem homens também acabaria a ideia de que todos os peixinhos são iguais entre si. Alguns deles se tornariam funcionários e seriam colocados acima dos outros. Aqueles ligeiramente maiores até poderiam comer os menores. Isso seria agradável para os tubarões, pois eles, mais frequentemente, teriam bocados maiores para comer. E os peixinhos maiores detentores de cargos, cuidariam da ordem interna entre os peixinhos, tornando-se professores, oficiais, polícias, construtores de gaiolas, etc.
Em suma, se os tubarões fossem homens haveria uma civilização no mar.

BRECHT, BERTOLD, " Se os tubarões fossem homens".

Via:
Cão de Guarda.

Jazz

Já reparam que hoje em dia os jornais e as revistas oferecem de tudo? Desde talheres e ferramentas a livros e CD's. É um fenómeno estranho. No entanto, o propósito deste post é falar-vos das últimas colecções que o Diário de Notícias e o Público têm lançado. Estou, obviamente, a falar de música. Com o primeiro, na semana passada, saiu o 1º número da BD Jazz, uma colecção de livros de BD sobre algumas referências do Jazz, com dois CD's incluídos. Neste caso, pudémos levar o Sr. Ray Charles para casa. E eu não consegui resistir. Depois do filme ("Ray"), nunca mais olhei para ele (e para a sua música) da mesma maneira. Apesar de não ter apreciado especialmente a BD, os CD's são realmente bons, daqueles que se ouvem vezes sem conta. Os próximos números serão sobre Ella Fitzgerard, Louis Armstrong. Sidney Bechet, Billie Holiday, Lester Young, Charlie Parker, Stang Getz, Oscar Peterson, entre outros.
Quanto ao Público, ontem saiu o 1º número da colecção Let's jazz em público (oferta com o jornal) e hoje sairá o 2º número. Esta colecção vai percorrer a história do jazz não apenas através de nomes essenciais (Armstrong, Parker, Dizzy, Ellington, Coltrane, Miles, Dolphy, Ayler), mas também através do papel dos instrumentos ou das vozes que ao longo dos anos fizeram do jazz história. Para cada instrumento foi convidado a escrever um músico da área: Sasseti para o piano, Laurent Filipe para o trompete, Paulo Curado para a flauta, Claus Nymark para o trombone, Carlos Martins para o sax tenor, Mário Delgado para a guitarra, entre muitos outros. Ao todo são 31 números (um deles inteiramente dedicado aos blues). O 1º, que estou a ouvir neste preciso momento, é um pequeno sumário da restante colecção, o que é muito positivo, pois o CD é bastante bom.
Mas vou agora ao ponto essencial: como é que dois jornais lançam duas colecções tão boas ao mesmo tempo? Assim não dá. Não há dinheiro para tudo (cada número da colecção BD Jazz custa quase 10€ e cada número da Let's jazz em público custa 6,50€ e são ambas semanais). Eu sei que a concorrência, hoje em dia, é mais importante do que o prazer e a nobreza de se "oferecer" algo de qualidade ao público, mas não é isso que se espera de dois jornais de referência.

Wednesday, May 25, 2005

«Apenas posso dizer que o martírio é o máximo de felicidade e orgulho a que alguém pode aspirar e que os militantes aspiram por essa oportunidade meses, nalguns casos anos.
O mártir tem uma sensação indiscritível. O martírio é como passar da clausura de quatro paredes estreitas para um outro espaço imenso.
(...) O martírio converteu-se num acto fundamental da nossa cultura. Crianças, mulheres, milhares de palestinianos desejam tornar-se mártires. A devoção a que se assiste nos funerais dos mártires é a melhor prova.
»
Abdallah Shami (ayatollah dos palestinianos)
in Entrevistas no Centro do Mundo

E quem diria que o Segundo seria diferente do primeiro? Estou surpreendida...

«Fundação Vodafone apoia combate a incêndios florestais»

«Foi celebrado sexta-feira um acordo de cooperação que visa estender a área de intervenção do sistema «Leiria+Verde» aos distritos de Castelo Branco e Santarém. No âmbito deste novo acordo, a Fundação Vodafone Portugal doará diverso material terrestre e aéreo, assim como equipamentos e serviços de telecomunicações, destinados à prevenção, detecção e extinção de incêndios florestais nos distritos de Castelo Branco e Santarém. Incluem-se nesse material e serviços duas aeronaves, duas viaturas de combate a incêndios e uma viatura de comando e transmissões, assim como a instalação de sistemas de telecomunicações e georeferenciação em viaturas de várias corporações de bombeiros – num valor total de 300 mil euros.»

«World Jump Day»

Constituição Europeia IV

«Se tivesse que resumir numa só frase os Direitos Fundamentais inscritos na Constituição Europeia, seria simples: Direitos Fundamentais sim, desde que não ponham em causa o funcionamento do mercado.»

Desculpem lá o atraso...

... mas ainda vai a tempo.

«Não há dúvida: o Benfica é o clube dos descamisados, das minorias, dos sem-abrigo, dos deserdados da sorte em geral - e é também o clube de todos os outros. E parece ter uma mística (segundo dizem) muito própria: quando ganha, os portugueses tornam-se, de facto, melhores pessoas. Mais de dois terços da população com registo criminal devia estar ali, naquele estádio, a acotovelar-me e quase a esborrachar-me as crias; não obstante, senti-me mais segura que um juiz da casa pia. Por barbas rijas escorregavam lágrimas de alegria, a malta do gamanço, de brinco na orelha e telemóvel roubado, beijava criancinhas, e os maridos, por hábito, bêbados agressores, abraçavam as mulheres e distribuíam palmadinhas fraternas pelos inimigos de antes. Até as caralhadas soavam carinhosas.»

Tuesday, May 24, 2005

Uma barbaridade

É uma barbaridade estas decisões do governo. É evidente que nós temos de sofrer pois os "senhores" não se querem livrar dos seus ordenados chorudos e dos seus grandes carros. É evidente também que há muitas outras soluções para diminuir o défice português, mas os governos, como sempre, optam pelas alternativas mais fáceis de serem realizadas. Será que alguma vez pensaram em aumentar as receitas? Talvez, e verdade seja dita que não iria ser fácil obter um grande aumento das receitas a curto prazo.
Seremos sempre nós que sofremos?

Saturday, May 21, 2005

«Portugal é dos países da União onde há mais mulheres cientistas e onde elas gostam de ciências tradicionalmente masculinas, como a matemática, a física ou a química. Mas se o país se diferencia pela positiva, também se aproxima dos outros nos entraves que coloca às mulheres, como se existisse um tecto de vidro que não as deixa avançar na carreira.»

in Público, 19 de Maio de 2005

De que século é este senhor?

«José Sócrates quer que o departamento das mulheres do PS seja "dócil"»

in Público, 19 de Maio de 2005

Friday, May 20, 2005

«Sítio do Não»

Mais Constituição Europeia.

Wednesday, May 18, 2005

Para quem é apaixonado por fotografia...

... pelos vistos, ele está de volta.

«Em Gaza criámos uma geração de crianças que não sabem, nem são capazes de sorrir. São os futuros homens-bomba, terroristas, guerrilheiros, como se lhes queira chamar.»

Eyad el Sharraj (psiquiatra-chefe de Gaza)
in Entrevistas no Centro do Mundo

Quanto maior melhor...

... a amostra.

Tuesday, May 17, 2005

«Em boa parte dos vossos discursos o pensamento fica meio assassinado. Porque o pensamento é uma ave do espaço que metida numa gaiola de palavras pode abrir asas, mas não pode voar.»

Khalil Gibran, O Profeta

Monday, May 16, 2005

Sunday, May 15, 2005

Opurtunidade...

É preciso ter olho para o negócio, mas este não é para mim. Tanta opurtunidade desperdiçada, tanto momento opurtuno que deixei passar em branco. Um dia deixarei de estar atado a esta falta de força, que me faça desvendar este mistério. Espero, mas espero, que quando este dia chegar, não seja tarde de mais. Sonho, aliás, tenho pesadelos, contigo e outra pessoa. Acordo com lágrimas a escorrerem-me pela cara abaixo enquanto estás alegre com outra pessoa. Eu sei tão bem quem ele é, mas penso que não me deveria meter nesses assuntos. Nós falamos sobre tanta coisa, mas nunca sobre isso, nós. Pergunto-me, porém, se valerá apena desatar-me, se alguma vez me virias a dizer que sim. Loucura minha a acreditar nisso. Felizmente não sou o único louco, porque não sou o único a acreditar. Agora penso... Serão os outros a estarem correctos? Sempre, mas sempre gostei de ouvir segundas opiniões, mas como me diziam sempre que sim, hoje em dia deixei de acreditar. Não vale apena ouvir algo que não me (nos) leva a lado nenhum.
Agora paro para descansar de um dia inútil, mas o lema continua de hoje, de amanhã será o mesmo. Não sei mesmo quando irei mudá-lo, é difícil advinhar tal coisa, mas simplesmente, é uma coisa que não se controla, apena se domina... Agora digo, para terminar. O negócio - como lhe trata uma amiga minha - já esteve pior, mas nunca irá ter um fim com lucros, proveitos, o que lhe quiserem chamar. Este nunca sou eu que o digo, mas já é algo que tento, ou pelo menos me convenço, dizer a mim próprio, pois quando o dia chegar (se chegar) não ter um grande precurso até chegar ao chão...
«assim passa mais um dia em que nada se fez, mas já sabemos que dia após dia, os dias irão ser assim...»
Alexandre MM Caetano

Saturday, May 14, 2005

Parece-me...

Porquê é que os sportinguistas ficaram tão chateados com o árbitro? Será que não percebem que a culpa é do Ricardo? Ele é que quis mostrar habilidades que não tem. Mas agora isso não interessa, apesar de o resultado mais adequado ser um empate a um, o Benfica ganhou. Agora falta um ponto, um mísero ponto, e então aí, aí não passa.

Friday, May 13, 2005

Agora que aí está à porta o terceiro e último filme da saga Star Wars...

... esta é uma oportunidade a não perder: Domingo (dia 15) na SIC, durante a tarde, Star Wars: Episode 1 – The Phantom Menace e Star Wars: Episode 2 – Attack of the Clones.


E hoje vai ser assim:

Just enjoy...

Já só faltam mais dois dias...

«Os portugueses têm de trabalhar 135 dias este ano para pagar as suas obrigações fiscais, refere um estudo da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, divulgado esta quarta-feira.
O DLI indica o dia a partir do qual uma pessoa já ganhou o bastante para cumprir com as suas obrigações fiscais, e que no caso de Portugal ocorrerá a 15 de Maio, podendo nos restantes dias do ano gastar o seu rendimento em proveito particular.
»

Para o caso de não terem reparado...

... hoje é sexta-feira 13.

No comments

«Matar uma pessoa no seio materno é mais grave do que matar uma pessoa que não se pode defender. Uma menina de cinco anos pode reagir, pode chorar, queixar-se», disse.
Este padre considera que «matar é sempre violento e pecado», mas que o aborto pode ser considerado ainda mais grave do que assassinar alguém que tem capacidade de reacção.

Padre Domingos de Oliveira,
na missa de 7º dia de Vanessa Pereira, a menina de cinco anos encontrada morta nas águas do rio Douro

O esperma...

"Sabiam que estudos mostram que na composição do esperma encontramos os espermatozóides (que são os gametas masculinos) mais o líquido da próstata (que contém Na, K, Ca, Zn, Mg, Ác. Cítrico e proteínas) mais o líquido da vesícula seminal (que contém frutose, fosfatos, nitrogênio não protéico, cloretos, colina e prostaglandinas). Calcula-se que numa ejaculação média sejam liberados 4 centímetros cúbicos de esperma, pesando aproximadamente 4 gramas e, contendo menos de 35 calorias, proteínas e gorduras."

Ou seja, raparigas, ainda não andam à procura de coisas vitaminadas mas com poucas calorias? Então comecem a engolir! LOL Posso dizer também, através de uma amiga minha, que é meio salgado... é só uma sugestão! lolol

Thursday, May 12, 2005

Coldplay - Clocks


The lights go out and I can't be saved
Tides that I tried to swim against
Have brought me down upon my knees
Oh I beg, I beg and I plead
Singing
Come out of the things unsaid
Shoot an apple off my head
And a trouble that can't be named
A tiger's waiting to be tamed
Singing
You are
You are
Confusion that never stops
The closing walls and the ticking clocks
Gonna come back and take you home
I could not stop, that you now know
Singing come out upon my seas
Cursed missed opportunities
Am I a part of the cure
Or am I part of the disease
Singing
You are, you are
You are, you are
You are, you are
You are, you are
And nothing else compares
And nothing else compares
And nothing else compares
And nothing else compares
You are, you are
Home, home where I wanted to go
Home, home where I wanted to go
Home, home where I wanted to go (You are)
Home, home where I wanted to go (You are)

Just can't sleep...

São 7h da manhã isto é tudo em que consigo pensar:
...I believe in a future
I believe in a spiritual world
...I believe that's something wrong
I believe in power of people
...I believe in evolution
I believe in what i see
I believe the human body
I believe the mind is free....
Blasted Mechanism - I believe

Wednesday, May 11, 2005

Heurísticas...

Sabiam que todos nós sofremos disto? Não acham? Então respondam a isto:
De que maneira se morre mais?
-De acidente de viação ou de cancro pulmonar?
-Morre-se mais por causa de um AVC ou assassinado?
Pois é, perguntas parvas talvez, mas a maioria das pessoas responde acidente de viação ou de assassinado. Mas não, é totalmente ao contrário, apenas somos levados pelas notícias que ouvimos/lemos, a responder tal barbaridade. Um senhor chamado Kahneman fala-nos disto com muita clareza, quer através de teorias, quer através de exemplos, tal como os que aqui citei. A este tipo de heurística chama-se de heurística de disponibilidade, visto só termos acesso às notícias de acidentes de viação, e serem muito raras as de cancro pulmonar.
Existem também as heurísticas por ancoragem, isto é somos levados a responder a algo, tendo um valor como referência.
Finalmente existem as heurísticas de representatividade. Esta ocorre através de estereotipos da sociedade, como por exemplo: uma faculdade que tem uma grande reputação, os seus licenciados, ficarão também com um currículo muito valorizado, o que nem sempre corresponde com o seu portador.
Assim se fala de algo que talvez seja conhecido por todos, mas como não há nada para fazer, faz-se isto.

E não há nada melhor do que isto...

... acompanhado por um sonoro ronronar.

Eu não diria melhor...

Queen - Bohemian Rhapsody

Is this the real life?
Is this just fantasy?
Caught in a landslide
No escape from reality
Open your eyes
Look up to the skies and see
I'm just a poor boy,
I need no sympathy
Because I'm easy come, easy go
A little high, little low
Anyway the wind blows,
doesn't really matter to me, to me

Mama, just killed a man
Put a gun against his head
Pulled my trigger, now he's dead
Mama, life had just begun
But now I've gone and thrown it all away
Mama, ooo
Didn't mean to make you cry
If I'm not back again this time tomorrow
Carry on, carry on,
As if nothing really matters

Too late, my time has come
Sends shivers down my spine
Body's aching all the time
Goodbye everybody - I've got to go
Gotta leave you all behind
And face the truth
Mama, ooo - (anyway the wind blows)
I don't want to die
I sometimes wish I'd never been born at all

I see a little silhouetto of a man
Scaramouch, scaramouch will you do the fandango
Thunderbolt and lightning - very very frightening me
Gallileo, Gallileo,
Gallileo, Gallileo,
Gallileo Figaro - magnifico

But I'm just a poor boy and nobody loves me
He's just a poor boy from a poor family
Spare him his life from this monstrosity
Easy come easy go - will you let me go
Bismillah! No - we will not let you go -
Let him go
Bismillah! We will not let you go - let him go
Bismillah! We will not let you go - let me go
Will not let you go - let me go (never)
Never let you go - let me go
Never let me go - ooo
No, no, no, no, no, no, no -
Oh mama mia, mama mia, mama mia let me go
Beelzebub has a devil put aside for me
for me
for me

So you think
You can stone me and spit in my eye
So you think you can love me
And leave me to die
Oh baby - can't do this to me baby
Just gotta get out -
Just gotta get right outta here

Ooh yeah, ooh yeah
Nothing really matters
Anyone can see
Nothing really matters -
Nothing really matters to me

Anyway the wind blows...

«Big blogger is watching you»

Tuesday, May 10, 2005

Ironic

«It's meeting the man of my dreams
And then meeting his beautiful ... husband
»

Alanis - 10/05/2005

Monday, May 09, 2005

Jack Johnson - Times like these

In times like these
In times like those
What will be will be
And so it goes
And it always goes on and on...
On and on it goes
And there has always been laughing, crying, birth, and dying
Boys and girls with hearts that take and give and break
And heal and grow and recreate and raise and nurture
But then hurt from time to time like these
And times like those
And what will be will be
And so it goes
And there will always be stop and go and fast and slow
Action,Reaction, sticks and stones and broken bones
Those for peace and those for war
And god bless these ones, not those ones
But these ones made times like these
And times like thoseWhat will be will be
And so it goes
And it always goes on and on...
On and on it goes
But somehow I know it won't be the same
Somehow I know it will never be the same.
«Já me tem acontecido fazer as pessoas chorar enquanto toco... E eu não compreendia isto, mas depois percebi que é a sonoridade da guitarra, mais do que a música que se toca ou como se toca, que emociona as pessoas.»

«Quando eu morrer, morre a guitarra também. O meu pai dizia que, quando morresse, queria que lhe partissem a guitarra e a enterrassem com ele. Eu desejaria fazer o mesmo. Se eu tiver de morrer, morrerá comigo a minha guitarra.»


Carlos Paredes
in Movimentos Perpétuos, Arte para Carlos Paredes

«Teoria da conspiração ou paranóia?»

«Os ramos são as asas das árvores ou como assassinar um poeta à nascença»

Sunday, May 08, 2005

Ornatos Violeta - Fim Da Canção

Chegámos ao fim da canção,
E páro um pouco pra dormir.
É tarde pra voltarmos atrás,

Já nem há motivo algum para rir...
É como ouvir alguém dizer:
"Vê nessa procura
Uma razão
Pra virar a dor para dentro",
Que é virar o amor para dentro.
Falo de um amar para dentro,
Que é virar a dor para dentro...
Eu vou dizer até me ouvir,
A dor chegou para ficar.
Eu vou parar quando eu sentir;
Não haver motivo algum pra negar
É como ouvir alguém dizer:
"Vê nessa procura
Uma razão
Pra virar a dor para dentro",
Que é virar o amor para dentro.
Falo de um amar para dentro,
Que é virar a dor para dentro...

Pra virar a dor para dentro",
Que é virar o amor para dentro.
Falo de um amar para dentro,
Que é virar a dor para dentro...

Chegámos ao fim da canção
E páro um pouco para dormir...

Placebo - Ask For Answers

Time to pass it to the test
Hanging on my lovers breath
Always coming second best
Pictures of my lovers chest

Get through this night
There are no second chances
This time I might
To ask the sea for answers

Always falling to the floor
Softer than it was before
Dog boy,media whore
Thats who the hell you take me for

Give up this fight
There are no second chances
This time I might
To ask the sea for answers

Get through this-
There are no second chances
This time I might
To ask the sea for answers

«Pesadelo patriótico»

«Os eleitores preferem o sonho à obra feita»

«"As pessoas não votam no que o político fez no passado recente. Votam no que esperam que ele faça no futuro". (...) os eleitores reagem melhor às ideias de sonho do que a factos, detalhes ou questões concretas. (...) o que os eleitores querem é mudança para uma "nova sociedade", pelo que não são questões de administração pública que os levam a votar num ou noutro político.
"Para os eleitores, o sistema não é importante. O importante é a esperança numa sociedade melhor". (...) "nenhum político chega à liderança com uma sociedade perfeita, mas também nenhum político sai da liderança com uma sociedade perfeita".
(...) um político que tenha tido um bom desempenho no poder pode não ser reeleito se não tiver um bom plano de campanha, direccionado para o futuro e não para a obra feita. (...) "Hoje em dia, uma campanha começa logo após uma eleição. Bush, quer se goste dele quer não, está sempre em campanha", salientou, defendendo que os políticos e os partidos não se lembram das eleições apenas quando elas estão próximas.
»

Friday, May 06, 2005

«3 Pistas»

Não sei se algum dos leitores deste blog teve a mesma sorte que eu, quando fui hoje comprar o jornal. Como todas as sextas-feiras, pedi o Público e aproveitei para dar uma vista de olhos pelas capas dos restantes jornais. Até que a minha atenção se reteu numa pequena informação no Diário de Notícias: «Hoje: "3 Pistas" - bandas portuguesas num CD recomendado pelo DN:música». Como deve ser do conhecimento dos ouvintes assíduos da Antena 3, "3 Pistas" são umas sessões especiais concebidas para transmissão radiofónica no programa «Portugália», nas quais os músicos têm a direcção de emissão.

«A ideia de produzir as sessões "3 Pistas", surgiu motivada pela vontade em estimular músicos a trabalhar num formato minimal e na lógica necessidade de procurarem novas soluções para a sua música. A escolha de instrumentos é livre e as regras simples. Os grupos ou músicos são convidados a gravar 3 originais e uma versão. A gravação é feita como se ao vivo se tratasse, embora registada em estúdio. Apenas podem utilizar 3 microfones e activar 3 canais na mesa de mistura.»

Este CD inclui bandas como Mesa, Blind 0, Quinteto Tati, Toranja, The Legendary Tiger Man, Mão Morta, 1 Uik Project, Melo D e Good Vibe, Repórter Estrábico, Jorge Cruz e Dead Combo. Destes só dispensaria 1 Uik Project e Melo D e Good Vibe. De resto, é realmente um grande CD. Quase todas as versões são muito bem conseguidas, principalmente "Chaga" dos Ornatos Violeta, feita pelos Toranja, "Gota D'Água" de Chico Buarque, pelos Quinteto Tati, e "Temptation" de Tom Waits, pelos Dead Combo. É um CD que, sem dúvida alguma, recomendo.

Quinteto Tati - Gota D'Água (Chico Buarque)

Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta pro desfecho da festa
Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta pro desfecho da festa
Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Pode ser a gota d'água


Toranja - Chaga (Ornatos Violeta)

Foi como entrar
foi como arder
para ti nem foi viver
foi mudar o mundo
sem pensar em mim
mas o tempo até passou
e és o que ele me ensinou
uma chaga pra lembrar que há um fim

Diz sem querer poupar meu corpo
eu já não sei quem te abraçou
diz q eu não senti teu corpo sobre o meu
quando eu cair
eu espero ao menos que olhes para trás
diz que não te afastas de algo que é também teu
não vai haver um novo amor
tão capaz e tão maior
para mim será melhor assim
vê como eu quero
e vou tentar
sem matar o nosso amor
não achar que o mundo é feito para nós

Foi como entrar
foi como arder
para ti nem foi viver
foi mudar o mundo
sem pensar em mim
mas o tempo até passou
e és o q ele me ensinou
uma chaga pra lembrar que há um fim

O caminho

Amor é o meu sentimento,
Barco, o meu transporte...
Começo a subir o rio
Do dia a dia.
Espetacular! Que sensação.
Finalmente vens ter comigo.
Gabas-te dele...
Hilariante, julgo eu.
Impotente, assim fiquei,
Jamais chorarei assim.
Lavei-me nas lágrimas
Mágicas que me fizeram viver.
Nada me pára,
Observo o além.
Paro no meu rio,
Que me leva ao destino.
Recordo o inútil!
Sei que aprendi,
Tu não eras para mim.
Única paixão,
Verdade do meu sangue,
Xérife do meu sistema,
Zelo o meu coração.


Alexandre MM Caetano

P.S. - Este poema foi um que pus no www.escreva.com, um forum que me parece bem. Convém dizer também que a lógica era fazer um poema que tivesse os versos a começar com cada letra do alfabeto português.

Querer...

Quero...
... viver o impossível
... sentir o teu toque
... sentir a tua pele
... ver-te
... amar-te
... desejar-te
... lançar-te um sorriso
... beijar-te
... que me toques
... que me ames...
... amar não é crime para ninguém, apesar de ser, por vezes, equivalente a uma prisão, é impossível evitar-mos o amor, e uma vez lá dentro, sair com sucesso é difícil. Talvez magoe mais sentir um amor correspondido que um platónico, já não me recordo da sensação de tal coisa. Diria que não nos podemos sentir inocentes pelo sentimento, mas apenas digo que odeio estar assim... Odeio...

Thursday, May 05, 2005

E aí está ela...

Wednesday, May 04, 2005

«É preciso cuidado quando se incriminam jornalistas por alegada violação do segredo de justiça, porque a fonte de informação dos jornalistas são órgãos de Justiça.»
Germano Marques da Silva
O Diabo, 03-05-05

«O segredo de justiça em Portugal é uma treta desde que a Xerox inventou as fotocópias.»
Joaquim Letria
A Capital, 03-03-2005

Fonte: Público, 04 de Maio de 2005

Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain


Ontem tive oportunidade de assistir a um dos melhores filmes de sempre: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, o que é bastante curioso, já que não sou muito apreciadora da língua francesa. No entanto, não me parece que seja possível haver quem não se renda à simplicidade do seu enredo, à maneira como nos faz pensar e reflectir sobre as coisas e os prazeres mais simples da vida, relembrando-nos que pequenas acções podem mesmo mudar a vida de alguém. Para além disso, retrata o drama de uma forma tão "desdramatizada" que quase parece irreal, sobretudo num filme. Aquilo a que estamos habituados no cinema é a um abuso da exploração do drama, de tal forma que estranhamos quando o vemos tratado com tanta naturalidade. É um filme que aborda o mundo dos sonhos de uma forma bastante original, envolvendo-o no mundo real das personagens. Como esquecer a cena em que Amélie se "transforma" em água? Dito assim parece bastante estranho e quase ridículo, mas todos nós já passámos por aquele exacto momento em que o chão debaixo de nós parece abrir, em que nada mais parece ter sentido, em temos a sensação de nos estarmos a desmoronar... E é precisamente isso que acontece com Amélie naquele momento. É simplesmente fabuloso... De tal forma que tenho de me conter nas palavras, ou acabaria por contar a sua história do início ou fim, o que não quero fazer, para que quem ainda não tenha tido a oportunidade de o ver, aproveite essa experiência a 100%. Vale realmente a pena. Por fim, só quero fazer referência às excelentes interpretações de todo o elenco, principalmente a de Audrey Tautou no papel de Amélie.



Ficha Técnica
Título Original: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Género: Comédia
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (França): 2001
Site Oficial: www.amelie-themovie.com
Estúdio: Le Studio Canal+ / Filmstiftung Nordrhein-Westfalen / France 3 Cinéma / La Sofica Sofinergie 5 / MMC Independent GmbH / Tapioca Films / Victoires Pictures
Distribuição: Miramax Films
Direcção: Jean-Pierre Jeunet
Enredo: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
Produção: Jean-Marc Deschamps
Música: Yann Tiersen
Fotografia: Bruno Delbonnel
Desenho de Produção: Aline Bonetto
Direcção de Arte: Volker Schäfer
Figurino: Madeline Fontaine e Emma Lebail
Edição: Hervé Schneid
Efeitos Especiais: Duboi



Elenco
Audrey Tautou (Amélie Poulain)
Mathieu Kassovitz (Nino Quincampoix)
Rufus (Raphael Poulain)
Yolande Moreau (Madeleine Wallace)
Artus de Penguern (Hipolito)
Urbain Cancelier (Collignon)
Maurice Bénichou (Dominique Bretodeau)
Dominique Pinon (Joseph)
Claude Perron (Eva)
Michel Robin (Pai de Collignon)
Isabelle Nanty (Georgette)
Clotilde Mallet (Gina)
Claire Maurier (Suzanne)
Serge Merlin (Dufayel)
James Debbouze (Lucien)
Lorella Cravotta (Amandine Poulain)
Flore Guiet (Amélie Poulain - 8 anos)



Prémios:
- Recebeu 5 nomeações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original.
- Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou 2 prémios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Enredo Original e Melhor Desenho de Produção. Foi ainda nomeado em outras 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Director, Melhor Actriz (Audrey Tatou), Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora e Melhor Edição.
- Recebeu 13 nomeações ao César, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Director, Melhor Actriz (Audrey Tautou), Melhor Actor Secundário(Rufus e James Debbouze), Melhor Atcriz Secundária (Isabelle Nanty), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Desenho de Produção, Melhor Banda Sonora, Melhor Som e Melhor Enredo.
- Ganhou o Prémio da Audiência no Festival Internacional de Edimburgo.
- Ganhou o Prémio do Público no Festival de Toronto.
- Recebeu uma nomeação ao Grande Prémio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Prémio Adoro Cinema 2002 de Melhor Actriz Revelação (Audrey Tatou).

A especificidade da Madeira

Enquanto, por diversas vezes, o Presidente do governo da Madeira, Alberto João Jardim, se tem refugiado na imunidade parlamentar para não responder por crimes de difamação, na mesma ilha, o PSD retira a imunidade a um deputado do PS, João Carlos Gouveia, para ser julgado por queixa de difamação do Sr. Jardim. E não é a primeira vez que isto acontece:
«Em 1992, Martins Júnior, então eleito da UDP e hoje deputado do PS, obrigado a comparecer perante os juízes para ser julgado num processo movido por Jardim em representação do PSD, foi absolvido do alegado crime de difamação e abuso de imprensa.»*
Eu sou contra a imunidade parlamentar, mas, se é um direito, é suposto que seja para todos e não apenas para alguns.

A ler: A República das Bananas

*Público, 4 de Maio de 2005

Igreja Católica & Pedofilia

«Os católicos, pensei, iriam ter à sua frente um teólogo capaz de impor ordem ao rebanho. Mas as afirmações de Bento XVI sobre relação entre justiça civil e canónica têm de ser combatidas (PÚBLICO, 25-04-2005). Num documento de Maio de 2001, a Congregação para a Doutrina da Fé, a que ele presidia, afirmou ter a Igreja o direito de exigir que, em casos de alegados abusos sexuais cometidos por padres, os inquéritos teriam de ser feitos à porta fechada, mantendo-se a provas confidenciais durante dez anos.»

Por: Maria Filomena Mónica
in Público, 4 de Maio de 2005

É impressão minha ou...

... foi preciso o Sr. Presidente da República alertar para os perigos das condições das estradas portuguesas, para o mau civismo dos condutores portugueses e para as grandes filas das horas de ponta, para os media se aperceberem realmente disso?
Por acaso até tenho alguma simpatia para com este senhor, mas ao vê-lo a cumprimentar um condutor numa operação stop, ao vê-lo no "autocarro presidencial" a explicar o que sente um português numa fila interminável, ao vê-lo numa oficina a assistir a uma inspecção de um carro, a única palavra que me ocorre é: "palhaçada".

Portas condecorado

«O ex-ministro da Defesa Paulo Portas vai ser condecorado amanhã no Pentágono, em Washington, pelo secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld.
Os fundamentos da distinção serão conhecidos amanhã, após a cerimónia reservada de condecoração.
A manutenção do comando da NATO em Oeiras, o empenho de Paulo Portas no alargamento da Aliança Atlântica, a opção por duas fragatas norte-americanas no reequipamento das Forças Armadas e a posição portuguesa na guerra do Iraque são razões apontados para justificar a condecoração.
Trata-se de uma distinção atribuída pelo Governo norte-americano de que Paulo Portas tomou conhecimento na véspera do congresso do CDS, que decorreu a 23 e 24 de Abril, e no qual abandonou formalmente a liderança do partido.
A cerimónia de amanhã vai incluir um encontro privado entre Donald Rumsfeld e Paulo Portas, que terá audiências privadas com outros dirigentes norte-americanos.
O ex-ministro da Defesa informou o primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Defesa, Luís Amado, de que iria receber esta condecoração.
»

Tuesday, May 03, 2005

Tratado de Não Proliferação Nuclear

«A entrada em vigor do TNP em 1970 (com revisões de cinco em cinco anos), representou um marco para um mundo em clima de Guerra Fria. O tratado tinha como objectivo impedir a disseminação de armas nucleares além das cinco potências nucleares "declaradas" França, Reino Unido, China, EUA e União Soviética. Receava-se então que, sem este acordo, pudessem surgir outros 15 ou 20 estados "atómicos" em poucos anos.
Assinado por 188 países (com a saída da Coreia ficaram 187) o TNP visa ainda promover a cooperação no uso pacífico da energia nuclear e promover o desarmamento nuclear. Apenas três países no mundo não assinaram o TNP Índia, Paquistão Israel. Todos eles possuem armas nucleares (apesar de Israel nunca o ter admitido).
Ontem Annan sublinhou que a comunidade internacional deve rever o tratado de forma a que "não se aprofunde o fosso entre as promessas e a acção". Para dar uma nova dinâmica ao texto, o director geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Mohamed ElBaradei, propôs aos signatários do TNP para adoptarem uma moratória de cinco anos sobre a construção de novos centros de enriquecimento de urânio.
»


Factos:
- O TNPN concede o direito de desenvolvimento de armas nucleares apenas a cinco países (EUA, Rússia, França, Reino Unido e China);
- A Rússia não tem cumprido as obrigações previstas pelo TNPN, que prevê o desmantelamento progressivo dos arsenais de cada uma das potências;
- O Irão afirmou este fim de semana que poderia retomar o enriquecimento de urânio;
- A Coreia do Norte, que se retirou do TNPN, afirmou recentemente possuir a bomba atómica e realizou domingo o ensaio de um míssil de curto alcance;
- Em resposta, Condoleezza Rice afirmou que os EUA têm meios de dissuasão "importantes e variados" para atenuar a ameaça nuclear norte-coreana.

Será que não vale a pena reflectir um pouco sobre isto?

Constituição Europeia - versão portuguesa

Para quem se quiser dar ao trabalho de consultar...

E ele vai continuar por aí...

«Vou voltar a exercer advocacia, que é a minha profissão, vou dar umas aulas e vou trabalhar para um grupo financeiro na área internacional. Um ex-primeiro ministro conhece muita gente, em África, na Europa, na América Latina."

Pedro Santana Lopes, sobre o seu futuro profissional, ontem, em entrevista à SIC, na qual garantiu que não vai avançar com uma candidatura a Belém
»
in Público, 3 de Maio de 2005

Constituição Europeia III

Desta vez, deixo aqui o «outro lado»: algumas razões para se votar "sim" (para que não digam que estou a fazer propaganda ao "não").

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

A propósito desta data, vale a pena ler este artigo do DN:
«"Alguns jornalistas são vítimas da violência porque noticiam situações que muitos pretendem esconder, outros estão em risco quando se encontram em áreas de conflito armado." Esta declaração de Koichiro Matsuura, director-geral da UNESCO, sintetiza a situação actual do respeito pela liberdade de imprensa no mundo.
Numa mensagem alusiva ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que hoje se comemora, o organismo das Nações Unidas salienta o papel fundamental que os media devem desempenhar na promoção "da democracia e do bom governo". Nomeadamente no incremento "da transparência e da responsabilidade na administração pública" e na luta contra "a corrupção e o abuso de poder".
No capítulo da segurança, o director-geral da UNESCO sublinha "De acordo com organizações profissionais, 2004 e o início de 2005 é o pior período da última década no que diz respeito ao número de jornalistas mortos, mais de 70 repórteres e outros profissionais dos media perderam a vida."
A China e Cuba lideram o grupo de países com mais jornalistas presos 27 chineses e 22 cubanos, segundo dados da associação Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
Na Colômbia, na Rússia, no Zimbabwe, no Médio Oriente e no Magrebe aumentaram as violações ao direito à livre expressão dos jornalistas (ver gráfico ao lado).
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) afirma que em Portugal existem problemas que "continuam a condicionar o exercício livre da nossa profissão". Por isso, o SJ refere que "só com jornalistas usando plenamente os seus direitos e garantias existe jornalismo verdadeiramente livre e responsável".
Robert Ménard, secretário-geral da RSF, escreve no prefácio do relatório deste ano que a "liberdade de imprensa é um assunto demasiado sério que não deve ser apenas confiado aos jornalistas".
»

Monday, May 02, 2005

E este foi o momento do fim da ilusão...

E a comédia continua: "Bob Esponja" - Um filme potencialmente perigoso

«A nova Lei de Entretenimento Familiar e Direitos Autorais aprovada pela Administração Bush prevê que produções de Hollywood com cenas de violência excessiva, homossexualidade e relações extraconjugais não sejam comercializadas em DVD.
A polémica decisão é resultado de uma disputa judicial movida pela Associação dos Realizadores da América, que acusa um grupo de empresas de alterarem a mensagem da obra para transformá-los em "filmes satanizados". A associação perdeu a causa nos tribunais, mas viu a sua acção agora premiada com uma deliberação favorável às suas pretensões.
Como resultado da nova lei, diversos filmes foram já alvo de cortes, entre os quais películas aparentemente insuspeitas, como "Bob Esponja". De acordo com as autoridades, o popular filme de animação viu várias cenas censuradas por, supostamente, fazerem alusão à homossexualidade.
»

Quem diria que afinal são ambos comediantes?

«George W. Bush mal havia iniciado o discurso quando a sua esposa o interrompeu, afirmando "Oh, não! Essa velha piada de novo?"
Para surpresa das três mil pessoas que se encontravam na Casa Branca, entre as quais os governantes Dick Cheney, Donald Rumsfeld e Condoleezza Rice, mas também os actores Richard Gere e Jane Fonda, Laura assumiu então o controlo pleno da situação "Há anos que assisto a estes jantares e me limito a estar sentada a um canto. Mas, desta vez, há algumas coisas que quero dizer".
Nos dez minutos seguintes, Laura conversou, com um à-vontade impressionante, sobre os hábitos familiares e os seus próprios gostos, numa intervenção pautada pelo humor e pela ironia que provocou a hilaridade geral na assistência.
"Costumo dizer ao meu marido que, se quiser acabar com a tirania no Mundo, tem que se deitar mais tarde. Às 10 horas da noite já costuma estar deitado na cama", afirmou.
A honestidade de Laura Bush foi tal que não se coibiu de satirizar em público as reconhecidas limitações do marido. Exemplo disso mesmo foi quando recordou a sua experiência de 12 anos a trabalhar numa biblioteca - um local que, como é sabido, não figura no topo das preferências do esposo - para dizer que a sua relação com George estava mesmo destinada a acontecer.
Outro momento de gargalhada geral aconteceu quando revelou aos presentes as duas faces de Condoleezza Rice a da poderosa secretária de Estado, firme e com uma determinação invulgar para atingir os seus objectivos, e a 'Condo' da intimidade, um ser afável capaz de passar horas ao telefone com as amigas e a ver programas de entretenimento.
»

Quem é que é grosseiro afinal?

Constituição Europeia II

«Se a Constituição Europeia for aprovada, Portugal passará a ser uma província em vez de um país - não apenas no contexto ibérico, mas no contexto europeu. (...) O projecto de Constituição consagra um super-Estado europeu, reforçando os poderes políticos dos órgãos da União Europeia. Os governos dos Estados funcionarão como meras autarquias.
(...) Os recursos biológicos do mar passarão a ser geridos pela União Europeia. Só os órgãos da Comunidade decidirão se os portugueses pescam mais ou pescam menos.
(...) Quase todos os partidos portugueses estão colonizados e enfeudados à lógica de Bruxelas, que lhes paga para dizerem "sim". Esta Europa dominada pelo Partido Popular Europeu e pelo Partido Socialista Europeu é antidemocrática, totalitária. E tem rostos em Portugal CDS, PSD e PS.
(...) deve zelar para que os defensores do "sim" e do "não" tenham iguais oportunidades. Gostaria, aliás, que Jorge Sampaio aceitasse um debate televisivo em defesa do "sim" com alguém que defendesse o "não", como fez Mitterrand em França, durante o debate do Tratado de Maastricht.
»

O outro lado da II Guerra...

Aquele que não é ensinado nas escolas.

«The Planet Of The Apes»

Demora um pouco a carregar, mas vale cada minutinho de espera.

E tu, tens referências?

Já alguém viu a nova publicidade televisiva da Coca-Cola? Mais uma vez, simplesmente genial.
(E eu até sou anti-Coca-Cola...)

Veet lança linha de depilatórios exclusiva para homem

Sunday, May 01, 2005

Constituição Europeia

Esta é a primeira vez que leio um texto simples (no sentido de não complexo) e minimamente esclarecedor sobre a problemática da Constituição Europeia. Por isso mesmo, aconselho a darem uma espreitadela. Penso que valerá a pena. Fico à espera do resto.

Mais uma vez, a questão do aborto...

«Um juiz da Flórida, nos Estados Unidos, proibiu uma adolescente grávida de 13 semanas de abortar, considerando-a muito imatura (...)»

Imatura para decidir abortar, mas madura para ser mãe?

«É bom distinguir entre eleições e democracia. Eleições são o método democrático de escolher e afastar dirigentes. Democracia é a separação dos poderes, o primado da lei, o pluralismo, as liberdades. Mas democratizar passa por eleições e estas podem ter um efeito indesejado: colocar os fundamentalistas no poder.»

Jorge Almeida Fernandes
in
Público, 1 de Maio de 2005

Contradições

Por um lado, defendem os valores católicos com "unhas e dentes", protestando contra o fim da educação religiosa do ensino das escolas públicas, por outro dão um belíssimo exemplo desses valores através do recurso à violência.

Metallica - Until it Sleeps

Where do I take this pain of mine
I run but it stays right by my side

So tear me open, pour me out
These things inside they scream and shout
And the pain still hates me
So hold me until it sleeps

Just like a curse, just like a stray
You feed it once and now it stays
Now it stays

So tear me open, but beware
There's things inside without a care
And the dirt still stains me
So wash me until I'm clean

It grips you so hold me
It stains you so hold me
It hates you so hold me
It holds you so hold me
Until it sleeps...

So tell me why you've chosen me
Don't want your grip
Don't want your greed
Don't want it

I'll tear me open, make you gone
No more can you hurt anyone
And the fear still shakes me
So hold me until it sleeps

I don't want it..... NO

It grips you so hold me
It stains you so hold me
It hates you so hold me
It holds you, holds you, holds you
Until it sleeps...

So tear me open, but beware
The pain's inside without a care
And the dirt still stains me
So wash me til I'm clean

I'll Tear me open, make you gone
No longer will you hurt anyone
And the hate still shakes me
So hold me until it sleeps
Until it sleeps
Until it sleeps
Until it sleeps

«Deixo o mundo em paz; sou um monge a dormir a sesta.»

Natsume Soseki

«O velho Oeste está de volta»

Nos EUA existem cerca de 280 milhões de pessoas e 192 milhões de armas de fogo. Todos os anos cerca de 130 mil pessoas são feridas a tiro e cerca de 30 mil morrem. No entanto, em vez de se reprimir o uso de armas, implementam-se leis que só o incentivam:
«O governador da Florida, Jeb Bush, concedeu autorização aos cidadãos do estado para disparar nas ruas, se se sentirem ameaçados. Os críticos da nova lei já afirmaram que está instalada a lei do velho Oeste: dispara primeiro, pergunta depois.»*
Será isto fruto da natural burrice americana ou, uma vez mais, haverá interesses envolvidos?

*Público, 30 de Abril de 2005
pág 28 e 29 de No dia em que fugimos tu não estavas em casa, de Fernando Alvim

"Escondo-me debaixo da tua cama para te sentir ao deitar. Vejo os teus pezinhos de lã a chegarem-se muito a mim e sinto a vontade de os trincar, mas nesse preciso instante eles elevam-see desaparecem do chão. Aqui a descansar as tuas pantufas, com dois coelhinhos nas pontas de orelhas pontiagudas, como que à espera que eu lhes segredasse algo que nunca tivesse revelado. Rio-me sozinho enquanto apagas a luz e sinto-te a beijar a almofada como se estivesses a cumprir uma promessa. Sorrio. Estou debaixo de ti como que debaixo do mundo e agora só ouço a tua respiração que lentamente me convence que entraste no reino dos sonhos, onde aí sim, tu sabes poder ser o que quiseres, sem que nada te possa impedir de fazer o que quer que seja, nem muito menos privar-te dos pequenos prazeres que encontraste no cimo das nuvens. O sonho. Entro no teu sonho por uma janelinha que abriste só para mim, como no «Tom Sawyer», em que se fugia a meio da noite para partir à aventura. E assim, fugimos os dois por um campo imenso, com caminhso muitos estreitos e sinuosos que se iluminam à medida que passamos e desaparecem quando olhamos para trás, como que a quererem dizer que devemos ir em frente. Paramos. Respiramos ou suspiramos, não sei. Olhamos definitivamente um para o outro como se nunca nos tivéssemos visto e procuramos encontrar defeitos físicos que sabemos de nada interessarem."