Saturday, July 09, 2005

Líderes do G8 duplicam ajuda a África até 2010

Meus senhores, acredito que estes países não precisem de apoios financeiros, mas sim de apoios ai nível de recursos humanos. Estes países não sabem gerir o dinheiro. Temos um presidente de Angola a ter um avião, enquanto o seu povo anda a morrer de fome. Onde é que já se viu a água ser comercializada apenas no mercado negro, e a preços acima do petróleo? Pegando ainda no exemplo de Angola, quantos países não estarão nas mesmas condições? Estes países são ricos, mas não sabem utilizar essa riqueza. Países com diamantes, com petróleo, apenas precisam de alguém que lhes ensine a utilizar esta riqueza. Quanto mais dinheiro lhes dão, mais eles vão querer daqui a dez anos, quem sabe menos. Temos que enviar pessoal habilitado para os tirar da miséria, temos que enviar empresas para lá. Todos sabemos o quão barata é a mão de obra, mas ninguém aproveita. E este barato para nós, é muito para eles. Enriquecia-os a eles e a nós. Extraindo o petróleo, os preços deste podiam baixar pois haveria muito mais oferta. Não podemos pensar que com dinheiro eles resolvem investir. É totalmente falso. Avisem estes senhores que o dinheiro que eles dão nao vai para o povo. Grande parte deve ir para os membros do governo ficarem mais ricos, para poderem comprar grandes casas e grandes meios de transporte. Agora desculpem, e resumindo, mas não façam isso, dêem-lhe aquilo que eles realmente precisam e não aquilo que eles querem.

3 comments:

Susana Nunes said...

Gostei do post... Nem sempre estamos de acordo nestas coisas, mas desta vez não poderia estar mais. No entanto, há um pequeno pormenor que é importante ser lembrado: não acredito que "estes senhores" de que falas não saibam que o dinheiro não vai para o povo, mas sim "para os membros do Governo ficarem mais ricos". Eles não podem ser assim tão ignorantes. O que lhes interessa é ficarem com a imagem de que são solidários e de que se preocupam. O destino que o dinheiro tem é um pormenor à parte, com o qual já não sentem obrigação de se preocupar. Para além disso, provavelmente, como em tudo, existem muitos outros interesses envolvidos. Talvez seja algo que os beneficie em dois aspectos: o da imagem e o financeiro.

Alexandre Carvalho said...

politiquices, diriam uns...
Mas não concordo com o «estes países não precisam de recursos financeiros, mas sim de recursos humanos». Precisam de tudo. Porque nós tirámos-lhes TUDO (é favor ler o livro «Como a Europa Subdesenvolveu África»). Sim, muitos são países que têm vastos recursos naturais e matérias-primas. Mas também temos as deteriorações dos termos da troca. Também podíamos dizer que eles não investem no que é necessário/prioritário. Mas com economias pre-industriais criadas para satisfazer as necessidades dos países (neo)colonizadores, como distinguir o mais prioritário, se a economia toda foi criada não para as necessidades e realidades do seu país. E recursos humanos? É curioso que fales nisso, já que os investimentos feitos na educação nos países africanos deram algum resultado na formação técnica de capital intelectual... Têm saído dos países africanos bons técnicos... que são recrutados na Europa, visto que mão-de-obra qualificada e muito barata não se arranja em qq sítio... É o liberalismo económico, meu amigo...

Concordo no entanto que qdo alguém tem fome, não se lhe deve dar um peixe, mas sim ensiná-lo a pescar. A corrupção de que falas, é um erro, sem dúvida. Um erro que no entanto, e sem querer desculpar as elites políticas africanas, tem a sua origem no caos económico e social que nós, europeus, causámos.

Tenho dito.

Susana Nunes said...

Quando eu concordei com a ideia de que «estes países não precisam de recursos financeiros, mas sim de recursos humanos», foi no sentido de que os recursos financeiros não servem de nada sem os recursos humanos. É óbvio que não sou tão idealista ao ponto de achar que o dinheiro é algo acessório numa situação como esta.