Thursday, July 28, 2005

Canal ortodoxo russo quer reforçar identidade

«Chama-se Spas (O Salvador) e promete ter por missão reconstruir a identidade nacional russa. Será assim o novo canal ortodoxo russo que deverá ser hoje lançado.
O seu financiamento é assegurado por empresários ortodoxos, contando ainda com a ajuda do Patriarcado de Moscovo, segundo relata a agência France Press. O propósito de catequizar os espectadores é assumido. "Seria estúpido e criminoso não utilizar a televisão para propagar a palavra de Deus",afirmou Dmitri Smirnov, sacerdote que vai também dar a cara na antena.
"A televisão russa de hoje em dia não faz mais do que distrair, tornando-se prejudicial. Acaba por danificar a identidade nacional", explicou Alexandre Douguine, filósofo ortodoxo.
O novo canal não vai emitir publicidade e a oferta de filmes e séries será bastante limitada, como admitem os responsáveis, uma vez que nem todos os conteúdos se coadunam à doutrina.
Prioridade terão as imagens de uma aldeia russa, de aspectos relacionados com a história e tradição russa, ficando, por exemplo, para segundo plano, cenas de praia.
Uma das suas apresentadoras, a histórica deputada do movimento nacionalista Rodina, Natalia Narotchnitskaïa, por seu lado, revelou que falará da história nacional num "emissão ortodoxa laica" com o objectivo de levar para o espaço mediático russo as noções de bem e do mal". Disse ainda "As pessoas são ortodoxas no seu íntimo", esquecendo, como disso dá conta a France Press, que existe uma maioria muçulmana, além de todas as outras religiões de menor expressão.
Desde o fim do comunismo que a Igreja ortodoxa tem vindo a ser encorajada pelas autoridades russas.
(...)»

Fonte: Jornal de Notícias.

1 comment:

Squeezy said...

cada vez sou mais céptico em relação a qualquer tipo de re~ligiaõ!!